Marketing no Instagram: Como Criar Uma Estratégia Eficaz?

Marketing no Instagram: Como Criar Uma Estratégia Eficaz?

por Larissa Ferreira

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

O marketing no Instagram é fundamental para qualquer empresa e neste conteúdo vamos mostrar como você pode criar uma estratégia eficaz, mesmo que ainda não tenha criado nenhuma até agora. Entretanto, é muito importante que você leia esse conteúdo até o final.

Marketing no Instagram: Primeiros Passos

Os primeiros passos de qualquer estratégia são entender o seu conhecimento sobre o assunto, seja as necessidades da empresa ou até mesmo o seu conhecimento sobre os fundamentos do marketing.

Fundamentos do marketing

Se você nunca fez uma estratégia eficaz antes, não se preocupe, os maiores nomes do marketing também começaram assim. Afinal, ninguém nasce sabendo, não é verdade? O que os grandes nomes do marketing tiveram como primeiro passo foi aprender.

Dessa forma, o seu primeiro passo é buscar conhecimento sobre os pilares principais do marketing em geral. Os fundamentos são importantes porque, uma vez que você aprende, consegue aplicá-los para qualquer cliente ou empresa com que trabalhe.

Com isso em mente, se você nunca fez uma estratégia que teve resultado, avalie o seu conhecimento nos seguintes assuntos:

  • Produto, Preço, Praça, Promoção (Jerome McCarthy)
  • Recursos do Instagram
  • Produção de conteúdo (Vídeo e Imagem)
  • Copywriting
  • Tráfego pago
  • LTV (Pós-venda)

Se você perceber que não sabe muito sobre um determinado assunto, pesquise sobre ele e consuma conteúdo até entender o conceito e as principais técnicas.

Know-How para seu cliente ou empresa que está trabalhando

Apesar dos fundamentos do marketing funcionarem para qualquer empresa, precisamos concordar que a estratégia de um restaurante, de uma oficina mecânica e de uma loja de roupas é diferente, não é verdade?

O know-how pode ser traduzido como “saber fazer” e significa o seu conhecimento específico sobre aquele tipo de processo. Ou seja, os detalhes da estratégia de marketing do seu cliente ou da empresa que você está trabalhando.

Dessa forma, você precisa perguntar para o cliente ou para seu superior na empresa as seguintes informações:

  • Quais estratégias a empresa nunca testou?
  • Público-alvo (Quem é a persona?)
  • Quais estratégias do passado funcionaram e não funcionaram? Por quê?
  • Quais são os problemas da estratégia atual que podem ser corrigidos?

Essas informações são extremamente relevantes para determinar quais devem ser seus primeiros passos na estratégia, entender as expectativas dos clientes ou da empresa e identificar os problemas que você pode enfrentar e resolver.

Marketing no Instagram: Como Criar Uma Estratégia Eficaz?

Depois de verificar seus conhecimentos e entender mais sobre a empresa em que você está, é hora de colocar a mão na massa e criar uma estratégia eficaz.

Defina KPIs junto com o cliente

As KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho, ou seja, métricas que você e seu cliente vão definir para verificar se a estratégia está funcionando ou não. 

Isso é muito importante porque, quando não definimos indicadores específicos, cada um pode oferecer uma opinião diferente ou idealizar a estratégia de outra forma, e isso pode comprometer o sucesso da estratégia.

Esses indicadores mostram para o seu time, seu cliente ou empresa, e para você, que a estratégia está objetivamente funcionando. As principais KPIs que você pode usar são:

  • Taxa de conversão – Vendas
  • Quantidade de leads qualificados – Aquisição de leads
  • ROI (Return on Investment) – Controle financeiro
  • Taxa de conversão de um seguidor para lead – Aquisição de leads
  • Média de tentativas antes de uma conversão – Vendas
  • LTV (Lifetime Value) – Pós-venda

O ideal é escolher de 1 a 3 KPIs por estratégia, afinal algumas KPIs são antagônicas. Por exemplo, a quantidade de leads qualificados é relevante para uma estratégia de aquisição de leads, enquanto o LTV está relacionado ao pós-venda.

Crie uma linha editorial para o próximo mês

Com base nas KPIs escolhidas e em todas as informações obtidas na etapa do “Know-How”, é hora de criar uma linha editorial para o próximo mês. 

Ou seja, definir os conteúdos que serão produzidos em postagens, reels e stories. Cada conteúdo deve ter em mente os objetivos da empresa ou cliente e seguir uma ordem de produção com base em datas comemorativas, proporção entre tipos de conteúdos, etc.

Essa etapa é fundamental tanto para a aprovação da equipe, cliente ou empresa quanto para a organização e evolução da estratégia em si.

É interessante realizar uma pesquisa na concorrência direta sobre os conteúdos deles, assim como nas maiores empresas do seu nicho no mundo, principalmente no mercado americano.

Produção de conteúdo e organização

Não é necessário produzir todos os conteúdos antes de começar a postar; entretanto, é interessante ter alguns conteúdos já prontos para a primeira semana, pelo menos. 

Para evitar problemas na organização com atrasos, recomendamos nossa plataforma, pois aqui você terá diversos recursos, incluindo agendamento de postagens, gerenciamento de interações e relatórios mais precisos para otimizar sua estratégia. Clique aqui e confira!

Nossa dica para essa etapa da estratégia é definir um modelo único de conteúdo com cores específicas e uma formatação. Dessa forma, aumentamos a produtividade da produção e evitamos problemas com alterações desnecessárias.

Comunicação com o cliente 

A comunicação com o cliente é feita de diversas formas, dependendo da estratégia. Entretanto, é fundamental ter alguns scripts prontos de mensagens para enviar aos seguidores nas seguintes situações:

  • Para pessoas que já são seguidores
  • Quando uma pessoa começar a seguir o perfil
  • Seguidores que interagiram em conteúdos antigos da marca
  • Quando um novo seguidor curtir um conteúdo
  • Assim que um seguidor comentar em um conteúdo

Pessoas que interagem no perfil da marca são leads mais interessados, então a ideia do script é agradecer pela interação, mostrar que estamos à disposição e encaminhar o seguidor para o CTA da estratégia.

O CTA pode ser o site da empresa, uma lista de e-mails, um e-book, encaminhamento para o WhatsApp com um atendente, etc. O CTA vai variar de acordo com a sua estratégia.

Marketing no Instagram: Adaptando e Avaliando

essoas que interagem no perfil da marca são leads mais interessados, então a ideia do script é agradecer pela interação, mostrar que estamos à disposição e encaminhar o seguidor para o CTA da estratégia.

O CTA pode ser o site da empresa, uma lista de e-mails, um e-book, encaminhamento para o WhatsApp com um atendente, etc. O CTA vai variar de acordo com a sua estratégia.

Para saber das melhores estratégias, acesse nosso blog. Sempre estamos oferecendo o melhor conteúdo sobre marketing digital para você!