Ícone do site Postgrain

Como colocar link do WhatsApp no Instagram: crie o seu agora!

Como colocar link do WhatsApp no Instagram com mensagem

O Instagram por si só já é um grande aliado de quem busca ampliar seu público e vendas online. Mas, quando usado em conjunto com o WhatsApp Business, o impacto no seu negócio pode ser consideravelmente maior. 

Se o Instagram é uma ótima vitrine pra qualquer negócio, o WhatsApp é um poderoso canal de vendas pra você fechar mais compras com seus consumidores. Além de ser uma ferramenta super popular e fácil de utilizar, o WhatsApp tem a grande vantagem de ser um canal de comunicação mais ágil pra conversar com clientes e fazer vendas diretas.

A seguir, vamos te ensinar como usar o link do WhatsApp no Instagram para ampliar seus resultados no digital. Confira! 

Botão de WhatsApp no Instagram

Como essa “casadinha” das duas redes sociais como ferramentas de vendas já é utilizada por muitas pessoas, além das duas empresas serem do mesmo “dono” — a Meta —, o Instagram disponibiliza o botão personalizado no perfil que leva direto para um WhatsApp. 

O botão WhatsApp no Instagram é semelhante ao de Mensagem, que encaminha o usuário para o Direct da conta visitada. 

A restrição é que esse recurso não aparece para quem tem conta pessoal ou conta de criador de conteúdo (pelo menos até agora), só para a conta profissional. Dito isso, o passo a passo é o seguinte:

Onde colocar um link do WhatsApp no Instagram

Você pode explorar outras formas de divulgar seu WhatsApp no Instagram, mesmo que a sua conta não se refira a um negócio em si, mas o mensageiro verde é um canal importante para você.

O primeiro lugar que você deve divulgar seu link de WhatsApp no Instagram é na bio do perfil! Afinal, ela é uma das primeiras informações que os usuários olham quando visitam seu perfil. Então, nada melhor que deixar seu canal de vendas e atendimento logo ali de cara, né?

Antes do link, coloque alguma frase que chame o usuário para uma ação usando um CTA como: 

O importante é usar o que mais combina com o tom de voz da sua marca e de preferência contenha um verbo no infinitivo/imperativo para direcionar o seguidor a “o que fazer” ao ler a frase.

Se você tiver mais de um link pra destacar na bio além do seu WhatsApp, use agregadores de links como o Linklist, ferramenta do Postgrain, que você pode usar gratuitamente pra inserir vários links em uma única URL!

Além da bio, aproveite também seus conteúdos pra divulgar o link do WhatsApp. A melhor opção é usar no Story com o sticker Link. Faça bom proveito dele, pois qualquer tipo e tamanho de conta pode usar essa figurinha nos stories.

Pra inserir um link no Story é bem simples:

  1. abra a tela para criar um Novo Story;
  2. selecione o ícone de Stickers/Figurinhas;
  3. escolha a figurinha Link;
  4. digite a URL desejada e clique em “Concluir” para posicionar o link onde você preferir.

Uma dica é criar um Story especial pra divulgar seu link do WhatsApp no Instagram e depois salvá-lo nos Destaques, pras pessoas acharem bem rapidinho quando entrarem no seu perfil. Se quiser, inclua informações úteis como o seu tempo médio de resposta, o que a pessoa deve informar na primeira mensagem pra facilitar a conversa etc.

No Feed, por mais que os links ainda não sejam clicáveis, você pode utilizar links encurtados pra facilitar o acesso das pessoas que quiserem entrar em contato. Basta criar uma URL personalizada que leve eles diretamente para o WhatsApp (ensinaremos no último tópico deste artigo).

Como criar link do WhatsApp para Instagram

Pra criar um link do WhatsApp para usar no seu Instagram existe a opção de fazer isso manualmente, personalizando seu próprio link, ou utilizando algumas ferramentas online que fazem isso. 

Pra fazer manualmente, siga as instruções:

Existe também a opção de criar um link com uma mensagem pronta, que prepara um texto inicial para quando o usuário clicar no link e for direcionado para o aplicativo do WhatsApp. Siga o passo a passo abaixo:

Veja este exemplo fictício de como fica o link de WhatsApp personalizado manualmente:

https://api.whatsapp.com/send?phone=81999999999&text=Bom%20dia.%20Solicito%20or%C3%A7amento%20do%20seu%20servi%C3%A7o.

Ferramentas para gerar link do WhatsApp

Ferramentas para gerar link do WhatsApp tem aos montes e em menos de um minuto você encontra no Google alguma para testar.

A mecânica é semelhante em todas elas. Basta preencher o formulário com o DDD do seu estado, número do WhatsApp e a mensagem desejada. Depois é só copiar e usar onde quiser. Teste alguma destes 5 sites:

Como customizar e encurtar um link do WhatsApp

Uma coisa que você deve prestar bastante atenção antes de usar links no Instagram é se eles têm uma URL amigável. E o que significa isso? 

Uma URL amigável deve parecer de confiança pra não espantar as pessoas e elas acharem que é vírus ou golpe. Por isso, uma URL curta ajuda a passar mais credibilidade do que links longos e cheios de caracteres difíceis de ler. Essa é a função dos encurtadores de links.

Encurtar um link também é vantajoso para divulgá-lo no Feed, onde as URLs não são clicáveis. Um endereço da web curto e fácil de decorar facilita a memorização e digitação no navegador.

Alguns sites e ferramentas são especializadas nisso, sendo o bit.ly a mais popular delas. Apesar de ter um plano pago, a versão gratuita da ferramenta oferece bons recursos como a customização e monitoramento de cliques.

Agora é com você. Use algumas das nossas indicações para criar link do WhatsApp no Instagram e avisa aos seu seguidores também. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui embaixo! 

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile