Como usar o NGL no Instagram para receber mensagens anônimas

Como usar o NGL no Instagram para receber mensagens anônimas

por Erola

Publicado em 10 de outubro de 2022

Semanas atrás, algumas pessoas publicaram stories no Instagram de forma anônima. Achamos bem curioso, já que a rede social da Meta não oferece essa opção (até o momento). A ferramenta que possibilita isso se chama “NGL — anonymous q&a” e, neste artigo, vamos explicar tudo sobre o seu funcionamento.

NGL é um app de perguntas e respostas anônimas e sua sigla vem da expressão em inglês “not gonna lie”. Em português, a tradução livre significa “eu não vou mentir”. Será que faz sentido pra sua marca aderir a ele? Leia a seguir pra decidir!

Como funciona o app NGL?

O aplicativo NGL funciona gratuitamente para usuários de smartphone Android e para usuários de iPhone. Ele é tão simples de usar que nem precisa de cadastro ou integração da conta do Instagram. Basta informar o @ do seu perfil e automaticamente o NGL cria o seu link de recebimento de mensagens anônimas (ngl.link/nomedoperfildoinstagram).

Ao baixar o aplicativo NGL em seu celular:

  • abra o app e informe o @ do seu perfil;
  • leia a instrução de uso pra Instagram Stories ou feche-a para começar a usar o app;
  • escolha uma das 10 opções de caixa de perguntas para o seu link personalizado;
  • na tela principal (Play) clique em “copy link” para copiar e usar seu link onde desejar.

 

Prints tutorial mostrando como usar o aplicativo NGL

Um ponto importante a ser destacado é que os respondentes não precisam baixar o NGL pra poder interagir com o autor do link. Como se trata de anonimato, não há solicitação de dados pessoais (nome, e-mail ou @). Escreveu, clicou em “Send!”: mensagem recebida pelo criador do link.

Como usar o NGL no Instagram stories?

Variar o roteiro dos stories do Instagram, trazendo novidades na forma em que a sua mensagem é apresentada, pode melhorar o engajamento dos seguidores. O ser humano é naturalmente curioso, então aproveite o NGL pra criar stories criativos e sair da rotina de sempre.

Considerando que você já baixou e criou o seu link personalizado do NGL, dá pra usá-lo como se fosse uma caixinha de perguntas do Instagram Stories. Para criar uma caixa de perguntas anônima, siga os passos abaixo:

  1. abra o app no seu celular;
  2. escolha alguma das caixinhas de perguntas disponíveis;
  3. clique em “copy link” ou em “Share!”;
  4. crie um Story no seu Instagram e selecione o sticker Link;
  5. cole o link copiado do app no sticker Link;
  6. mova o sticker Link até a posição indicada pelo story gerado pelo NGL (imagem abaixo) ou em qualquer local do conteúdo criado por você.

Story gerado pelo app NGL pergunta anônima

 

Uma observação: a edição da frase da caixinha de perguntas do NGL é permitida apenas na primeira opção (a do print acima). As demais são temáticas e padronizadas. 

Para responder a quem deixou uma mensagem na caixa de perguntas anônima, siga estes passos:

  1. abra o app e clique na aba “Inbox”;
  2. selecione alguma mensagem recebida;
  3. clique em “reply” para responder automaticamente num Story do Instagram.

NGL passo a passo pra caixinha de perguntas anônima no Instagram Stories

 

Como descobrir quem mandou mensagem no NGL?

Não tem como saber o nome da pessoa que mandou mensagem no NGL, já que nem espaço pra ela incluir essa informação tem. Considerando a proposta de anonimato do app, seria contraditório haver isso.

Entretanto, caso queira saber a localização aproximada e o tipo de dispositivo do remetente da mensagem, o app oferece um serviço Pro (pago) que pode ser adquirido por R$ 33,90 por semana (valor informado quando testamos o app em 07/10/2022).

NGL Pro é a opção paga para ver a localização e dispositivo de quem respondeu no app

O NGL é seguro?

O NGL é seguro porque não exige cadastro nem pede a senha do perfil do Instagram pra liberar o uso do app, ou seja, ele não tem acesso às configurações privadas do perfil. O aplicativo apenas coleta a sua foto de perfil, que é um dado público. 

Por outro lado, qualquer um pode inserir o nome de seu usuário do Instagram (seu @) e, assim, usá-lo como se fosse o dono do link. Não encontramos uma explicação quanto a isso nos termos de serviço nem na política de privacidade do app.

Se quiser deixar de usar o NGL, acesse o app e clique no ícone da engrenagem; depois selecione Settings; e, por fim, “Delete Account > Yes, delete account”. Pronto, o link que estava atribuído ao seu perfil não existirá mais, a menos que você decida retornar.

Usar o NGL no Story do Instagram ou em outras redes sociais ajuda a coletar opiniões ou dúvidas de clientes que não querem se identificar. Por ser uma ferramenta nova, pode atrair mais olhares pro seu story. Ele pode ser usado como pesquisa informal com seguidores desde que o tema esteja relacionado aos assuntos abordados na linha editorial do perfil. Contudo, não é indicado adotá-lo em pesquisas de marketing mais sérias, já que resultados completos requerem informações detalhadas para serem analisados.

Achou o app interessante? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e dê a sua opinião!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.