Portfólio de Social Media: Como criar o Melhor e Ter Mais Clientes? Guia Completo [2024]

Portfólio de Social Media: Como criar o Melhor e Ter Mais Clientes? Guia Completo [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 02 de abril de 2024

Portfólio de Social Media: Como criar o Melhor e Ter Mais Clientes?

Portfólio de social media é fundamental para conseguir mais clientes e mostrar experiência, qualidade do seu trabalho e gerar confiança. Tudo isso com o mesmo documento. 

Neste conteúdo, vamos mostrar como você pode fazer o seu portfólio de social media mesmo que esteja começando agora.

Um verdadeiro guia completo para criar o melhor modelo possível!

Portfólio de Social Media: Por que é Importante?

Se você está começando ou já possui alguma experiência, não pode esperar mais para começar o seu portfólio de social media. Afinal, como falamos desde o primeiro parágrafo, ele é fundamental.

O que é portfólio?

O portfólio é um documento que possui uma coleção das melhores publicações que você fez, incluindo imagem, vídeo, legenda, hashtags usadas e o resultado de suas campanhas, sejam elas de forma orgânica ou paga. 

Perceba que falamos da coleção das melhores publicações e campanhas. Dessa forma, não se trata de um conjunto com todos os seus trabalhos, apenas os melhores que você fez.

Construção de confiança

Conquistar clientes é conquistar a confiança deles, e um portfólio é fundamental para esse aspecto tão importante do mundo das vendas.

Afinal, um portfólio de social media é a prova viva de que você conseguiu entregar resultados tangíveis e agregar valor para outros negócios. 

O seu potencial cliente vai pensar da mesma forma, já que você entregou resultados para outros negócios, poderá entregar resultados para ele também.

Destaque no mercado

Existem diversos profissionais de social media pelo Brasil e mundo, mas cada um vai ter suas habilidades, experiência e histórico profissional. Ou seja, ter um documento é uma melhor forma de destacar suas habilidades frente à concorrência. 

O objetivo com o portfólio não é mostrar que você é o melhor em todos os casos, mas sim o melhor para aquele cliente.

Por exemplo: imagine um perfil de uma marca de futebol que você não tem experiência e nem interesse nesse tema. 

Mesmo sendo um profissional incrível e com um ótimo portfólio, talvez não tenha a expertise específica que esse tema precisa e, com isso, não vai gerar resultados significativos para esse cliente.

Entretanto, o mesmo vale em uma situação contrária. 

Se você tem experiência, expertise e gosta daquele determinado assunto, é a pessoa mais indicada para aquele cliente.

 Portfólio de Social Media

Leia também:

COMECE AGORA!

Portfólio de Social Media: Como Criar o seu Passo a Passo?

Agora que você sabe a importância de um portfólio de social media, vamos mostrar o passo a passo de como criar o seu, mesmo que você esteja começando nessa profissão agora.

Passo 1: Consiga experiência – É mais fácil do você imagina

Primeiramente, é necessário conseguir experiência, e você só consegue realizando o trabalho de criar uma estratégia, calendário de conteúdo, conteúdos, legendas e acompanhar resultados. Essa parte prática é fundamental e você pode conseguir de duas formas:

  • Oferecendo seus serviços de graça para ganhar mais experiência e recomendação dos primeiros clientes.
  • Realizando projetos pessoais de temas relevantes.

A realidade é que mesmo estudando muito, é necessário oferecer seus serviços de graça no início para diferentes clientes até conseguir experiência e recomendação. Afinal, você ainda não tem o conhecimento prático e ainda está aprendendo. 

O mais importante aqui é pedir feedback do cliente, uma recomendação sobre você e o seu trabalho. Se for um vídeo, é ainda melhor, mas pode ser por texto também.

Entretanto, você pode optar por começar um perfil sobre um tema relevante. Não é necessário vender nada, apenas produzir conteúdo e gerar bons resultados em conteúdos, seguidores, interações e impacto nesse tema. Alguns temas fundamentais são:

  • Direito
  • Programação
  • Administração ou Gestão
  • Cuidados com animais de estimação
  • Marketing digital
  • Finanças e economia
  • Esportes (Principalmente futebol)
  • Notícias gerais (Sobre famosos, políticos e etc)

A dica aqui é que você comece com um perfil de um tema que você mais conhece e gosta, mas faça conteúdos de todos eles. Afinal, o seu portfólio pode ter vários conteúdos, mas resultados de apenas um perfil para começar.

Passo 2: Selecione os trabalhos mais relevantes e organize uma apresentação

Se você está começando agora, o ideal é colocar todos os seus trabalhos de temas diferentes. Se você já tem alguma experiência, organize os melhores e mais recentes, além de, claro, aqueles conteúdos que geraram mais resultado. 

Ao escolher os trabalhos mais relevantes, você vai organizá-los como uma apresentação seguindo o seguinte roteiro:

  1. Apresentação de quem você é, tempo de experiência e marcas que você já trabalhou.
  2. Apresentação dos resultados gerados para seus clientes mais surpreendentes ou que você conseguiu em seus projetos pessoais.
  3. Mostre conteúdos relevantes ao lado de informações sobre o projeto, como objetivos, o que você fez e o feedback do cliente.
  4. Fale sobre alguns cursos que você fez ou está fazendo para demonstrar que você sempre está buscando mais conhecimento.

Softwares como Canva, GIMP e Photoshop são muito interessantes para você organizar essa apresentação.

Passo 3: Adapte o seu portfólio de social media para o potencial cliente que enviar

Aqui vai uma das dicas mais importantes: o envio do seu portfólio, que preferencialmente deve ser em PDF, pois é o formato mais aceito para e-mails, WhatsApp ou qualquer outro lugar que você deseje enviar para seu cliente. 

Após terminar sua apresentação com o seu portfólio de social media, recomendamos que você crie dois. Um que você fez no passo anterior e um segundo personalizado para o cliente que você vai enviar. 

Esse segundo personalizado segue os mesmos passos que falamos anteriormente, mas focado para um tipo de cliente. Por exemplo, imagine que você vai mostrar o seu portfólio para uma loja; esse segundo portfólio personalizado terá apenas seus trabalhos relacionados à moda. 

Afinal, não é interessante para uma loja ver seus trabalhos de programação, direito e outros temas além de moda, não é verdade? Se você estiver começando, provavelmente só ficará com o primeiro portfólio mais geral, e tudo bem, mas com o tempo você vai fazendo o segundo. 

Ao ter o segundo portfólio focado em apenas um tema específico, você pode enviar para clientes com o mesmo tipo de negócio. 

Recomendamos que você faça um portfólio específico com trabalhos de apenas um nicho. Caso você esteja falando com o cliente de um nicho novo para você, basta enviar seu primeiro portfólio mais geral.

GANHE 1 mês de GRAÇA clicando aqui!

Portfólio de Social Media: O que Pode ou Não Ter?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre alguns elementos que recomendamos que você tenha no seu portfólio de social e outros elementos que não é interessante ter na sua apresentação. Nós recomendamos que você tenha os seguintes itens:

  • Testemunhos e recomendações dos seus trabalhos.
  • Métricas e resultados mais comuns, como CTR ou ROI.
  • Exemplos de trabalhos anteriores.
  • Cursos que você já fez.
  • Seus projetos pessoais nas redes sociais.

Agora vamos falar dos itens que você deve evitar ao fazer o seu portfólio, pois são elementos negativos ou ilegais.

  • Informações confidenciais dos clientes, como estratégias futuras ou dados privados dos clientes.
  • Excesso de texto, afinal, portfólios são resumos e destaques da sua carreira até agora.
  • Conteúdo já antigo. Busque sempre atualizar o seu portfólio com conteúdos mais recentes que você fez.
  • Se você trabalhou com outro social media em um projeto, fale que os resultados não são apenas seus, mas da equipe.
  • Promessas de resultados. Afinal, cada perfil pode se comportar de uma forma diferente e você não pode dizer que promete certos resultados. Apenas mostre os resultados mais comuns sem promessa.
  • Conteúdo que não foi relevante para seu cliente ou teve poucas interações.

Gostou do nosso conteúdo para você social media? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais!

Assista também!