Páscoa no Instagram: Ideias de Conteúdo Criativo

Páscoa no Instagram: Ideias de Conteúdo Criativo

por Larissa Ferreira

Publicado em 28 de março de 2024

A Páscoa no Instagram da sua marca pode trazer diversos benefícios e neste conteúdo vamos mostrar como criar conteúdo criativo para essa época do ano.

Páscoa no Instagram: Primeiros Passos

Antes de falarmos dos melhores conteúdos, precisamos ter certeza de que tudo está no lugar com o seu perfil. Dessa forma, considere este primeiro tópico como um checklist para deixar seu perfil preparado para os melhores conteúdos.

Defina seus objetivos 

Toda marca comemora a Páscoa por diversos motivos, mas o principal deles é o fato de ser uma atração a mais para os clientes. Dessa forma, o primeiro passo é pensar em como sua marca se relaciona com a festa. 

É importante definir seus objetivos para verificar qual foi o desempenho dos conteúdos e o que você pode mudar no próximo ano ou na próxima festa comemorativa. 

Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo. Vamos mostrar os principais objetivos e como medir cada um usando os principais indicadores.

  • Se o seu objetivo é fazer mais vendas com a Páscoa, utilize o ROI (Retorno sobre o Investimento). 
  • Caso o seu objetivo seja atrair mais leads, utilize a taxa de leads como indicador de sucesso da estratégia. 
  • Se o seu objetivo é atrair mais visitantes para sua conta no Instagram, utilize a taxa de visitantes comparando o mês anterior à Páscoa e o período atual.

Prepare a estratégia certa 

Como mencionado anteriormente, as empresas comemoram a Páscoa considerando-a uma atração para os clientes. No entanto, nem todas as marcas utilizam a mesma estratégia, não é verdade? 

Algumas oferecem ovos de Páscoa como brinde, outras fornecem descontos de Páscoa em seus produtos, enquanto outras criam produtos personalizados para a época da Páscoa, entre outras abordagens. 

Com base na idade de sua audiência, você pode entender qual é a melhor estratégia de marketing para garantir mais faturamento nesta época do ano. 

Se estiver na dúvida sobre qual estratégia de marketing usar com base na Páscoa, recomendamos o eficaz desconto de Páscoa em seus produtos ou serviços. É simples e funciona para qualquer marca.

Deixe o seu perfil com a cara da páscoa

Como último dos primeiros passos, deixe o seu perfil com a cara da Páscoa modificando a foto de perfil, seus destaques e até mesmo sua biografia. 

Este passo é muito importante porque não só traz consistência entre perfil e conteúdo, mas também mostra para o seguidor menos ativo que visitou o seu perfil que algo de novo está acontecendo com sua marca.

  • Mude a foto de perfil fazendo pequenas alterações, por exemplo, colocando uma cenoura ou orelhas de coelho no logo da sua marca. 
  • Para seus destaques, altere a foto de destaque de cada um trazendo um elemento da Páscoa ou modificando a cor para a paleta de cores da comemoração, como laranja, branco ou rosa. 
  • Mude sua biografia um pouco alterando os emojis usuais para algum emoji com elemento da Páscoa, como cenouras, coelhos ou chocolate. 
  • Mude o conteúdo da sua biografia apenas se houver uma promoção acontecendo; caso esse seja o caso, utilize um novo link na sua bio com a promoção ou desconto.

Busque inspiração em outros perfis

Os maiores perfis do nicho da sua marca vão naturalmente fazer conteúdo sobre o tema. Portanto, é interessante fazer uma rápida pesquisa nos maiores perfis para obter inspiração de alguns conteúdos. 

O mais importante é verificar o número de interações (curtidas, comentários e visualizações) e comparar os conteúdos que tiveram mais interação para ficarem na sua lista de prioridades.

Páscoa no Instagram: Melhores Conteúdos para Qualquer Marca

Páscoa no Instagram

Agora que você já executou os primeiros passos essenciais, vamos aos melhores conteúdos que qualquer marca pode postar em seu perfil.

Bastidores de alguns processos da empresa na páscoa

Caso a empresa esteja decorada e os colaboradores estejam com uma rotina um pouco diferente do usual pela Páscoa, é interessante mostrar esses bastidores no Instagram. 

Além de deixar os seguidores mais próximos da marca, também é uma ótima oportunidade para mostrar alguns processos para os clientes e explicar esses detalhes da produção da empresa. 

A melhor forma de mostrar esses bastidores é pelo stories, afinal, é algo passageiro e não ocupa espaço na linha de conteúdo principal da Páscoa.

Mostre ações sociais da marca nessa época do ano

Na Páscoa do ano passado, o iFood mostrou que arrecadou mais de 20 mil chocolates para a ONG Voz das Comunidades. Sua marca pode mostrar como a empresa está ajudando causas sociais nesta época do ano. 

Muitas ONGs e projetos estão precisando de ajuda, e apoiar e compartilhar pode ser positivo tanto para a empresa quanto para a causa social em si, pois seus clientes ficarão sabendo. 

Recomendamos que compartilhe um post no formato de imagem sobre o resultado do apoio ou um vídeo dos bastidores da ONG, se for permitido.

Faça parceria com influenciadores da sua região

Uma ótima forma de criar conteúdo efetivo é estabelecer parcerias com influenciadores da sua região para atrair os seguidores deles para o perfil da sua marca. 

Recomendamos que o influenciador faça referência a uma promoção, desconto ou qualquer outra estratégia de marketing que sua marca tenha escolhido nos primeiros passos. 

O mais importante é fazer parceria com um influenciador que tenha um público semelhante ao da sua marca, pois isso garante mais assertividade no anúncio. Geralmente, os influenciadores fornecem informações ou mostram os dados demográficos da maioria do seu público.

Páscoa no Instagram: Por que Criar Conteúdo para a Páscoa?

Você pode ter clicado no nosso conteúdo ainda com um pouco de dúvida sobre aderir ou não à época do ano no seu perfil. Entretanto, existem uma infinidade de motivos para trazer a Páscoa para seu perfil.

  • Grande oportunidade para vendas, afinal, os consumidores estão acostumados às ofertas de Páscoa.
  • Conexão emocional com o cliente, afinal, a Páscoa é uma época especial para a maioria das pessoas.
  • Oportunidade para apoiar ações sociais e incentivar que seus leads, seguidores e clientes façam o mesmo.
  • Aumentar sua base de leads ou base de seguidores porque as palavras-chave da Páscoa estão em alta.
  • Diferenciar sua marca da concorrência, afinal, muitos dos seus concorrentes diretos não vão fazer conteúdo para a Páscoa.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muitas outras estratégias!

Páscoa no Instagram

Crie agora sua conta e use o cupom acima para GANHAR esse super bônus!