5 dicas para divulgar seu portfólio no Instagram

5 dicas para divulgar seu portfólio no Instagram

por Stella Caroline

Publicado em 28 de maio de 2020

O portfólio online é uma vitrine importante em qualquer carreira. E, se você trabalha com a criação de materiais visuais como é o caso de designers ou fotógrafos, sabe que é ainda mais essencial. Além de dar visibilidade aos projetos e apresentar suas qualificações como profissional, é aquela ponte que te mantém conectado com as oportunidades. Afinal, o portfólio representa você no mercado. 

No universo online, as redes sociais são excelentes meios de divulgação. O Instagram principalmente, pois possui um grande apelo visual aliado à facilidade de compartilhamento. Se organizado da forma correta, pode se tornar uma extensão poderosa de apresentação do seu trabalho. O melhor é que você não gasta nada! 

Nesse artigo, vou te mostrar cinco dicas fáceis e que você pode usar hoje mesmo para divulgar seu portfólio no Instagram. Vamos nessa? 

Primeiro de tudo: priorize seus projetos!

Dependendo do tempo da sua trajetória profissional, é possível que você tenha um arsenal grandioso de trabalhos para mostrar. Por isso, é importante fazer uma seleção dos principais projetos e apresentá-los de forma criativa. Fazer esse filtro ainda é difícil? Então, seguem alguns parâmetros que você pode considerar para selecionar quais trabalhos vão compor o seu portfólio online: 

  • DIFERENCIAL

    Analise e apresente os trabalhos que mostrem sua principal habilidade. Use sua experiência para chamar atenção de quem irá receber o material. Por exemplo, você é um designer que sabe trabalhar com motion? Deixe isso claro e em evidência no seu perfil;

  • NOTORIEDADE

    Sabe aqueles projetos que te destacaram da multidão, foram premiados e receberam críticas positivas? Pronto. Esses devem sempre estar no portfólio! Afinal, uma porcentagem da sua notoriedade como profissional deve-se à eles;

  • OBJETIVO

    Qual o intuito ao montar o portfólio? Seja para se candidatar a uma vaga específica de trabalho ou simplesmente para apresentar sua experiência ao mercado, é importante reunir os projetos que estejam alinhados com o seu objetivo principal. Ou seja, se você está de olho em uma vaga específica, dê prioridade às experiências que mais se relacionam com aquele trabalho e que podem mostrar que você é a pessoa certa para a oportunidade.

Esses são alguns princípios básicos que você pode utilizar inicialmente como filtro. E, claro, fique à vontade para criar uma estrutura própria que tenha personalidade e mostre seu diferencial. Afinal, quanto mais originalidade no processo, melhor!  = )

Online: o Instagram é um grande aliado! 

Além das vantagens citadas acima, o Instagram, permite também que você interaja com os seguidores em tempo real e faça a integração com outras plataformas como Facebook, Twitter, Tumblr, Spotify. Facilitando assim seu trabalho como marca no digital. Mas vamos direto ao ponto: como o Instagram pode te ajudar nesse processo? Separamos 5 dicas para você divulgar o portfólio no Instagram: 

1. VOCÊ É ÚNICO!

Tanto no ambiente profissional quanto social, você é UM. Por mais que haja adequações no comportamento e vestuário, na essência, permanece a mesma pessoa. Então, você pode mesclar, tranquilamente, conteúdo de cunho pessoal com seus projetos profissionais. Alinhando os dois, você pode conquistar a credibilidade e confiança do público, pois a audiência gosta de ver a realidade e se identifica com conteúdos mais “humanos”. Mas lembre-se: mantenha a organização e coerência. É o seu portfólio! 

Caso você opte por manter um perfil só para tudo (pessoal e trabalho), não esqueça de transformá-lo numa conta profissional. Esse passo é importantíssimo para que você tenha:

  • Acesso às métricas referentes às suas publicações e seguidores pelo Instagram Insights; 
  • Categorização do seu perfil para ajudar na divulgação, ou seja, a descrição da sua profissão embaixo do seu nome, sem que você precise inserir a informação em texto na bio; 
  • Botões interativos: telefone, endereço e e-mail (facilita o contato do visitante com você!).

E muitos outros benefícios que você pode conhecer detalhadamente no nosso artigo sobre Instagram Business! =D 

Caso você queira separar totalmente os ambientes, não tem problema! Basta criar um perfil exclusivo para seus projetos profissionais. A regra básica e essencial é que você precisa zelar pelo planejamento e organização da sua página.

2. CASA ORGANIZADA A VISITA SEMPRE VOLTA

Prezar pela estética do feed no Instagram é muito importante quando você quer utilizar sua conta na rede social como portfólio.  Demonstra cuidado com o perfil, deixa ele mais atraente para os visitantes e desperta o interesse de marcas e empresas pelo seu trabalho. Ah! Vale lembrar que é uma excelente “porta” para parcerias! 

Então, dedique um tempo para analisar a melhor forma de organizar o feed (mosaico, colunas, quebra – cabeça, entre outros), planeje bem o conteúdo para que fique alinhado com o estilo que pretende seguir e comece a expor seus projetos. Não há quem não se encante por um feed harmônico e uma identidade visual marcante! 

Um exemplo foi o que @oboticario fez. Durante a campanha de dia das Mães, a marca investiu num feed organizado por tons e olha como o resultado estético do perfil ficou bacana. Fica aí a inspiração! 😉

Captura de tela do perfil da Boticário no Instagram

3. USE UM AGREGADOR DE LINKS NA SUA BIO

Até o momento, o Instagram, só permite um link clicável na bio. Se você possui diversos conteúdos online e deseja compartilhar com o público, usar um agregador de links é uma ótima saída. Assim, com apenas um clique, você permite que os seguidores e as empresas acessem todos os seus projetos. 

O Linklist é uma opção totalmente gratuita e completa para resolver esse problema. Além de criar e personalizar listas de links, é possível fazer integrações com outros aplicativos como o Spotify e YouTube e até acompanhar as estatísticas de cliques dos links. 

Para utilizar, basta clicar nesse link, fazer um cadastro e personalizar a lista de links. 

Linklist é o agregador de links gratuito do Postgrain

4. ATENÇÃO ESPECIAL AOS STORIES E DESTAQUES

Quer propagar ainda mais o conteúdo? Pode apostar em link no story! Caso você não queira expor todos os projetos no feed do Instagram, pode utilizar esse recurso para levar os seguidores para o site ou plataforma (Behance, Pinterest, Linkedin) onde você exibe seu portfólio de forma mais completa. 

Infelizmente, essa é uma opção que não está disponível para todos os perfis. É necessário atender a alguns requisitos para que o recurso seja liberado como ter um perfil comercial, possuir mais de 10 mil seguidores e ter a opção de link ativa. De toda forma, há sempre a possibilidade de criar um anúncio para ativar a opção de link nos stories. Essa é, com certeza, uma ferramenta que você deve considerar para gerar tráfego e auxiliar na divulgação de conteúdos online. 

Olha só o exemplo da designer e criadora de conteúdo, Vanessa Dutra ( mais conhecida pelo perfil @sereiahipster ), que produz diversos filtros divertidos para o Instagram. Em um dos trabalhos que fez com parceria, ela utilizou o link no Story para divulgá-lo: 

Captura de tela de um story do perfil sereiahipster no Instagram

Os destaques também são excelentes para apresentação de trabalhos importantes. Pois, você pode montar galerias, categorizá-las e deixá-las expostas no perfil pelo tempo que desejar (lembra de atualizar sempre, tá?). O fotógrafo @cesinha utiliza-os bastante para expor seus trabalhos fotográficos.

Captura de tela dos destaques no perfil do Cesinha no Instagram.

5. APOSTE NO IGTV PARA PRODUÇÕES MAIS CRIATIVAS!  

O IGTV vem conquistando o coração dos instagrammers e, acredite, pode te ajudar muito na divulgação do portfólio! A ferramenta permite que a gente publique vídeos mais longos e isso a torna uma grande aliada no processo criativo: solte a imaginação e monte uma apresentação divertida e mais dinâmica mostrando seus projetos no formato de vídeo! 

Muitas marcas e famosos já utilizam o IGTV como um canal para divulgar novos produtos, trabalhos e produzir um conteúdo mais interativo. Por que não utilizá-lo para convidar as pessoas a conhecerem mais a fundo sua proposta de trabalho?  

Captura de tela da aba de IGTV do perfil da NikeFootball no Instagram

A @nikefootball usa o IGTV para trazer conteúdos sobre os atletas que patrocina e trabalhar algumas campanhas da marca.

Um portfólio no Instagram te permite conquistar novos clientes e oportunidades. De forma simples, você pode começar a montar o seu, mostrando suas habilidades e experiências. 

Gostou das dicas? Se você tiver alguma outra que não citamos por aqui, compartilha com a gente nos comentários! = D