Legendas nos vídeos de redes sociais: Por que você deve começar a adotar essa prática?

Legendas nos vídeos de redes sociais: Por que você deve começar a adotar essa prática?

por Stella Caroline

Publicado em 13 de novembro de 2023

Legendas nos vídeos de redes sociais: por que você deve começar a adotar essa prática?

Com a crescente popularidade dos vídeos nas redes sociais, pensar em formas de aumentar o alcance e a acessibilidade dos seus conteúdos nesse formato é algo a se pensar. E é com isso em mente que cada vez mais pessoas estão utilizando legendas nos vídeos das redes sociais.

As legendas desempenham um papel fundamental na democratização do acesso aos conteúdos em vídeos, especialmente como suporte às pessoas com deficiência auditiva.

Mas a importância de legendar os seus vídeos nas redes sociais não se limita apenas a acessibilidade para deficientes auditivos. Elas são muito úteis em outros contextos também. 

As legendas permitem que os vídeos sejam vistos em qualquer ambiente e o conteúdo compreendido mesmo ele estando sem áudio. Afinal, você não precisa atrapalhar quem está ao redor! 

Além disso, pode ajudar a reter a atenção da sua audiência e, consequentemente, aumentar as chances de engajarem com a publicação. 

Quer saber mais sobre o por que você deve começar a legendar seus vídeos e como fazer isso? Continue a leitura!

Por que ter legendas nos vídeos se tornou tão importante?

Segundo o Digital Report 2023, 97% da população brasileira assiste conteúdos em vídeo na internet. 

Esse número por si só já representa a relevância de produzir conteúdo audiovisual, e com tanta gente consumindo cada vez mais vídeos, garantir que essas pessoas possam compreender o conteúdo até mesmo quando estão sem áudio se tornou uma missão.

Uma pesquisa sobre o comportamento de usuários em relação ao consumo de conteúdos em vídeo apontou que 75% das pessoas afirmam manter o telefone no modo silencioso até mesmo enquanto assistem a um vídeo.

Por isso, adaptar as estratégias e adotar legendas nos vídeos acaba se tornando um diferencial importante para conquistar a audiência, permitindo que principalmente pessoas com deficiência auditiva ou aquelas que preferem consumir conteúdo sem som, compreendam o que está sendo dito sem problemas.

A conscientização sobre a importância da acessibilidade está crescendo, e isso se reflete na forma como as plataformas de redes sociais estão investindo em recursos de acessibilidade. 

Muitas delas têm implementado ferramentas e funcionalidades para facilitar a criação e o consumo de conteúdo acessível, como o TikTok, o YouTube e o Instagram, por exemplo, que permitem que os criadores de conteúdo adicionem legendas automáticas em seus vídeos.

Leia também: TikTok para negócios: como impulsionar a sua marca.

E algumas marcas já estão inovando ainda mais, usando não apenas legendas, mas colocando tradutores em libras em seus vídeos. Legal, né? 

É isso que a Prefeitura de Recife está fazendo para tornar seus vídeos informativos ainda mais acessíveis para a população. Fica a dica! 

3 ferramentas para te ajudar a colocar legendas nos vídeos das suas redes sociais

Se você quer começar a utilizar as legendas nos seus conteúdos, mas não gosta das legendas geradas automaticamente pelas próprias redes sociais, existem aplicativos que podem te ajudar. Confira algumas dicas!

Kapwing

O Kapwing é uma ferramenta online que permite adicionar legendas a vídeos com facilidade, além de possibilitar a personalização das legendas, como as cores e as fontes.

A ferramenta conta com uma versão grátis de teste, mas para acessar mais recursos, como o banco de imagens e vídeos, é preciso contratar um dos planos.

Após acessar o site e criar sua conta, você será direcionado para a página inicial de projetos.

Ao clicar em “create new project, abrirá uma nova página onde você pode fazer o upload do seu vídeo e aproveitar alguns dos recursos de edição disponíveis.

 

Já para adicionar as legendas, é só clicar “subtitles” no menu lateral. Você vai ser redirecionado para a página abaixo e verá as opções disponíveis para incluir a legenda. Ela pode ser gerada automaticamente ou, se preferir, você pode escrever as legendas ou importar um arquivo.

Depois disso, é só salvar!

Capcut 

O CapCut também é uma ferramenta simples que pode te ajudar a legendar os seus vídeos sem muito esforço. Além de ser gratuita, a plataforma está disponível para iOS, Android e conta com uma versão Windows.

Para fazer isso é só abrir o aplicativo, criar um novo projeto, selecionar o vídeo que você deseja legendar e clicar em “texto” no menu inferior.

Print do painel de legendas no CapCut, um aplicativo que faz a aplicação das legendas automaticamente.

Você logo será redirecionado para uma nova página, como na imagem abaixo, e é só selecionar a opção “legendas automáticas”.

Assim que carregar, as legendas serão geradas automaticamente e se precisar editar, é só clicar em cima do trecho que você deseja.

O CapCut ainda te deixa escolher se quer mudar o estilo da fonte, trocar as cores ou até colocar animações na legenda. 

VEED

O VEED é outra ferramenta com versão gratuita e paga para legendar seus vídeos automaticamente, disponível no iOS, Android e computador.

Para começar, é só acessar o site e fazer o cadastro. Com isso feito, você vai cair na página abaixo, onde pode fazer o upload do seu vídeo no “carregar um ficheiro”

Com o upload ok, é só clicar em legendas no menu lateral. Após isso, você vai cair na página do print abaixo, onde pode escolher gerar as legendas automaticamente, criar legendas em outro idioma, carregar um arquivo com as legendas ou até escrever manualmente.

E se precisar editar as legendas, é só clicar nas caixas de texto no lado esquerdo da tela, como no exemplo abaixo. Para ajudar, a ferramenta também coloca o tempo de cada texto e o limite de palavras. 

Depois é só salvar!

Porém, para usuários que não assinam o plano pro, o vídeo sai com a marca d’água do VEED no canto do vídeo.

Instagram

O próprio Instagram também oferece a opção de ativar automaticamente as legendas dos seus vídeos. Isso pode ser feito nas configurações de acessibilidade da plataforma e é super simples, basta seguir estas etapas:

  1. Acesse o seu perfil.
  2. Clique na opção de criar um novo reel;
  3. Selecione o vídeo;
  4. Acesse a opção de “configurações avançadas”.

5 – E é só ativar a opção “Mostrar legendas”.

Simples, não é? Não tem mais desculpas para você não incluir legendas nos vídeos!

Vantagens de colocar legendas nos vídeos e tornar o conteúdo mais acessível

Como já mostramos, incluir legendas nos seus vídeos é algo super simples, mas que pode ter muitos benefícios. Além de tornar o seu conteúdo acessível para todos os públicos, existem mais algumas vantagens, como:

 Alcança um público maior

Colocar legendas nos seus vídeos é uma maneira eficaz de garantir que seu conteúdo seja acessível a um público mais amplo, o que consequentemente vai  estimular usuários que preferem vídeos legendados a pararem no seu conteúdo.

Aumenta a visibilidade

Em termos de otimização para mecanismos de busca (SEO), as legendas também têm um papel fundamental ao ajudar os vídeos a serem encontrados mais facilmente nas redes sociais.

Ao colocar legendas nos vídeos do Facebook, YouTube ou Instagram, o conteúdo se torna mais acessível aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, isso implica que vídeos com legendas têm maior probabilidade de serem descobertos por um público maior, o que contribui para aumentar a visibilidade do seu perfil.

Melhora o engajamento

80% dos usuários estão mais dispostos a assistir um vídeo legendado até o final do que um vídeo sem legenda, então as chances do seu seguidor interagir com o conteúdo, seja curtindo, compartilhando ou deixando um comentário, aumentam quando ele chega até o final.

Contribui para a experiência do usuário

Além disso, vídeos legendados também podem ajudar a manter a paz (ou evitar o caos) no transporte público. Imagina precisar colocar o som no máximo para assistir um vídeo no caminho do trabalho às sete da manhã de uma segunda-feira? 

É muito mais cômodo acompanhar um vídeo pela legenda do que precisar competir com o volume do celular de quem está assistindo ao lado. 

A acessibilidade tem que ser uma parte essencial da sua estratégia de conteúdo, e as legendas desempenham um papel importante ao tornar vídeos acessíveis para todo mundo. 

Então pegue as nossas dicas e comece a colocar em prática!