Marketing digital x Marketing offline: saiba 7 diferenças

Marketing digital x Marketing offline: saiba 7 diferenças

por Postgrain

Publicado em 01 de fevereiro de 2017

Escolher a melhor maneira de divulgar um negócio não é tarefa simples. O mercado está repleto de alternativas e os gestores, por sua vez, têm dúvidas sobre como divulgar seus produtos e serviços para atingir o seu público da melhor maneira possível. Dentro desse contexto, aprender as principais diferenças entre o marketing digital e marketing offline é fundamental.

As duas opções contam com excelentes vantagens, mas o fato é que o perfil da empresa e também o perfil e jornada de compra dos clientes devem ser considerados na hora da decisão. Ficou interessado? Então confira o conteúdo a seguir para compreender melhor esses conceitos e analisar quais ações podem ajudar ainda mais na divulgação da sua marca.

Qual é o conceito de marketing digital?

O marketing digital é aquele que envolve ações de divulgação e merchandising tendo como base a internet, nas suas mais diversas vertentes. Ele vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente após a popularização de gadgets como smartphones, tablets e notebooks; amplo uso das redes sociais; além do aumento de velocidade e redução de custos das redes de conexão.

O seu objetivo é o mesmo do marketing tradicional, ou seja, propagar produtos e serviços. Contudo, as suas ferramentas e possibilidades são completamente diferentes. Com o conhecimento adequado, as maneiras de trabalhar são imensas e envolvem, basicamente, websites, redes sociais, blogs, links patrocinados, videoposts, e e-mail marketing.

Conceito de marketing digital e seus diversos canais de mídia

Qual é o conceito de marketing offline?

O marketing offline é o marketing tradicional e se baseia nas estratégias mais convencionais  de divulgar produtos e serviços, sem utilizar o universo digital. Algumas dessas práticas são utilizadas há décadas (ou até mesmo séculos) e, dependendo do nicho, podem ainda ser bastante importantes para uma empresa.

Alguns dos exemplos mais comuns são:

  • propaganda impressa, como panfletos, outdoors e anúncios em jornais ou revistas;
  • comerciais na televisão e no rádio;
  • criação de cartazes de promoções;
  • realização de eventos;
  • ações no ponto de venda;
  • ligações diretas para uma base de contatos.

Revista impressa marketing offline publicidade

Quais são as principais diferenças entre marketing digital e marketing offline?

Confira abaixo nossa lista com as 7 principais diferenças entre as duas formas de marketing.

1. Alcance

O alcance é uma das principais diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional. As estratégias online podem atingir uma infinidade de pessoas em qualquer lugar, pois a internet permite uma visibilidade muito mais ampla do que as ações que podemos realizar no mundo real.

Um blog, por exemplo, pode ser visitado por um usuário do outro lado do mundo, enquanto um cartaz só é visto por quem cruza o seu caminho. Já uma campanha de e-mail marketing pode ser enviada para clientes de cidades, estados e países distintos, de forma completamente instantânea.

Alcance de público-alvo no marketing

2. Custo

O preço também é outro forte diferencial entre as duas possibilidades. Em linhas gerais, o marketing digital acaba saindo muito mais barato, já que ele utiliza estratégias pouco ou nada dispendiosas. Redes sociais e websites, por exemplo, podem ser empregados em favor da empresa sem que isso represente um custo adicional.

As ações do marketing tradicional, por outro lado, costumam ter alto custo. Anúncios em jornais ou revistas e propagandas em televisão e em rádio são praticamente inviáveis para empreendimentos iniciantes ou de menor porte.

3. Tempo

O tempo das ações também é bastante diferente quando pensamos em marketing digital e marketing offline. As estratégias de marketing tradicionais — além de muito dispendiosas para campanhas ativas por longos períodos — implicam em perda de eficiência porque o público rapidamente se cansa.

Na internet, a coisa muda completamente de figura. Você pode, por exemplo, fazer posts para cada etapa da jornada de compra do público-alvo e ter a certeza de que o material ficará disponível para os clientes indefinidamente. Além disso, as pessoas só vão acessá-lo quando houver interesse, o que fará com que suas publicações não fiquem repetitivas ou enfadonhas para ninguém.

Tempo ágil para executar ações de marketing

4. Equipe

As equipes envolvidas nos dois tipos de marketing também são bem distintas. Nas ações de marketing tradicional , você precisará exclusivamente de profissionais especializados no seu desenvolvimento, concepção e até na negociação com os meios de veiculação, o que amplia a necessidade de funcionários especializados.

Já no marketing digital, você pode até mesmo utilizar alguns talentos da sua própria empresa para desenvolver conteúdos interessantes. Além disso, como são ações muito mais dinâmicas e pontuais, o número de colaboradores reservado para isso será consideravelmente menor.

5. Diálogo

Inegavelmente, o diálogo com o público fica muito mais eficiente por meio da internet. Como tudo no mundo virtual é imediato e a web não para, você terá horários de atendimento e comunicação estendidos, com sua marca sendo vista e exposta 24 horas por dia e sete dias por semana.

A voz do seu público também ganha espaço, pois você poderá contar com testemunhos naturais sobre seus produtos e serviços e, até mesmo, divulgação espontânea. Nas redes sociais, por exemplo, os clientes podem até gerar conteúdo sobre sua marca.

No entanto, é importante estar atento ao que todos falam e responder rapidamente às dúvidas ou reclamações, tendo em mente que no mundo digital tudo pode ser facilmente compartilhado.

6. Linguagem

Mesmo que a sua intenção nas campanhas seja a mesma, a linguagem acaba mudando um pouco quando você opta por utilizar o marketing digital ou o marketing offline. Na internet, há mais espaço para informalidade, independentemente do seu público-alvo — principalmente nas redes sociais.

Isso pode ser altamente vantajoso, por exemplo, quando você deseja modernizar a sua marca ou quando você quer agregar valor à sua imagem. No universo online, há mais espaço para descontração, criatividade, bom humor e, principalmente, inovação.

7. Análise

Outro grande benefício que o marketing digital possui em relação ao marketing tradicional é que ele permite que a empresa consiga mensurar e aferir com precisão os seus resultados. Na internet, tudo é muito mais fácil de ser medido, afinal os dados já estão, naturalmente, digitalizados.

É possível, por exemplo, verificar o número de visitas da sua página, as taxas de abertura de e-mail de uma campanha, a quantidade de cliques em um link, o aumento no número de conversões, porcentagem de engajamento nas redes sociais, entre outros poderosos indicadores. Dessa forma, é possível realinhar estratégias ou, até mesmo, reforçar o que já está dando certo.

Análise de marketing prática e em tempo real no digital

Quais são as melhores práticas no marketing digital e no offline?

Agora, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga bons resultados na utilização das duas formas de marketing.

Marketing offline

1. Conheça seu público-alvo

A primeira dica para criar uma boa campanha de marketing offline é manter um bom conhecimento sobre o seu público-alvo. Como dissemos anteriormente, esse tipo de marketing tradicional tem alcance menor e custos maiores do que as ferramentas digitais, por isso, toda ação precisa ser efetiva.

Com o conhecimento das necessidades e as características do público-alvo, você conseguirá criar estratégias para cada etapa da jornada de compra, com melhor comunicação, aproveitando os recursos investidos.

Imagine que você crie uma campanha em uma revista, mas utilize a linguagem inadequada ao seu nicho de mercado. Essa publicação pode ser simplesmente ignorada e não ter os resultados esperados.

2. Escolha bem os jornais ou revistas

A divulgação impressa em jornais ou revistas é interessante. Porém, é preciso um bom planejamento para garantir os resultados esperados.

Em relação ao jornal, o investimento pode ser baixo. Contudo, é necessário avaliar o público e as características dos produtos e serviços que serão divulgados. Verifique se o impacto é regional, as características dos leitores, o nível de conhecimento e o possível interesse dele nas soluções que você disponibiliza. Além disso, estude a linguagem do jornal e como falar com os potenciais clientes.

Nas revistas o investimento pode ser um pouco maior, mas o alcance tende a ser superior. As considerações devem ser as mesmas do jornal — público, nível de conhecimento, interesse e linguagem.

3. Considere o patrocínio de programas de rádio

O rádio é uma forma de comunicação bem comum no marketing tradicional. Muitas empresas adotam esse canal para divulgar sua marca e buscar novos consumidores. É uma estratégia legal e que pode ter bons resultados.

Para isso, uma dica interessante é patrocinar um programa. Avalie um que se compartilhe características com sua marca e, dessa forma, tenha público com características semelhantes ao seu.

Patrocínio de programas de rádio ou publicidade em jilgle e spot

4. Tenha sempre um cartão de visita em mãos

O velho e bom cartão de visita, definitivamente, entra na lista de melhores estratégias do marketing tradicional. Entregá-lo a um potencial cliente pode fazer com que ele se lembre de suas soluções quando for necessário.

Crie um material com os dados indispensáveis, como nome, telefone e e-mail. O site da empresa também deve ser inserido. Tome cuidado com cartões extravagantes. Ele deve seguir a identidade da marca, transmitindo seus valores e objetivos.

5. Invista em brindes

Por último, os brindes ainda têm espaço na nossa lista de dicas. Quem não gosta de ganhar uma agenda, um calendário ou até mesmo algumas canetas de seus fornecedores ou parceiros?

Para definir os objetos, pense no que pode ser útil no dia a dia do seu contato. Os brindes não devem ser itens caros, esse não é o propósito. A função deles é lembrar o lead das possibilidades que você tem a oferecer.

Marketing digital

1. Compartilhe informações relevantes com o consumidor

Um dos pilares do marketing digital é o investimento constante em conhecimento. A transformação que o mercado recebeu com o inbound marketing fez com que os consumidores buscassem informações para embasar a decisão de compra. Nesse sentido, ganham as empresas que criam canais com conteúdos relevantes ao potencial cliente, como um blog.

Para essa estratégia, pense em toda a jornada de compra do consumidor. No início, uma pessoa pode não conhecer a solução que sua marca apresenta e não ter a necessidade de adquirir seus produtos e serviços. Então, é preciso mostrar as possibilidades e oportunidades oferecidas. Depois disso, surgirão dúvidas e questionamentos, que devem ser bem esclarecidos. Com o conhecimento mais aprofundado, o lead fará análise de ofertas até realizar a compra.

Produza conteúdo para cada estágio da jornada de compra, fazendo com que seus contatos percorram todo o caminho e se tornem consumidores da marca.

2. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas do marketing digital. Com elas é possível divulgar os conteúdos produzidos, identificar padrões dos internautas e fazer o atendimento personalizado.

Para utilizar as plataformas de forma inteligente, esteja presente com frequência nas redes sociais que escolher. Não só crie uma página ou perfil, mas acompanhe e interaja com o público.

Presença digital nas redes sociais

3. Desenvolva promotores da marca

Os promotores da marca são aqueles clientes que tiveram não só suas expectativas atendidas, mas a superação delas. Esses promotores levarão a informação de uma boa empresa para outros potenciais clientes.

Essas indicações são importantes para incentivar o uso da marca por consumidores que buscam informações para embasar a decisão de compra. Além disso, os promotores podem interferir em discussões sobre seus produtos e serviços, agindo como defensores.

Para conquistar esses clientes, invista no relacionamento em redes sociais e nos seus próprios canais (site, e-mail etc.). Pense que, a cada compra, o trato da marca com o consumidor é uma oportunidade de encantá-lo.

Torne seus clientes e seguidores promotores da sua marca na internet

4. Obtenha dados de contato

O que vai transformar uma pessoa desconhecida em um potencial cliente são os dados adquiridos. Aquele que simplesmente entra no seu site, visualiza o conteúdo, avalia ofertas e sai sem deixar algum dado relevante, não abre a possibilidade de manter contato e se tornar consumidor.

Por isso, crie maneiras de incentivar as pessoas a fornecerem dados como e-mail ou até perfil nas redes sociais. A newsletter é uma ótima opção, assim como e-books com acesso restrito ao cadastro. Mas tenha cuidado com a solicitação de dados. Peça somente o necessário. Criar um questionário extenso afastará os visitantes.

5. Defina os objetivos da campanha

Cada estratégia tem um objetivo específico, seja aumentar o conhecimento da marca, demonstrar a utilização e os diferenciais de um produto ou identificar oportunidades. Então, para criar estratégias eficientes você tem que definir claramente a sua meta. Isso influenciará no tipo de marketing explorado.

Além disso, se você não define um propósito, como saberá se a ação foi efetiva? É preciso acompanhar o desempenho para avaliar se os recursos empregados foram bem aproveitados. Essa não é uma boa prática exclusiva do marketing online, mas os recursos disponíveis e os resultados são mais fáceis de serem controlados do que no marketing offline.

Como vimos neste artigo, há várias diferenças entre os conceitos de marketing digital e marketing offline. São diversas possibilidades disponíveis. Avalie o que cada um deles tem a oferecer e que pode ser útil em suas estratégias. Lembre-se de que você pode — e deve! — integrar estratégias online e offline.

Tirou todas as suas dúvidas sobre a diferença entre marketing digital e marketing offline? Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as novidades sobre o assunto!