Inteligência Artificial no trabalho de Social Media: Como Utilizar da Maneira Correta?

Inteligência Artificial no trabalho de Social Media: Como Utilizar da Maneira Correta?

por Larissa Ferreira

Publicado em 02 de abril de 2024

Nesse conteúdo, falaremos sobre a inteligência artificial no trabalho de social media, desde como utilizá-la para ser mais produtivo até os limites onde você pode ir como profissional.

Inteligência Artificial no trabalho de Social Media: Pode usar livremente?

A IA tem causado muitas dúvidas e polêmicas sobre o uso da ferramenta, não só pelo aspecto legal que deve ser seguido ou pela esfera ética de usar inteligência artificial. 

Entretanto, há uma preocupação comum e real de tirar a autenticidade da marca, que é tão fundamental para se destacar nas redes sociais. Nesse primeiro tópico, vamos deixar claro todos esses aspectos.

IA sempre será uma ferramenta complementar

Qualquer inteligência artificial tem o objetivo de ser uma ferramenta complementar para um profissional. Ou seja, depende do conhecimento da pessoa que estiver utilizando essa ferramenta. 

Por exemplo, a IA pode sim gerar algumas ideias de conteúdo para seus clientes e até mesmo criar os primeiros rascunhos de cada postagem. Entretanto, é fundamental que o profissional revise, edite e personalize esse rascunho e trabalhe nessas ideias. 

Infelizmente, alguns profissionais estão usando a inteligência artificial como uma forma de substituí-los no trabalho, mas isso é impossível. Afinal, você conhece a marca que está trabalhando e consegue descrever experiências e emoções que a IA não consegue. 

Qualquer inteligência artificial, mesmo com todas as informações do mundo todo, não é capaz de deixar a marca da empresa que você está representado nas redes sociais, porque isso é uma experiência fundamentalmente humana.

Problemas de direitos autorais sobre os conteúdos

É preciso entender que toda IA possui acesso à internet, por mais limitado que seja. Dessa forma, qualquer conteúdo produzido por IA está atrelado ao conteúdo já existente feito por outra pessoa. 

Utilizar a IA para criar conteúdos completos para seus clientes pode ser um problema mais cedo ou mais tarde, pois isso vai contra leis internacionais de proteção ao conteúdo original. 

Precisamos lembrar que as redes sociais e buscadores estão ativamente criando filtros para conteúdos produzidos por IA, e não é difícil imaginar que esses conteúdos terão uma grande desvantagem quando comparados com originais em um futuro não tão distante.

Além disso, o próprio público não consegue tolerar muitos conteúdos com IA. É claro que um pouco não é negativo, mas conteúdos feitos completamente feitos por IA é quase um teste ao vale da estranheza de Masahiro.

Inteligência Artificial no trabalho de Social Media: Quais as Melhores Formas de Usar?

Inteligência Artificial no trabalho de Social Media

Agora que já definimos alguns limites claros sobre o uso da inteligência artificial, podemos falar sobre as melhores formas de utilizá-la para aumentar sua produtividade.

Análise de dados (ChatGPT)

As redes sociais são uma fonte quase inesgotável de informações sobre os clientes das empresas que estamos representando como social media. Afinal, os clientes estão opinando, interagindo e mostrando suas preferências a todo momento. 

Dessa forma, o social media pode usar a inteligência artificial como uma forma de criar conteúdo mais assertivo, ou seja, conteúdo mais atrativo para os clientes e gerar mais impacto nas suas redes sociais e nos perfis dos clientes.

  1. Organize esses dados em uma planilha com os parâmetros que você deseja observar, como gênero dos seguidores, interações de cada conteúdo, número de seguidores por dia, etc.
  2. Peça para uma IA como ChatGPT analisar os dados que você vai inserir; em seguida, copie e cole duas colunas (Dois parâmetros) que você gostaria de comparar, como data e ganho de seguidores. 
  3. Faça perguntas com base nos dados e, se possível, insira mais informações relevantes sobre o que você deseja procurar. Por exemplo, as melhores práticas para melhorar esses resultados.

Criação de imagens

A criação de imagens é uma forma muito interessante de usar a inteligência artificial, mas recomendamos que a utilize apenas como uma base para que seja editada posteriormente com um software de manipulação profissional, como o GIMP ou o Photoshop.

Isso garante que erros naturais das imagens sejam corrigidos, adaptações sejam feitas para seus objetivos e sua criatividade seja exercitada no processo. Alguns sites interessantes para isso são:

Ideias para novos conteúdos (Notion AI)

Ideias para novos conteúdos são sempre bem-vindas, não é verdade? Afinal, cada vez mais há conteúdos parecidos nas redes sociais e precisamos entender formas de nos destacar, assim como destacar nossos clientes.

Você pode utilizar o ChatGPT para oferecer ideias de novos conteúdos, mas também pode aproveitar uma ferramenta muito interessante chamada Notion AI. 

Se você utiliza o Notion para organizar sua produção ou qualquer software similar, a inteligência artificial integrada nesses programas fará uma grande diferença na criação de novos conteúdos. Afinal, o Notion IA utiliza como base os dados inseridos no software.

Dessa maneira, toda sugestão nova de conteúdo tem base apenas nos conteúdos que você produziu anteriormente na sua base de dados desse software.

  1. No Notion, você pode criar uma base de dados inserindo uma barra (/) em uma nova página e colocando as informações de conteúdos anteriores que você produziu até o momento. 
  2. Personalize essa base de dados com algumas informações sobre esses conteúdos, como legenda usada, tema, número de curtidas, visualizações, hashtags usadas, e assim por diante. 
  3. Em seguida, insira uma barra (/) na página onde está sua base de dados e procure a opção “Brainstorm ideias”. Faça uma pergunta sobre sua base de dados, como “Quais ideias de conteúdos fazer com base na última semana?”, por exemplo.

Correção gramatical (Copilot)

A correção gramaticalmente é uma das melhores formas de ser mais produtivo com IA, e a inteligência artificial do Bing, o Copilot, pode ser muito interessante para isso.

  1. Entre no Copilot clicando aqui
  2. Insira no campo no canto inferior da tela “Corrija meu texto gramaticalmente”
  3. Insira no mesmo campo o seu texto que o Copilot vai corrigir

Inteligência Artificial no trabalho de Social Media: Conclusão

A inteligência artificial, com certeza, tem diversas formas de torná-lo mais produtivo, mas nunca se esqueça daquilo que discutimos no início. É sempre necessário utilizar a IA como uma ferramenta com ética, responsabilidade e de forma legal.

Se você desejar ser muito mais produtivo, não esqueça de conferir a nossa plataforma. Clique aqui e confira todas as nossas funcionalidades!

Gostou do conteúdo sobre IA? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais!

Inteligência Artificial no trabalho de Social MediaVÁ ALÉM COM O POSTGRAIN!