Redes que mais cresceram em 2024: Veja aqui!

Redes que mais cresceram em 2024: Veja aqui!

por Stella

Publicado em 09 de outubro de 2024

Redes que mais cresceram em 2024 é uma pesquisa muito importante para você, profissional de social media ou criador de conteúdo. 

Afinal, ela pode ajudar a ajustar suas estratégias e entender as próximas tendências que podem surgir aqui no Brasil.

Redes que mais cresceram em 2024: Quais são elas?

Redes que mais cresceram em 2024 é uma pesquisa muito interessante, que mostra que, enquanto algumas novas redes sociais estão crescendo, outras estão perdendo relevância e outras cresceram bastante.

Segundo a pesquisa feita pelo HubSpot, algumas redes sociais estão surpreendendo em 2024 em comparação com o ano passado no mercado americano. Com base nessa pesquisa, vamos mostrar quais podem ser as próximas tendências que podem estar chegando ao Brasil.

Leia também: 

Lemon8

Lemon8 é uma rede social que ainda não chegou ao Brasil, mas tem feito bastante sucesso até agora. Inclusive, a Lemon8 é o mais novo produto da ByteDance, a empresa que também tem o TikTok em mãos. 

A ideia desse novo aplicativo é ser um grande “namoro” entre o Pinterest e o Instagram de alguns anos atrás, com um foco maior em fotos e na busca por inspiração. Segundo informações da pesquisa, o Lemon8 conseguiu crescer 200% em relação ao ano de 2023. 

Esse número se deve ao fato de que a rede social começou recentemente; se continuar a ter sucesso, poderá “nadar de braçada” até alcançar seu ponto de solidez. 

Como a rede social ainda não chegou ao Brasil, não podemos afirmar com certeza que será um sucesso, mas já sabemos que possui um grande potencial.

Tumblr

Não, não estamos em 2012, mas o Tumblr continua crescendo em comparação com outras redes sociais que parecem ter chegado a um platô. 

O foco da rede social, hoje em dia, é criar pequenas comunidades de nicho e produzir conteúdo em texto, como na época em que praticamente todas as pessoas tinham um blog pessoal no início dos anos 2000. 

Segundo a pesquisa, houve um crescimento de 8% em relação a 2023. Pode parecer pouco, não é verdade? Entretanto, precisamos considerar que esses 8% representam um aumento no número de usuários. 

Mesmo que não seja tão utilizado como era antigamente, o Tumblr ainda conta com um número considerável de usuários, somando mais de 135 milhões de usuários mensais em média. É claro que isso nem se compara aos 2 bilhões de usuários ativos mensais em média.

TikTok 

O TikTok também continua crescendo sem parar, o que é impressionante, considerando toda a penetração que a plataforma possui nos principais países. A pesquisa demonstra que o aumento vem de pessoas mais velhas, que aumentaram seu uso em 60%. 

Seguindo o mesmo indicador, a plataforma, no geral, conseguiu 20% a mais de uso em comparação com o ano passado. 

Mesmo com regulações sérias em vários países, a plataforma tem se mostrado bastante forte e cada vez mais inovadora.

Clique aqui e também veja nosso conteúdo de como agendar seus TikToks no Postgrain, aqui mostramos o passo a passo de como realizar esse processo!

Assista também:

Redes que mais cresceram em 2024: Quais plataformas estão perdendo a relevância?

A pesquisa não mostra apenas as redes que mais cresceram em 2024; também são apresentadas as plataformas que estão em queda de popularidade em relação ao ano passado. Neste tópico, vamos destacar as três principais que estão perdendo relevância e possíveis motivos para isso. 

Como se trata de uma pesquisa de um ano para o outro, considere as informações abaixo como um sinal amarelo de alerta que pode continuar até levar a uma situação difícil para os criadores de conteúdo e marcas nessas redes sociais.

Reddit, LinkedIn e X/Twitter

A primeira rede social que experimentou uma queda em comparação com o ano passado foi o Reddit, com uma redução de 28%. 

A rede social é focada em comunidades sobre vários tópicos e discussões, funcionando como vários fóruns na mesma plataforma. Os principais motivos para a queda podem ser:

  • A dificuldade de moderação em cada uma das comunidades é um dos fatores, já que os próprios usuários precisam fazer esse processo com regras mais específicas. Enquanto a rede social foca em regras mais gerais, isso ainda permite alguns casos de toxicidade, por exemplo. 
  • Além disso, por se concentrar nas comunidades, a plataforma pode ser considerada complexa e até confusa para alguns usuários, apesar de sua pequena base de usuários ainda ser muito ativa. 
  • O Reddit foge bastante do padrão das redes sociais dos últimos 10 anos, sendo algo menos pessoal e focado em nichos. Dessa forma, você não tem exatamente amigos no Reddit e não fala sobre sua vida pessoal, o que o torna diferente de plataformas como Instagram, TikTok e X.

A segunda rede social é o LinkedIn, que experimentou uma queda considerável de 22% em comparação com o ano passado. A rede social é focada no mercado de trabalho e no networking de profissionais. Os principais motivos para a queda podem ser:

  • Formas alternativas de se conectar profissionalmente e redes sociais com mais impacto, como o próprio TikTok ou Instagram. 
  • Além disso, recursos considerados obsoletos e a falta de inovações, como vídeos verticais, por exemplo, podem ter contribuído para essa queda.

Por fim, temos o X (antigo Twitter), que sofreu uma queda de 23% em comparação com 2023. O principal motivo foi a aquisição de Elon Musk e sua administração.

Redes que mais cresceram em 2024: O mercado americano reflete aqui no Brasil?

Como mencionamos anteriormente, esses dados são de uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos, e a escolha de abordar essa pesquisa se deve ao fato de que, quase sempre, o mercado brasileiro é afetado pelo mercado americano. 

Se você acompanha as redes sociais de usuários dos Estados Unidos, sabe que muitas tendências surgem lá primeiro e, em alguns meses, já estão por aqui. 

Entretanto, é preciso considerar todas essas informações como um grande sinal amarelo, ou seja, um “grande talvez” em vez de um fato consumado. 

Afinal, redes sociais como Lemon8 ainda não chegaram ao Brasil, o que impede que entendamos o impacto exato dessas plataformas em nosso país. 

Por isso, recomendamos que você, profissional de social media e criador de conteúdo, tenha essas informações em mente para entender futuras oportunidades que podem surgir.

Se você quer ver mais conteúdos estratégicos e informativos como este, clique aqui para ver nosso blog. Aqui, você vai encontrar as últimas tendências e novidades de todas as redes sociais e técnicas de marketing para se manter atualizado.

Banner de divulgação do Postgrain, gerenciador de postagens online.