Cadastre-se
Por
Ana Raissa
16/01/2019
às 13:10

Como criar seu filtro de realidade aumentada para o Instagram

A realidade aumentada pode parecer algo bem distante do contexto das redes sociais, não é mesmo? E se a gente te contar que você interage diariamente com esse tipo de tecnologia?

Sim, estamos falando dos filtros do Instagram Stories.

A realidade aumentada, que auxilia muito na resolução de problemas trazendo informações virtuais para o mundo real, hoje pode ser vivenciada por você em pequenas proporções diárias, como jogos, demonstrações e filtros nas redes sociais.

 

A sacada é que os filtros de realidade aumentada (também chamados de AR), mesmo que pareçam bem complexos, são na verdade recursos que permitem a interação do mundo real com a realidade virtual. No Instagram, por exemplo, podemos considerar realidade virtual tudo aquilo se sobrepõe ao que vemos na camêra.  Como os efeitos batons, cores e filtros de gatinho. E é através desse tipo de tecnologia que a plataforma vem oferecendo ao usuário uma nova abordagem de comunicação, mais divertida e certamente mais interativa.

Pode parecer uma grande besteira, mas o que começou como um experimento, hoje serve de entretenimento para as mais de 400 milhões de pessoas que acessam o Stories todos os dias e já chama atenção de grandes empresas, que começaram a perceber o quão valioso esse recurso pode ser para espalhar as marcas entre os usuários.

Posso imaginar que você ficou bem curioso pra saber como adquirir esse tipo de tecnologia, certo? Neste texto, vamos te ensinar como utilizar AR, como criar um para o seu negócio e como as outras empresas estão utilizando a ferramenta.

Como usar os filtros de Realidade Aumentada do Instagram

Para os marinheiros de primeira viagem, utilizar os filtros do Stories dentro da plataforma é bem intuitivo. Logo acima do seu feed comum, você tem o feed dos Stories. Clique no câmera do lado esquerdo da tela ou no símbolo de +.

Em seguida, você poderá ver no canto direito da tela uma carinha. É lá que os filtros ficam armazenados. Selecione-os pra testar como fiz nessa demonstração abaixo.

Tá vendo como é simples? Agora chegou a hora de aprender a criar o seu!

Como criar o seu filtro de realidade aumentada no Instagram

O próprio Facebook percebeu que essa seria mais uma abordagem de sucesso e tornou possível para criadores, influenciadores e até mesmo para marcas a criação de filtros próprios através de um programa chamado Spark AR Studio. O programa é mais uma iniciativa do Facebook para Desenvolvedores e tem o objetivo de proporcionar uma experiência interativa com ou sem o uso de códigos complexos para compartilhar suas ideias com o mundo inteiro.

Mas, calma. Antes mesmo de ter o seu filtro de realidade aumentada publicado, é preciso passar por duas etapas cruciais: se inscrever para fazer parte da fase de testes e, claro, ser aprovado pelo Instagram.

A boa notícia é que você pode começar a criar antes mesmo de ser selecionado para a fase de testes. É que o download do Spark AR está disponível para quem quiser. Ou seja, você pode começar planejar e soltar a sua criatividade enquanto aguarda todo o processo burocrático.

Print da tela de testes do Spark AR

 

O programa é tão intuitivo que, mesmo com o tutorial inteiro em inglês, dá pra aprender os primeiros passos seguindo essas instruções.

Dentro desse link, você poderá acessar toda a documentação requerida pelo Facebook, que explica o processo de aprovação e como submeter o seu filtro para aprovação antes de ser publicado.

O processo de aprovação

Assim que o efeito for encaminhado, ele passará por um processo de revisão, que pode levar de um dia útil a uma semana para receber um feedback. É que todos os efeitos são revisados individualmente, para que a plataforma tenha certeza de que eles seguem as políticas de uso e os padrões da comunidade.

Lembre-se: seu efeito só ficará visível quando for aprovado.

Caso seu efeito seja rejeitado, você vai receber uma notificação. De acordo com os termos de uso, é indicado que você olhe direitinho todos os parâmetros do filtro, edite o que for necessário e tente aprová-lo novamente.

Para mais informações sobre o processo de documentação, clique aqui.

Estratégia de grandes marcas

Até aqui, você deve estar se perguntando: qual dos filtros disponíveis no meu aplicativo são criados por alguma marca? Esses novos filtros ficam escondidos e é preciso de um certo esforço para descobri-los. Por isso, segue aí a dica de alguns:

Disney

A queridinha dos cinemas faz jus ao seu título de inovadora também nas redes sociais. Além dos posts motivacionais e clássicos que sempre hitam no Instagram, eles foram pioneiros na implementação de filtros. É possível alterar entre os dois personagens mais famosos da franquia, o Mickey e a Minnie, com apenas um toque na tela.

Adidas
Sabe aquele estilo retrô que tem se tornado uma grande tendência dentro do aplicativo? A Adidas também notou isso e nos presenteou com um filtro maravilhoso, no estilo VHS, pra dar um efeito super nostálgico ao seu conteúdo.

Buzzfeed

Para divulgar o canal exclusivo para receitas, o Buzzfeed Tasty, foi criado um filtro que casa bem com o conceito dessa conta: fazer com que o usuário se surpreenda.

O mais legal é que, como alguns outros filtros, esse funciona tanto na câmera comum quanto na câmera frontal.

Netflix

Para divulgar uma das novas atrações de streaming, Chilling Adventures of Sabrina, a Netflix criou um filtro com duas camadas bastante diferentes, mas que se relacionam com a história. Você consegue criar dois tipos de stories com um filtro só. Genial, não é mesmo?

Caso você esteja procurando mais material, o Spark AR conta com uma comunidade de criadores bem rica em informações e referências. Faça parte da comunidade para compartilhar as suas tentativas e aprender com quem já está mexendo na plataforma há mais tempo.

A grande sacada

A criação de um filtro próprio é uma jogada de mestre para empresas por um simples fator: para ter acesso a ele, é preciso seguir a marca ou pelo menos visitar o perfil dela para testá-lo.

Outra maneira de ter conseguir acesso é caso um de seus amigos já tenha feito o teste do filtro. Para usar também, é só clicar no nome do filtro na parte superior da tela e ele será adicionado temporariamente a sua lista de filtros.

Os filtros do Instagram precisam de interação e o um fator que traz o potencial viral: o boca a boca. Você pode ter acesso através de um amigo, que já teve acesso através de outro amigo e, assim, o conteúdo tem o potencial de alcançar muitos usuários fora da sua própria bolha.

Conclusão

Apesar de ter um termo bem futurístico, os filtros de realidade aumentada no Instagram tem uma natureza simples, não precisam de códigos complexos e dependem mais da sua criatividade do que qualquer outra coisa.

Então, antes de conseguir a sua aprovação para participar dos testes, coloque o seu potencial em prática. Baixe o programa, crie um conteúdo que se relacione com sua marca, que possa trazer valor e conversar com o conteúdo dos seus usuários de uma forma completamente nova no futuro.