Ícone do site Postgrain

Saiba como recuperar posts apagados no Instagram

Saiba como recuperar posts apagados no Instagram

Quem nunca apagou algo por engano ou simplesmente se arrependeu depois? Com a nova funcionalidade do Instagram, isso não precisa mais ser um problema. Agora, a rede social permite que as fotos e vídeos apagados ainda sejam restaurados, semelhante ao que já acontece, por exemplo, com a Lixeira do computador ou a galeria de fotos do celular.

A novidade foi anunciada em fevereiro de 2021 pela primeira vez e vem sendo liberada aos poucos para os usuários. Em comunicado oficial, o Instagram mencionou que o recurso foi pensado também pra trazer mais segurança aos usuários em relação ao conteúdo de seus perfis para casos de invasão. “Sabemos que hackers às vezes excluem conteúdo quando obtêm acesso a uma conta e, até agora, as pessoas não tinham como recuperar facilmente suas fotos e seus vídeos”, afirmou a rede social.

Continue lendo pra entender quais itens podem ser restaurados e saiba como utilizar o recurso pra recuperar posts apagados no Instagram.

O que pode ser recuperado

A função de resgatar posts apagados vai servir para conteúdos de foto e vídeo publicados no:

O Instagram deixou claro na sua Central de Ajuda que as mensagens apagadas não estão incluídas nessa função. Ou seja: uma vez que você apagar um chat ou cancelar o envio de uma mensagem pra alguém, ela será deletada permanentemente.

Como recuperar posts apagados no Instagram

Se você optar por excluir algum post, ele ainda ficará disponível apenas pra você na aba de Excluídos recentemente por 30 dias. No caso dos Stories, esse período tem uma variação: aqueles que não estiverem nos itens Arquivados só duram até 24h na pasta de Excluídos recentemente. Depois disso, serão apagados em definitivo. 

Passo a passo:

  1. Vá em Configurações clicando nas 3 barrinhas no canto superior direito do seu perfil
  2. Clique em Conta e depois em Excluídos recentemente
  3. Lá estarão disponíveis os posts que você excluiu nos últimos 30 dias, com a contagem indicando quantos dias restam até que sejam apagados permanentemente 
  4. Clique no post desejado, depois aperte nos três pontinhos e selecione a opção Restaurar, caso queira que o post volte pro seu perfil, ou Excluir, caso queira garantir que o post será imediatamente excluído de forma permanente
  5. Em seguida, confirme a opção escolhida e selecione uma forma de verificação pro Instagram confirmar que é você mesmo tentando concluir essa ação. Um código de segurança será enviado pra você e depois é só digitar e clicar em Confirmar!

Confira esse passo a passo em imagens:

Obs: lembre que, se você não encontrar o conteúdo que deseja restaurar na pasta de Excluídos recentemente, pode ser porque o conteúdo já tem mais de 30 dias (ou 24 horas, no caso dos Stories não arquivados). Então fique atento aos prazos pra não se arrepender tarde demais de um post excluído ou só lembrar de recuperá-lo quando não dá mais.

Política de dados

Como explicamos, pros usuários os itens apagados ficam disponíveis pra serem recuperados dentro do prazo de 30 dias. Mas a rede social explicou que, nos seus servidores, os arquivos ainda podem permanecer salvos por 90 dias (com acesso restrito ao próprio Instagram). 

Em comunicado oficial, a plataforma explicou o seguinte:

“Pode levar até 90 dias para concluir o processo de exclusão após seu início. É possível que cópias do conteúdo permaneçam após os 90 dias no armazenamento de backup que usamos para recuperação em caso de desastre, erro de software ou outro evento de perda de dados. Também poderemos manter suas informações para questões como problemas legais, violações de termos ou esforços de prevenção de danos.”. 

Se quiser entender melhor essa parte em mais detalhes, você pode acessar o site do Instagram e ler a Política de Dados da plataforma. 

Achou útil?

O recurso de “lixeira” no Instagram vai ajudar bastante a manter a segurança do seu perfil e garantir que você não vai perder seus conteúdos a toa! Com essa função, incluindo uma a etapa de confirmação, fica até mais fácil confiar em passar a senha do perfil pra alguém gerenciá-lo sem precisar se preocupar em perder suas fotos e vídeos preferidos!

Sair da versão mobile