Parceria com influenciadores: selo de verificação das marcas

Parceria com influenciadores: selo de verificação das marcas

por Stella Caroline

Publicado em 12 de janeiro de 2024

Parceria com influenciadores pode ser intimidante para algumas empresas, mas é impossível negar que essas pessoas são o novo selo de verificação de qualquer produto. 

Neste conteúdo, você verá as vantagens da parceria com influenciadores, como encontrar os melhores parceiros e os elementos que você deve considerar dentro da colaboração.

Parceria com influenciadores: TV vs internet

Há algumas décadas, era muito comum utilizar rostos famosos da televisão para promover produtos de grandes marcas. 

Isso ocorria porque, por se tratarem de grandes personalidades conhecidas em todo o Brasil, naturalmente, o custo era mais elevado.

Entretanto, desde 2010, os influenciadores têm ganhado cada vez mais espaço, e hoje podemos afirmar que eles substituíram, na maioria, as celebridades da televisão. 

Um fato curioso é que muitos artistas são, agora, chamados para o marketing de produtos não apenas pelo seu trabalho na TV, mas também devido à sua presença nas redes sociais.

Por que a parceria com influenciadores digitais ganhou tanto espaço?

Foto ilustrando a parceria com influenciadores. Essa em específico foi o lançamento da marca GEBEAUTY da Camilla Coutinho.

Existe uma frase muito comum no marketing que é ‘Pessoas compram de pessoas’. Essa expressão resume muito bem como as pessoas tendem a comprar de marcas mais “humanas” que geram simpatia. 

As celebridades da televisão faziam muito sucesso e dominavam as peças de marketing porque as pessoas as viam toda semana na TV. 

Não é exagero dizer que, para a maioria das pessoas, essas celebridades eram vistas como amigas, devido à imensa simpatia que despertavam. 

Entretanto, os influenciadores conseguem esse efeito de forma muito mais intensa, pois as pessoas os acompanham todos os dias. 

As redes sociais aumentaram esse poder que a TV tinha e ainda tem. Não apenas porque as pessoas passam mais tempo com esses influenciadores, mas também porque a internet permite uma maior autenticidade dessas pessoas, gerando ainda mais empatia. 

Dessa forma, quanto mais as pessoas convivem com esses influenciadores, maior será a simpatia por eles. Quanto maior a simpatia, maiores são as chances de venda.

Por que realizar uma parceria?

Vamos pensar juntos: Só é possível ter simpatia por alguém quando se confia na pessoa, concorda? 

Dessa forma, a confiança do público engajado dos influenciadores é transmitida para sua empresa, já que os influenciadores atuam como um selo de garantia. 

Afinal, muitos influenciadores só participam de campanhas de marketing para empresas nas quais realmente confiam, proporcionando segurança ao público. 

O influenciador compreende que isso é fundamental para sua carreira, pois uma vez que seu público perde a confiança nele, sua carreira como influenciador chega ao fim. 

Dessa forma, estabelecer uma parceria sólida com um influenciador é extremamente benéfico tanto para sua empresa quanto para o próprio influenciador. 

Além disso, a parceria apresenta outras vantagens:

  • Os influenciadores podem não ser conhecidos em todo país, mas eles têm a confiança do nicho que sua empresa quer atingir;
  • A campanha de marketing pode ser muito mais flexível com vários modelos que funcionaram no passado e ainda funcionam;
  • O investimento é sempre relacionado com o impacto que o influenciador pode ter, ou seja, quantas pessoas ele consegue atingir;

Parceria com influenciadores: como encontrar os melhores para sua empresa?

A parceria com influenciadores, geralmente, intimida as empresas, pois precisam procurar a pessoa perfeita como parceiro. No entanto, por ser um tema considerado novo, muitos negócios não têm ideia de como começar. 

Dessa forma, vamos apresentar o passo a passo do que você pode fazer para encontrar o melhor parceiro possível.

1 – O tamanho do seu negócio deve refletir o parceiro que você precisa buscar

O primeiro passo é uma autoavaliação do seu negócio e do impacto que ele tem em sua região ou país. Por exemplo, se sua empresa é bastante relevante em sua cidade, comece procurando um influenciador local. 

Se sua empresa tem relevância em seu estado, é importante buscar um parceiro influente nessa área. Dessa maneira, você pode filtrar sua pesquisa entre os influenciadores e criar uma lista para entrar em contato.

2 – Entrando em contato apenas por e-mail

O segundo passo também funciona como um filtro para distinguir entre influenciadores profissionais e aqueles que estão começando. Nossa recomendação é entrar em contato apenas com influenciadores que disponibilizem um e-mail para contato. 

Isso representa um filtro significativo, indicando que esses influenciadores desejam manter uma abordagem profissional em suas parcerias, o que é um sinal positivo. 

Claro, é possível considerar influenciadores em início de carreira, mas a falta de experiência pode ter impactos negativos em sua marca, então a decisão fica ao seu critério.

Para redigir o e-mail, basta expressar o interesse de sua empresa em estabelecer uma parceria. Assim que o influenciador responder, solicite a ele(a) a quantidade de visualizações nas redes sociais no último mês. 

Dessa forma, você terá uma base do alcance que as redes sociais do seu negócio podem alcançar por meio da parceria.

3 – Negociando valores

É crucial verificar a quantidade de visualizações nas redes sociais, pois essa é a melhor maneira de medir o engajamento do influenciador. Afinal, um influenciador pode ter milhares de seguidores, mas o engajamento pode ser baixo. 

Nesse caso, sua empresa não terá um retorno significativo se utilizar apenas a métrica da quantidade de seguidores.

Antes de iniciar uma parceria a longo prazo, é recomendável realizar um teste pago com o influenciador e avaliar os resultados. 

A melhor forma de verificar a eficácia do teste é analisar o custo por seguidor ou visualização no perfil da sua empresa, ou seja, qual foi o custo de atrair os seguidores daquele influenciador para o seu perfil. 

Realize alguns testes com diferentes influenciadores e compare os resultados para tomar decisões informadas sobre quais influenciadores escolher para parcerias de longo prazo.

Parceria com influenciadores: como o Postgrain pode ser vital para o seu negócio

Fazer parcerias com influenciadores é apenas um dos pilares de uma empresa bem-sucedida nas redes sociais; as maiores empresas dessas plataformas utilizam o Postgrain. 

Esta ferramenta proporciona o gerenciamento abrangente de suas redes sociais, englobando o agendamento de posts, a interação com seus clientes em um único local e a geração de relatórios precisos sobre o desempenho da sua presença online.

Grandes empresas como a Globo, as lojas Renner, GNT, C&A, Marisa e muitas outras utilizam essa ferramenta vital. Clique aqui e confira mais das funcionalidades do Postgrain.