Novo nome, nova marca, estamos de cara nova: agora somos POSTGRAIN! Saiba mais
Cadastre-se
Por
Lucas Lima
11/09/2017
às 16:05

Por que usar o Boomerang no Instagram de forma estratégica?

Além de ser uma das maiores redes sociais atualmente, o Instagram segue se fortalecendo enquanto empresa. E, procurando sempre inovar, lança funções e aplicativos relacionados ao seu produto principal de tempos em tempos.

Um desses aplicativos é o Boomerang, lançado em 2015 e, aos poucos, incorporado às diversas funções do Instagram. Usá-lo é simples. O app nada mais é do que uma câmera que grava pequenos vídeos repetitivos, semelhantes a GIF’s, que podem ser usados de diversas maneiras.

Se você trabalha com redes sociais, muito provavelmente já conhece o Boomerang. Mas o que você talvez não saiba é que ele tem um grande potencial de impulsionar estratégias de marketing. Quer saber o porquê? Então, continue acompanhando este artigo, pois listamos os 5 principais motivos para se usar o Boomerang no Instagram de forma estratégica!

1. Popularidade

Os GIF’s são, talvez, a mídia mais conhecida e popular na internet. Há muitos anos, quando as capacidades de armazenamento e velocidade não estavam disponíveis para todos, era preciso desenvolver um tipo de arquivo visual que fosse leve e, ao mesmo tempo, possuísse movimento.

Para suprir essa necessidade, foi criado o GIF, sigla para Graphics Interchange Format, que nada mais é do que um formato de arquivo que apresenta um intercalamento de linhas de pixels, facilitando o carregamento da imagem. E o recurso utilizado para dar movimento às imagens é aquilo que chamamos de GIF animado (ou seja: uma sequência de imagens reproduzindo em loop).

Impressionantemente, o GIF, lançado há 30 anos, se manteve popular até hoje. E é por isso que o potencial de popularidade do Boomerang é tão grande. Ainda que não seja tecnicamente um GIF, os arquivos gerados por ele cumprem a mesma função: dar vida a uma cena sem, necessariamente, gerar um arquivo de vídeo muito grande.

Enquanto a linguagem vem se mostrando em constante evolução e cada vez mais gráfica, os vídeos produzidos no Boomerang têm o poder de se espalharem com muita facilidade. Isso ocorre porque são leves e atraentes.

2. Simplicidade

Se você já usou o Boomerang alguma vez, deve ter percebido o quanto ele é simples. Basta tocar um botão enquanto alguma ação acontece na cena e o aplicativo, então, captura várias imagens em sequência. Alguns segundos depois, o vídeo já está pronto para ser compartilhado.

Muitas pequenas e médias empresas estão direcionando suas atenções para as redes sociais como possibilidades reais de conquistar clientes e agirem como ótimas plataformas de marketing. O grande problema é que, na maioria das vezes, essas companhias não possuem muitos recursos para investir em setores e campanhas de marketing de grande complexidade.

Ainda que um conteúdo de qualidade e bem-feito seja muito atrativo, é possível explorar uma fatia do público que consome preferencialmente anúncios simples e rápidos. E, dada a sua simplicidade, o Boomerang se torna uma ferramenta de marketing muito fácil de ser absorvida por essas pequenas e médias organizações, sendo necessário apenas ter criatividade!

3. Liberdade de criação

Por falar em criatividade, esse é um ponto que vale a pena ser tocado. Já se sabe que, na internet, não necessariamente as campanhas de maior investimento serão as de maior sucesso. Na verdade, muito do material que viraliza na rede tem muito mais a ver com a criatividade do que com a qualidade técnica.

Tendo em mãos uma ferramenta simples e que não requer grandes investimentos financeiros, é seu papel dar vida a um conteúdo criativo e com potencial de cativar clientes. Muitas empresas conseguem um boom em suas vendas a partir da criação de um vídeo viral. Por isso, abuse da sua criatividade e faça um vídeo que será compartilhado por milhões de clientes em potencial!

4. Alta capacidade de compartilhamento

O Boomerang produz vídeos curtos. E, caso você não saiba, essa é a forma de mídia mais facilmente compartilhada na internet. Por isso, utilizar os vídeos do aplicativo em campanhas de marketing é uma ótima maneira de fazer com que elas sejam exaustivamente repassadas entre as pessoas.

Devido ao alto acesso à internet por meio de smartphones, profissionais de organizações que conseguem integrar esse tipo de plataforma às suas campanhas saem na frente. Isso significa que, com o Boomerang, pensar nos smartphones e nas redes sociais como primeira plataforma de divulgação é uma estratégia muito acertada.

Levando em consideração a quantidade de conteúdo compartilhado na internet ao unir a praticidade e a simplicidade do aplicativo, o fato de que vídeos curtos são altamente compartilháveis e, ainda, uma boa dose de criatividade, é possível criar uma campanha de marketing de sucesso — e baixíssimo custo.

5. Possibilidade de uso em várias plataformas

Devido ao tamanho reduzido e à praticidade para compartilhar, os vídeos de Boomerang não precisam ficar, necessariamente, apenas em formato de publicação no Instagram. Redes integradas, como o próprio Facebook — que, na verdade, é dono do Instagram hoje (e também do WhatsApp) — podem funcionar como caminhos alternativos de compartilhamento e viralização dos materiais produzidos.

Também é preciso citar que, dentro do próprio Instagram, uma função vem ganhando destaque já há algum tempo: o Stories. E, convenhamos, essa novidade já desbancou o SnapChat como plataforma de “vídeos com prazo de validade”.

Justamente por isso, o próprio Instagram introduziu, dentro da sua função Stories, o Boomerang como um modo de captura. E, se o próprio Facebook já percebeu o poder do aplicativo como uma ferramenta para a rede social, por que você não pode explorar suas funcionalidades? Abuse da criatividade e compartilhe seus vídeos de todas as maneiras possíveis!

O Instagram vem se apresentando como uma das redes sociais mais ativas e utilizadas dos últimos anos. Estudar suas tendências e ferramentas é quase uma obrigação para qualquer profissional de marketing (ou empresa) que pretende aumentar suas vendas em um mercado cada vez mais competitivo.

Dito isso, o Boomerang no Instagram possui um enorme potencial a ser explorado, principalmente devido à sua simplicidade e atratividade. E você? Gostou do artigo de hoje? Não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar a levar conhecimento para seus amigos!