Memes na Estratégia de Conteúdo: É uma boa ideia?

Memes na Estratégia de Conteúdo: É uma boa ideia?

por Larissa Ferreira

Publicado em 01 de março de 2024

Memes na estratégia de conteúdo podem ser muito interessantes. Neste conteúdo, vamos discutir se essa é uma boa ideia para sua marca e mostrar alguns estudos de caso sobre essa tendência.

Memes na Estratégia de Conteúdo: Por que é importante?

O meme em si existe desde a década de 70, com Richard Dawkins, e desde então tem se tornado uma tendência no Brasil e no mundo. 

Tanto que algumas marcas já são conhecidas por essa prática. Neste primeiro tópico, vamos falar sobre os motivos dessa prática pelas empresas, com base na nossa avaliação da estratégia de conteúdo de cada uma.

Humanização da marca

A humanização da marca é o principal fator quando falamos do uso de memes, afinal, o cliente está vendo muitas vezes um meme sendo criado ou replicado pela empresa, assim como seus amigos e conhecidos fazem nas redes sociais.

Dessa forma, a empresa ganha olhares mais simpáticos dos seus consumidores, que ficam com a sensação de que aquela marca também é descontraída e humana.

Torna audiência e marca próximos

Quando um cliente enxerga a marca de forma mais humana, naturalmente ele começa a tratá-la como tal. Dessa forma, busca conhecer mais sobre a empresa e, com isso, advoga por ela para seus amigos e conhecidos. 

Nos memes, os consumidores tendem a compartilhar e demonstrar que estão alinhados com a empresa, como se estivessem “vestindo a camisa do time” da marca. 

Isso cria uma forte corrente, sem precedentes, pois os amigos dessa pessoa também passam a olhar a empresa com bons olhos. Prova disso é que você provavelmente já comprou algo simplesmente porque seu amigo recomendou.

Alcance orgânico

Como mencionamos anteriormente, os consumidores tendem a compartilhar os memes, o que gera um alcance orgânico e um efeito viral que não só torna o meme popular, mas também a empresa. 

Se feito com qualidade, a tendência é que em questão de horas milhões de pessoas vejam e conheçam a empresa, aumentando a visibilidade da marca de uma forma que nenhuma campanha paga pode fazer.

Memes na Estratégia de Conteúdo: Como Incorporar?

Agora que você já entendeu por que as empresas tendem a incorporar os memes, vamos falar sobre como sua marca pode fazer isso com algumas dicas fundamentais.

Mantenha os memes nas redes sociais

Os memes hoje devem fazer parte da estratégia de conteúdo da sua marca, mas devem ficar nas redes sociais e não dominar a presença da sua empresa. Isso é importante porque o meme é apenas um tipo de conteúdo que sua marca pode publicar, mas não deve tomar conta da sua empresa.

Além de ser necessário ter um site oficial, conteúdos sérios e uma divulgação clara, os memes devem ter uma proporção saudável dentro da sua estratégia de conteúdo. 

Nossa recomendação é que a cada 10 conteúdos, apenas 2 sejam puramente memes. Ou seja, no máximo apenas 20% do seu conteúdo deve ser composto de memes.

Isso é fundamental para manter a seriedade da empresa e não esquecer os pilares do marketing, que em linhas gerais são mais importantes.

Filtre os memes que podem ser usados

Muitos memes circulam na internet e novos surgem todos os dias, mas é importante reconhecer que nem todos são adequados para associar à sua marca. Afinal, os memes podem ter características polêmicas, e não queremos trazer isso para a nossa marca, não é mesmo?

Dessa forma, é fundamental filtrar os memes que podem ser usados com base na sua audiência, na atualidade e evitando polêmicas. 

Sua audiência precisa gostar do meme que você vai utilizar, então tenha sempre como base as referências dessas pessoas, levando em consideração a idade. Afinal, uma pessoa de 15 anos não terá as mesmas referências de uma pessoa de 50 anos, e vice-versa.

Para ser engraçado, é necessário entender quem é o seu público-alvo e sua audiência atual para criar um meme com referências que essa pessoa conheça e considere adequadas.

Além disso, os memes precisam ser sobre algo relativamente novo. Replicar um meme feito há uma década não terá o mesmo impacto positivo para sua empresa.

Busque ser orgânico

Um dos atributos fundamentais do meme é ser orgânico; assim como uma boa piada, ele tem um timing que beira a perfeição. Dessa forma, recomendamos ter profissionais de social media na sua empresa que garantam esse resultado. 

Pessoas que tenham essa visão sarcástica e consigam produzir conteúdos com um bom filtro são profissionais que você deseja ter na sua equipe, porque elas vão conseguir trazer essa naturalidade que o meme exige para funcionar.

Memes na Estratégia de Conteúdo: Grandes Empresas que São Reconhecidas por Isso

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre alguns estudos de caso de empresas grandes que são reconhecidas pelos seus memes neste tópico final.

Netflix

É praticamente impossível você não ter visto uma das respostas hilárias da Netflix no Twitter com seus próprios seguidores. A empresa é simplesmente genial na criação de memes. 

Eles usam suas próprias produções para replicar momentos engraçados ou até mesmo criam memes com os programas, promovendo assim todas as suas produções. Isso pode ser uma boa ideia para sua marca também em diversas situações, afinal, a audiência vai conhecer seus produtos e serviços.

Wendy’s 

A rede de fast-food internacional também tem uma grande presença nas redes sociais, criando diversos memes que incluem elementos da cultura pop, como filmes, por exemplo. 

Isso pode ser uma estratégia muito interessante para sua empresa se a sua marca também lida com um público mais jovem. No entanto, é claro que essa estratégia pode ser adaptada para um público mais velho.

Memes na Estratégia de Conteúdo: Conclusão

Em conclusão, os memes são uma ótima forma de contribuir para a estratégia de conteúdo da sua marca. Grandes empresas pavimentaram o caminho para o sucesso, e com nossas dicas, isso ficou ainda mais fácil. 

No entanto, é fundamental utilizar essa estratégia da maneira certa, com um filtro para os melhores memes e cuidado na forma como esse tipo de conteúdo é produzido.

Se você deseja ler mais conteúdos estratégicos como esse, visite o nosso blog! Estamos sempre compartilhando as últimas e mais sólidas tendências das redes sociais.