O Futuro da Inteligência Artificial: o que será da humanidade?

O Futuro da Inteligência Artificial: o que será da humanidade?

por Stella Caroline

Publicado em 20 de fevereiro de 2024

O futuro da inteligência artificial assusta a grande maioria das pessoas, não é verdade? Afinal, vamos mesmo ser substituídos pelas máquinas como a ficção científica diz ou tudo isso é um exagero?

Nesse conteúdo vamos responder essas principais questões e tentar ser o mais objetivo sobre os próximos anos.

O futuro da inteligência artificial: Avanços recentes

O futuro da inteligência artificial é algo tão impressionante porque o presente já é inacreditável. Dessa forma, a grande maioria das pessoas não sabe nem o que esperar sobre o futuro.

Porém, para deixarmos todos na mesma página é importante falar sobre os avanços recentes da IA.

Aprendizado profundo (Deep Learning)

Primeiramente, temos o aprendizado profundo que em resumo é fazer tarefas consideradas complexas, com uma precisão interessante em vários campos.

Seja criar um texto, uma imagem, processar um áudio, oferecer ideias, etc. A ferramenta hoje que mais surpreende ainda é o ChatGPT com toda sua tecnologia do GPT-4.

Auxiliando diversas áreas da sociedade, desde a medicina até a criação de conteúdo. Absolutamente tudo foi impactado com a IA.

Linguagem Natural (PLN)

Outro aspecto da IA que já está na vida da grande maioria das pessoas, inclusive no seu celular, são os assistentes virtuais com linguagem natural. Google Go, Siri, Alexa e muitas outras ferramentas têm sido revolucionárias.

Não só porque traz essa sensação grande de ficção científica como vemos nas principais obras, mas também democratiza tecnologia. Afinal, pessoas de mais idade e crianças conseguem mais acesso com essas ferramentas.

A PLN não é apenas incrível em falar como um ser-humano, mas também compreender nossa linguagem de forma sólida e até sofisticada que o aprendizado profundo.

O futuro da inteligência artificial: debates éticos

A inteligência artificial avançou bastante e os debates éticos têm se tornado cada mais intensos. Ou seja, a discussão sobre o quão perigosa é a IA para humanidade de forma geral.

Afinal, ela pode ser usada como arma de guerra, como controle de mídia ou em casos mais extravagantes e discutíveis como uma inimiga de todos nós humanos.

A inteligência artificial vai substituir pessoas em seus trabalhos?

Futuro da Inteligência Artificial

A grande verdade é que sim, pessoas vão perder seus empregos para a inteligência artificial e a automação de forma geral. 

Por isso, o debate sobre regularização da IA é muito importante que nós enquanto humanidade precisamos entender que as mudanças não podem ser da noite para o dia.

É verdade que tecnologias sempre trouxeram aspectos positivos para todo o mundo, mas sempre que uma grande tecnologia vem, uma grande mudança legislativa no mundo deve acompanhar.

Não só para manter os limites éticos em vigor em cada país, mas para dar oportunidade para as pessoas mudarem de carreira, se aposentarem ou gradativamente não ter profissionais naquele campo da sociedade.

Com isso acontecendo em todos os países, os benefícios para toda a humanidade serão maximizados e os prejuízos minimizados, como sempre foi em qualquer momento da história.

A inteligência artificial vai acabar com a humanidade?

Apesar dos amantes de ficção científica preverem esse fim da humanidade, é fato que isso quase impossível acontecer apenas pela inteligência artificial.

Precisamos lembrar que toda tecnologia tem uma natural limitação e só não sabemos ainda qual é a limitação da IA, mas terá uma limitação. Até descobrirmos podemos ter nossas apostas,

mas isso vem muito mais do medo do desconhecido do que de fato de uma ameaça.

Um exemplo muito interessante é que na década de 1920, pessoas acreditavam em carros voadores em 2020, mas temos carros voadores? Não, porque não faz sentido ter.

Imagine a quantidade de acidentes no céu, tecnologia para construir um carro assim e muitos outros fatores que limitam a existência de carros voadores agora e no futuro.

O mesmo vale para celulares funcionais feitos de hologramas, viajar para o passado, teletransporte, colonização de marte e muitas outras tecnologias que nunca serão como imaginamos ou nunca vão existir.

No distante futuro, as crianças da escola primária vão olhar para nós gargalhando pelo medo ingênuo gerado por clássicos dos anos 80.

Sempre que imaginamos um futuro distópico é de uma inteligência artificial praticamente impossível de existir sem o auxílio humano. Para isso, limitações governamentais e tratados vão existir.

A inteligência artificial em áreas sensíveis

Como falamos anteriormente, a inteligência artificial tem uma precisão impressionante, mas ela ao contrário do que o público geral pensa, não é infalível. 

Prova disso foi o terrível acidente Therac-25 na década de 80. Desde lá a inteligência artificial não é e nunca será 100% infalível. 

Uma das grandes discussões é a inteligência artificial sendo usada no meio jurídico, de saúde e o mais afetado até agora que é o de privacidade.

Áreas sensíveis como essas geram preocupações justas e lúcidas do possível problema da inteligência artificial.

Por exemplo, diagnósticos médicos que não são precisos mesmo com uma vasta base de dados. No lado jurídico, a distribuição de sentenças sem considerar o lado humano. Além de claro, a coleta massiva de dados dos mais variados tipos na internet.

Isso não é apenas um argumento forte do motivo pelo qual as IAs nunca substituirão um humano, mas também mostra que a transparência é fundamental.

Ainda não existe uma solução clara para isso, mas todos nós sabemos qual é o primeiro passo nessa história: a discussão, que é, exatamente, o que estamos fazendo aqui.

O futuro da inteligência artificial e da humanidade

A conclusão mais sóbria sobre a inteligência artificial é que ela veio para ajudar quando consideramos transparência, debate contínuo e legislação quando aplicado. 

IAs são uma forte ferramenta para a humanidade, em seus empregos e em suas vidas particulares e na criação de uma sociedade melhor. 

É verdade que tudo parece estar correndo muito rápido, não é verdade? Porém, logo tudo vai se acalmar e vamos nos acostumar com a ideia de uma ferramenta tão poderosa.

Se você quer ver mais conteúdos informativos como este, veja o nosso blog. Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e tecnologia para se manter atualizado.