Presença Online como Social Media: Como Construir?

Presença Online como Social Media: Como Construir?

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Sua presença online como social media é fundamental para construir uma carreira sólida e longeva. Neste conteúdo, vamos mostrar como você pode começar a construir essa presença ainda hoje.

Presença Online como Social Media: Por que é Muito Importante para sua Carreira?

Antes mesmo de oferecermos dicas práticas, é fundamental que todos os nossos leitores estejam na mesma página e entendam a importância de serem vistos online como profissionais.

A internet é a melhor forma de expandir seus contatos

A internet é a melhor forma de expandir seus contatos, pois você está literalmente conectado(a) com o mundo inteiro.

Isso permite que você não só seja visto, mas também veja outros profissionais, incluindo recrutadores, potenciais empregadores, oportunidades de networking e possibilidades que seriam impossíveis se você não estivesse online.

Podemos aplicar essa ideia para qualquer grande empresa.

Imagine se a Coca-Cola ficasse apenas como uma bebida regional de Atlanta. Imagine se o McDonald’s fosse apenas um sanduíche local de Illinois.

Expandir sua rede de contatos significa estar à frente dos profissionais que estão apenas na sua região, o que oferece a você uma vantagem competitiva.

Aumenta a credibilidade

Ter um perfil online sólido e robusto garante que você tenha mais credibilidade para uma gama maior de pessoas, como mencionamos anteriormente.

Dessa forma, sua competência é percebida de maneira diferente como profissional.

Afinal, existe uma diferença entre ser reconhecido como o melhor restaurante da cidade e o melhor restaurante do país, não é verdade?

Portanto, ao estar presente na internet e entrar em contato com mais profissionais de alto calibre, você também será reconhecido como um profissional em um nível muito mais amplo do que os demais.

Oferece opções e novas oportunidades

Por fim, ter essa presença digital oferece oportunidades e opções para você como profissional que não teria se estivesse apenas na sua região.

Com mais pessoas solicitando seus serviços, é possível ganhar mais dinheiro, escolher em quais projetos e até mesmo empresas trabalhar, além de estar em contato com diferentes experiências que só vão enriquecer seu histórico profissional.

Leia também: Social Media: 6 dicas infalíveis para montar uma estratégia eficaz [2024]

Presença Online como Social Media: Como Criar um Perfil Modelo? 

Agora que você entendeu a importância de uma presença digital, vamos mostrar na prática os pilares fundamentais de um perfil modelo. 

Ou seja, aquele perfil que consegue atrair uma gama de clientes e empresas por mostrar o seu melhor de forma eficaz. Pense no seu perfil como um anúncio para empregadores, onde eles não conseguem ignorar você.

Foto profissional 

As aparências importam e ignorar esse aspecto nas relações de trabalho não é eficaz. Dessa forma, o primeiro passo para qualquer perfil modelo é ter uma foto profissional. Nossa recomendação é que você tire uma foto específica para o seu perfil e não utilize uma foto antiga, pois ela estará em um contexto diferente.

Busque utilizar uma vestimenta equilibrada, nem tão formal e nem tão casual. Tente encontrar um lugar com boa iluminação e certifique-se de que seu rosto esteja visível. Se possível, dê um sorriso para a câmera.

Sua experiência fala por você

Destacar suas realizações, responsabilidades, certificações e experiências de sucesso faz com que os recrutadores não esqueçam de você. Portanto, não tenha medo de mostrar o que você já fez e o que você faz.

Essas informações são extremamente relevantes, pois exemplificam as qualidades que as empresas estão buscando.

O que é melhor: Falar sobre sua habilidade de liderança ou mostrar os resultados da sua equipe enquanto você está liderando?

Resultados, conhecimento e principalmente experiência definem quem você é como profissional para as empresas.

Recomendações fazem uma grande diferença

Por fim, peça recomendações de seus supervisores e colegas anteriores para colocar em seu perfil. Afinal, ter uma pessoa que endosse seus resultados e experiências apenas solidifica seu perfil.

Obviamente, essas palavras precisam ser verdadeiras e genuínas. Além disso, certas recomendações são mais fortes do que outras.

Por exemplo, recomendações por texto são interessantes e válidas, mas vídeos das pessoas recomendando você como profissional chamam muita atenção das empresas.

Presença Online como Social Media: Como Criar Conteúdo como Profissional?

Presença Online como Social Media

Criar conteúdo como profissional é extremamente enriquecedor para seu perfil e sua presença digital.

Além disso, criar conteúdo de qualidade por um longo período torna a escolha das empresas muito mais simples entre você e seus competidores.

Quando falamos em criar conteúdo como profissional, estamos nos referindo a produzir textos, imagens ou até mesmo vídeos que abordam sua experiência e estratégias que você utiliza no trabalho.

Dessa forma, você se tornará não apenas um profissional a ser escolhido, mas também uma referência em seu meio.

Portanto, criar conteúdo como profissional para seu perfil é vital para se destacar diante da concorrência.

Passo 1 – Faça uma lista de temas relevantes para profissionais e empresas

Primeiramente, faça uma lista de temas relevantes tanto para profissionais da sua área como para responder dúvidas, oferecer sua opinião em debates e para as empresas com estratégias e formas de melhorar resultados e métricas. 

Faça uma verdadeira pesquisa com pelo menos dez temas e tenha esses dez temas como alvo.

Ou seja, busque fazer conteúdo sobre esses temas da sua lista para depois fazer uma nova lista.

Passo 2 – Escolha um formato de conteúdo que consegue fazer bem

O segundo passo é escolher um formato de conteúdo no qual você seja competente, pois alguns formatos demandam mais tempo, ferramentas e conhecimento para produzir. 

Portanto, busque criar conteúdo que não sobrecarregue sua rotina e no qual você já tenha habilidade.

Ao produzir o conteúdo, não tenha receio de ser genérico.

Não estamos sugerindo que você seja polêmico ou revele todas as suas técnicas, mas é importante compreender que, para se tornar uma referência, é necessário produzir conteúdo relevante, autêntico e que verdadeiramente auxilie sua audiência na rede social em que você está presente.

No LinkedIn, por exemplo, é bastante comum profissionais de diversas áreas compartilharem conhecimentos e debaterem sobre temas relevantes, oferecendo suas opiniões.

As empresas só se interessarão por você como profissional se você se destacar com seu conteúdo, e para isso é crucial evitar ser genérico.

Passo 3 – Produza o conteúdo de forma consistente

É fundamental que você produza conteúdo de forma consistente, pois isso também é um sinal positivo para as empresas.

Nossa dica é que você já tenha produzido alguns conteúdos antes de começar a postar.

Dessa forma, você garante conteúdo mesmo que ocorra algum contratempo em sua vida.

Com alguns conteúdos extras para postar sempre, é praticamente impossível não manter a consistência.

Para conferir dicas fundamentais para sua vida profissional, continue acessando os conteúdos aqui no nosso blog!