Observabilidade: O que é e porque integra-lá a sua estratégia digital?

Observabilidade: O que é e porque integra-lá a sua estratégia digital?

por Larissa Ferreira

Publicado em 01 de abril de 2024

Para viabilizar uma gestão eficaz dos processos de uma empresa, incluindo a comunicação, diversas ferramentas e estratégias podem e devem ser utilizadas. 

Na vanguarda do marketing digital temos a observabilidade como um diferencial. Mas, você sabe o que é observabilidade?

Trata-se da capacidade de monitorar, mensurar e entender dados e métricas de desempenho visando a análise de resultados e busca de resolução de problemas que resulte em maior confiabilidade e eficiência.

Essa capacidade não se aplica apenas ao marketing digital, mas a sistemas e serviços online em geral. Empresas de diversas áreas, de tecnologia, startups, fornecedores de nuvem, entre outras, já investem nesse trabalho de observação. 

Neste artigo vamos explorar com mais detalhes essa abordagem, como surgiu e seu emprego no marketing digital.

Observabilidade: Começando pelas origens

Observabilidade

A observabilidade não é um conceito novo, mas que ganhou espaço entre as estratégias utilizadas para gestão de sistemas digitais nas últimas décadas. 

Ele surgiu no século XVIII através do matemático e físico suíço Leonhard Euler, que o desenvolveu como parte da teoria dos sistemas de controle, viabilizando a observação de estados internos de sistemas complexos com base em informações externas.

Panorama atual

Nos dias atuais, com a evolução dos sistemas digitais, ela desempenha um papel imprescindível para a resolução dos problemas decorrentes da complexidade das arquiteturas de software e garantia da qualidade dos serviços online, servindo ao monitoramento de infraestrutura, a análise de comportamento, ao autoatendimento e suporte, testes e validação de software. 

Estudos do Grupo Gartner, empresa de consultoria, indicam que 30% das empresas devem adotar soluções de observabilidade em 2024.

Também através da observabilidade os stakeholders podem esclarecer dúvidas sobre suas aplicações e negócios, e antever eventuais erros.

OBS: Stakeholders são indivíduos ou grupos com interesse e poder de impactar uma empresa. Exemplos: Investidores, clientes, funcionários e fornecedores.

Vale fazer aqui uma distinção básica entre observabilidade e monitoramento

Enquanto o primeiro é um conceito mais amplo, que envolve a compreensão profunda do comportamento interno de um sistema ao longo do tempo, ou seja, um trabalho a longo prazo, o segundo se refere a uma atividade mais específica, realizada com o intuito de acompanhar o estado atual do sistema em tempo real e identificar problemas imediatos.

A observabilidade então vai além da simples coleta de dados e métricas, ela engloba a reunião de diferentes camadas de informações. 

Observabilidade: O caminho

A sua jornada pode ser dividida em 6 passos, ou pilares. Ela se inicia com a coleta de dados, processamento e detecção dos problemas através do monitoramento desses dados e relatos dos usuários.  

Em seguida, deve ser realizada uma apresentação das informações obtidas para que os profissionais possam compreendê-las. Já o terceiro passo consiste em um processo de triagem para avaliar a gravidade e o impacto dos problemas detectados sobre os usuários.

Com a avaliação feita, a equipe responsável pelo trabalho passa a investigar padrões e correlações, se aprofundando nos dados para encontrar as causas do(S) problema(s). 

Após todo esse processo é hora de implementar ações para correção das anomalias, gargalos de desempenho e outros erros. 

Esse é um caminho constante, que é feito e refeito, já que, como falamos anteriormente, a observabilidade é uma prática de longo prazo. Por isso o 6º passo, que não faz parte de uma determinada ordem cronológica, como a relacionada acima, é o monitoramento pró ativo. 

Observabilidade: Ferramentas

Com a constante evolução tecnológica a gama de ferramentas para observabilidade é bastante ampla: Inteligência Artificial e Machine Learning, Cultura DevOps e SER, Dispositivos de edge e Open source (Grafana, Jaeger, Kafka, Open Telemetry e Prometheus) são algumas delas.

5 razões para aliar a observabilidade à sua estratégia digital

  1. Dados comportamentais podem contribuir para o direcionamento das campanhas de marketing, elevando a eficácia, a personalização e a segmentação; 
  2. Os dados gerados propiciam a compreensão das necessidades dos clientes e do mercado e o surgimento de insights detalhados que orientam a inovação de produtos;
  3. Através das informações obtidas é possível pensar em estratégias para maximizar resultados com base no relacionamento com os usuários; 
  4. A antecipação de tendências e comportamentos visando o aprimoramento contínuo das as estratégias do digital é outro valioso benefício;
  5. E o principal benefício: Todas as tomadas de decisões são feitas racionalmente, com base em dados, o que só favorece o desempenho das estratégias de marketing digital.

Conclusão

Se uma empresa deseja se manter competitiva no mercado, ela, como um todo, precisa estar funcionando plenamente, de forma eficiente, como uma engrenagem, oferecendo uma boa experiência ao seu usuário. E podemos dizer que o marketing digital é uma das peças dessa engrenagem, que depende de que todas as outras estejam atuando em sintonia. 

Para isso ser possível, a empresa e seus gestores devem estar atentos e prontos para recorrer às novas tendências e recursos que surgem todos os dias, como é o caso do emprego de soluções de observabilidade.  

Essa não é mais uma prática opcional, mas uma necessidade para o negócio que deseja alcançar resultados tangíveis e continuar no sentido do crescimento.