Número de Seguidores do Instagram: Ainda é Importante?

Número de Seguidores do Instagram: Ainda é Importante?

por Stella Caroline

Publicado em 05 de março de 2024

O número de seguidores do Instagram é importante? Neste conteúdo, vamos discutir essa questão e mostrar qual é a relevância desse indicador.

Número de Seguidores do Instagram é Importante: A Métrica Superestimada

Número de seguidores.

Todas as métricas do Instagram e de qualquer outra rede social são importantes, pois fornecem informações valiosas sobre a nossa marca no ambiente digital. 

No entanto, a quantidade de pessoas que seguem sua marca muitas vezes pode ser superestimada, o que significa que a importância atribuída a essa métrica pelas marcas e pelas redes sociais é maior do que ela realmente merece.

Um exemplo disso é a quantidade enorme de influenciadores digitais que possuem uma grande quantidade de seguidores, mas não são facilmente reconhecidos. No caso das marcas, muitas empresas têm um grande número de seguidores, mas suas vendas online são baixas. 

Em outras palavras, pela nossa experiência e conhecimento, a quantidade de seguidores de uma marca não é uma métrica que define o sucesso por si só.

No entanto, é importante ressaltar que a quantidade de seguidores ainda é uma métrica significativa. Afinal, qualquer novo seguidor tende a confiar mais em uma conta com 10.000 seguidores do que em uma conta com apenas 100 seguidores. 

Nos próximos tópicos, vamos explicar melhor o papel dessa métrica, mas já adiantamos que ela não é o único indicador de sucesso para uma empresa ou influenciador.

Engajamento é o verdadeiro indicador do sucesso

Pela nossa experiência, o engajamento é o verdadeiro indicador do sucesso e é a métrica mais importante em qualquer conta no Instagram e em qualquer estratégia. 

Quando falamos de engajamento, estamos nos referindo à interação dos seguidores com o conteúdo postado, incluindo curtidas, comentários, conteúdos salvos e muitas outras formas de interação. 

Isso ocorre porque o engajamento mostra o quanto aquele seguidor tem interesse genuíno na sua marca, aumentando assim as chances de comprar e se tornar um cliente fiel. 

Afinal, se você é fã de uma determinada marca, você está engajado com ela. Ser seguidor é apenas uma ação, enquanto o engajamento representa um envolvimento contínuo com a marca.

Número de Seguidores do Instagram: Gera Vendas para a Marca?

A quantidade de pessoas que seguem sua marca não consegue garantir por si só vendas. Isso ocorre porque há sempre uma proporção entre os seguidores de todas as marcas: pessoas curiosas, pessoas que seguem e nunca interagem, e seguidores engajados. 

É verdade que todos esses seguidores são potenciais clientes que devem ser nutridos para seguir o funil de vendas da sua marca. Entretanto, mesmo dentro do funil de vendas, espera-se que algumas pessoas nunca se tornem clientes. Afinal, é por isso que temos o indicador de taxa de conversão. 

Se sua taxa de conversão é de 10%, por exemplo, isso significa que, naquele momento, 90% dos seguidores não compraram. Nossa conclusão é que o número de seguidores sozinho não representa um indicativo confiável de uma grande quantidade de vendas ou não.

Engajamento e autoridade geram vendas

Por outro lado, o engajamento e uma autoridade sólida geram vendas e muitas vendas. Afinal, como mencionamos anteriormente, um seguidor engajado tende a comprar da marca que está acompanhando. 

Dessa forma, se sua marca deseja gerar vendas, é necessário focar em gerar engajamento dos seus seguidores, e vamos mostrar como fazer isso no próximo tópico.

A autoridade não é gerada, mas sim conquistada. Apesar de não ser uma métrica por assim dizer, a credibilidade da sua marca é um elemento fundamental em qualquer venda. 

Prova disso é que ninguém volta a comprar de uma marca na qual não confia. Toda marca conquista autoridade por meio de bons produtos, bons serviços e uma boa relação com o cliente, não é verdade?

Dessa forma, nossa recomendação é que você comece a ver o seu conteúdo nas redes sociais como um produto da sua marca. 

Afinal, conteúdos que geram engajamento são aqueles conteúdos de qualidade para os seguidores, e no mundo de hoje, muitas vezes o seu conteúdo é o primeiro contato que sua empresa tem com um potencial cliente.

Dessa maneira, ver o seu conteúdo como o seu produto gratuito faz com que crie o conteúdo que vai gerar engajamento. O engajamento vai gerar vendas, e bons produtos, incluindo o conteúdo, vão gerar autoridade que, por sua vez, vai gerar mais vendas. É um ciclo virtuoso.

Para que quantidade de seguidores serve?

A quantidade de seguidores serve como um indicador do impacto da sua marca e de sua relevância. No entanto, não é um indicador direto de vendas ou sucesso.

Quando falamos de impacto, estamos nos referindo a quanto a sua marca influencia tendências e é relevante para a indústria em que está inserida. Portanto, o número de seguidores é um indicador importante nesse sentido.

É crucial entender que quantidade não é sinônimo de vendas, mas sim um indicador de potencial. Por exemplo, se sua taxa de conversão é de 10% e você tem 10.000 seguidores, isso significa um potencial de 1.000 vendas. Se tiver 1.000.000 de seguidores, o potencial de vendas é de 100.000, demonstrando a proporção.

No entanto, o engajamento é o principal impulsionador desse impacto nos números de seguidores. Portanto, se você deseja aumentar esses números e focar no sucesso da métrica, é fundamental buscar o melhor engajamento possível.

Número de Seguidores do Instagram: Sua marca deve ignorar?

Em resumo, sua marca não deve ignorar a quantidade de seguidores, mas também não deve focar apenas em atrair mais seguidores. Ao concentrar-se no engajamento, você garante um aumento consistente de seguidores. É isso que vamos mostrar neste tópico.

Leia também: Mitos e Verdades sobre engajamento no Instagram. 

Crie conteúdo útil para seus seguidores

O Instagram da sua marca não deve ser uma vitrine com seus produtos, mas sim uma forma de ajudar os seus seguidores com conteúdo de qualidade. 

Por exemplo, uma mecânica de automóveis não deve focar seu perfil em mostrar os inúmeros serviços. Afinal, o fato é que todo mundo gosta de comprar, mas ninguém gosta de vendedores. 

Nesse exemplo, conteúdos de maior engajamento seriam técnicas para melhorar a performance do carro, formas de identificar onde está o problema, tendências de novos carros, dicas rápidas de limpeza e segurança, entre outros. 

Perceba que esse conteúdo do nosso exemplo será útil para os seguidores e isso vai gerar engajamento, a base do conteúdo de qualidade é essa.

Tenha engajamento com seus seguidores para receber engajamento

Engajamento dos seguidores nada mais é do que um efeito recíproco do engajamento da empresa com os seguidores. Em outras palavras, a sua marca precisa estar pronta para atender e interagir com os seus seguidores.

Conteúdo de qualidade e útil é uma forma de interação, mas naturalmente perguntas vão ser geradas. Dessa forma, sua empresa precisa estar pronta para responder, curtir e compartilhar a interação dos seguidores para criar o efeito recíproco que falamos.

Utilize ferramentas para sua marca

O Postgrain é a ferramenta mais interessante para gerar engajamento com seus seguidores. Na nossa plataforma, você pode:

  • Agendar publicações
  • Responder mensagens rapidamente
  • Agendar stories e reels
  • Ter várias pessoas ao mesmo tempo trabalhando nas redes sociais da sua marca ideal para marcas que possuem uma equipe
  • Com sistema criptografado e suporte especializado

Clique aqui e confira todas as nossas funcionalidades! E se você gostou do nosso conteúdo, não esqueça de conferir os outros artigos do nosso blog clicando aqui.