Marketing digital x Branding: saiba a diferença! [2024]

Marketing digital x Branding: saiba a diferença! [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 10 de março de 2024

Marketing digital x Branding: saiba a diferença e como usá-los no seu negócio

Marketing digital e branding são duas palavras faladas com bastante frequência que podem causar uma certa confusão em muitas pessoas com relação aos seus conceitos e funções.

Algumas pensam se tratar da mesma coisa, mas não são. Na verdade, são estratégias diferentes, mas complementares (como o queijo e a goiabada no doce Romeu e Julieta) que têm importante papel na divulgação e fortalecimento de uma marca. 

Cada área tem um propósito, pesquisas, processos e abordagens diferentes.

Para deixar tudo às claras e não restar mais dúvidas, vamos as definições: 

Marketing digital é…

O conjunto de ações e estratégias de comunicação realizadas por uma empresa para promover uma marca, produto ou serviço, encontrar, atrair e converter clientes no meio digital.

Esse meio digital pode englobar sites, redes sociais, email e aplicativos móveis. 

Através do marketing digital é possível trabalhar estratégias de marketing de conteúdo, Search Engine Optimization (SEO), email marketing, marketing em redes sociais, tráfego pago, entre outras. 

Para coleta de dados, que ajudam a entender a efetividade das ações, são utilizadas ferramentas como o Google Search Console, Google Analytics e SemRush. 

Segundo o guru do Marketing, Philip Kotler, o marketing serve para suprir necessidades gerando lucro.

O desafio é alinhar as expectativas do público-alvo com o que a empresa tem a oferecer e chegar até ele de forma efetiva.

Aqui, temos um exemplo de uma ação de estratégia de marketing digital: promoção, divulgação nas redes sociais e direcionamento para o site.

marketing digital x branding

Já o Branding é …  

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, muito mais do que design de logotipo ou identidade visual. Envolve um processo da marca como um todo.

É um trabalho que destaca proposito e valores e é voltado, especificamente, para o posicionamento, fortalecimento da marca e estabelecimento de conexão com o cliente.

Também chamado de gestão de marca, o Branding é realizado para que a marca, serviço ou produto sejam facilmente identificados e relacionados com boas experiências.

Como já disse o CEO da agência de Marketing Digital Yoyodyn, Seth Godin,“uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, representam a decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.”

O Slogan, uma frase criada para transmitir a mensagem oficial e gerar no consumidor uma associação mental a marca, é exemplo de uma das ações do branding. 

Alguns que já estão no imaginário de todo mundo:

  • Bis – “Quem pede um, pede bis.”
  • McDonalds – “Amo muito tudo isso.”
  • Doril – “Tomou Doril, a dor sumiu.”
  • Caixa – “Vem para Caixa você também, vem!” (se nós nem falamos mais, já cantamos)
  • Red Bull – “Red Bull te dá asas.”
  • Coca-Cola – “Viva o lado Coca-Cola da vida.”

Mais do que “simples” logos, essas imagens representam um propósito!

Obs: Vale salientar que o branding é um conceito muito mais antigo que marketing digital e já vinha sendo aplicado pelas empresas antes mesmo chegada da internet, por meio de meios de comunicação da época, como TV, rádio, jornais e revistas.

Marketing Digital X Branding – confira o esquema abaixo que mostra as ações de cada um:

Agora que já entendemos o que é cada um, vamos falar sobre o que mais diferencia o marketing digital do branding.

Marketing Digital x Branding: Principais diferenças

  • Curto e médio prazo X Longo Prazo

As estratégias de marketing digital são colocadas em prática com o intuito de atingir resultados específicos em um determinado período, de vender.

Já as ações do branding são direcionadas para o fortalecimento da cultura e posicionamento da marca, visando criar vínculos profundos, que permanecem ao longo do tempo.

As estratégias de marketing vêm e vão, a marca é para sempre. 

  • Estratégia X Conceito

Enquanto o marketing está diretamente relacionado ao faturamento do negócio, a vendas, a chamar a atenção do cliente, o branding está ligado ao valor de mercado, reconhecimento, reputação, lealdade, a manter a atenção do cliente. 

Apesar das diferenças, existem também características em comum.

Ambas as áreas buscam atender as necessidades do cliente, construir relacionamento, promover uma comunicação eficiente, posicionamento e agregar valor.

Conclusão

Ter um branding muito bem estabelecido é a principal forma de destacar sua marca no oceano de concorrência.

É a base sobre a qual todas as estratégias do marketing e marketing digital são construídas, garantindo uma conexão genuína e duradoura com o público alvo. 

Se o marketing digital é o que leva as pessoas a se envolverem com a sua empresa pela primeira vez e comprar, o Branding é o que faz elas voltarem e se tornarem clientes fidelizados. 

O trabalho é de parceria. Isso quer dizer que uma marca bem estabelecida não sobrevive sem um bom marketing digital para divulgação eficiente dela.

Assim como as ações de marketing digital não serão suficientes se não houve uma construção de marca anteriormente. 

Use e abuse do marketing e do branding para elevar os seus negócios, ou de seus clientes para a outro patamar.

Marketing Digital x Branding: Para te ajudar ainda mais a entender e aplicar esses conceitos, separamos algumas sugestões de leitura: 

  1. Gestão estratégica de marcas”, de Kevin Lane Keller, professor de Marketing em instituições renomadas como Stanford e Berkeley. 
  2. “On Branding” – Guru do branding, David Aaker
  3. “Marketing 5.0” – Philip Kotler
  4. Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers

Último lembrete!

Se você quer investir no marketing digital, o PostGrain é uma ferramenta que irá facilitar sua vida dentro do Instagram com as diversas funcionalidades que tem a oferecer: 

  • Gerenciamento/agendamento da programação de conteúdo;
  • Otimização de navegação em diferentes perfis;
  • Gerenciamento de interações com o auxílio de uma central de conversas, respostas rápidas, palavras-chave;
  • Integração de catálogos de produtos às publicações agendadas;
  • Relatórios e dados do Instagram.