Redes sociais com Realidade Aumentada

Redes sociais com Realidade Aumentada

por Larissa Ferreira

Publicado em 02 de abril de 2024

Já é uma realidade as redes sociais com  realidade aumentada e nesse conteúdo vamos entender melhor como está essa tecnologia e como criará uma experiência imersiva no futuro.

Redes sociais com Realidade Aumentada: O que é Essa Tecnologia?

A realidade aumentada, conhecida como RA, é a experiência de colocar objetos virtuais em um espaço físico real, criando inúmeras possibilidades com essa tecnologia por meio da interação de usuários. 

Você com certeza já viu um dos filtros nos stories do Instagram onde as pessoas parecem ter objetos em 3D por cima de suas cabeças, isso é um exemplo de realidade aumentada. 

No próximo tópico, vamos mostrar como essa tecnologia está sendo utilizada hoje em dia. Agora é necessário esquecer um pouco as redes sociais para entender como essa tecnologia funciona em outros ambientes.

Por que a RA cria experiências mais imersivas?

Redes sociais com Realidade Aumentada

 

Você provavelmente se lembra quando o primeiro Avatar foi lançado e a febre que foi graças ao uso do 3D no filme de forma nunca vista. 

Foi o primeiro grande filme que usou a tecnologia de forma sólida e com objetivos claros para a experiência de quem assistia. 

A realidade aumentada, assim como outras tecnologias, tem esse poder de criar experiências mais imersivas que não eram possíveis anteriormente e levar o usuário a realizar atividades, se comunicar e até mesmo viver de uma forma diferente. 

Por exemplo, um grupo de amigos pode começar a jogar ping pong apenas com o equipamento da realidade aumentada e uma variedade de outros jogos, tornando aquele momento mais especial pela experiência. 

Da mesma forma, uma empresa pode garantir a produtividade da equipe mesmo no home office com o Apple Vision Pro, que utiliza RA para realizar reuniões rapidamente, manter o time com foco e assim melhorar a experiência do trabalho.

Como a tecnologia funciona?

Em resumo, a tecnologia funciona colocando camadas digitais no mundo físico para interagir com os objetos físicos, principalmente pessoas. 

Essa adição ocorre por meio de vários sensores, incluindo a câmera, que mapeia o local para realizar esse efeito. No momento, a indústria móvel está começando a considerar essa tecnologia, mas no futuro, com certeza, ocorrerá um aprimoramento. 

Se expandirmos mais o uso da tecnologia em outros meios, precisamos considerar equipamentos inteiros que funcionam para comportar essa tecnologia. 

O mais recente é o óculos de RA da Meta. Inclusive, podemos dizer que essa é a empresa que está mais focada em tornar a realidade aumentada (RA) uma realidade acessível para grande parte do mundo.

Redes sociais com Realidade Aumentada: Como a Tecnologia Está Sendo Utilizada Hoje?

Agora que você já entendeu como a RA funciona em outras formas, vamos voltar ao foco do nosso conteúdo para as redes sociais e falar como ela está sendo utilizada hoje em dia.

Elementos em 3D para o rosto

Como falamos no início, hoje as redes sociais estão repletas de elementos em 3D para o rosto, seja puramente estético ou até mesmo com algumas funções como jogos, quiz e muitos outros. 

Apesar de parecer bastante comum hoje em dia, essa tecnologia era impensável há poucos anos atrás. Muitos editores de vídeo utilizam esses elementos diretamente do celular ao invés de usar um software profissional como o Adobe Premiere, por exemplo.

Filtros

Os filtros, apesar de estarem presentes praticamente desde o início do Instagram, estão cada vez melhores. Existem filtros que parecem maquiagens reais, por exemplo, até máscaras completas. 

A única diferença em relação aos anteriores é que não necessariamente são objetos 3D, mas sim alguns elementos gráficos na pessoa que está utilizando e, em alguns momentos, no ambiente. Por serem mais simples, os filtros conseguem passar um aspecto de realidade quando bem feitos.

Animações e objetos no seu espaço

Um dos aspectos mais interessantes da RA é colocar objetos no seu espaço, como uma miniatura de algum personagem de filme na sua mesa, por exemplo. Esses objetos, além de serem divertidos, podem ter um aspecto educativo muito interessante. 

Por exemplo, um professor pode usar um desses objetos para trazer um planeta ou um órgão do corpo humano para dentro da sala de aula. Dessa forma, aumentando o interesse dos alunos e deixando tudo mais lúdico. Você pode testar agora no seu celular:

  1. Pesquise tubarão pelo Google no celular (Android ou IOS)
  2. Clique em “Veja em 3D” (Em alguns celulares estão apenas “3D”)
  3. Clique sobre “Ver em seu espaço” no canto inferior da sua tela
  4. Permita o uso de câmera no seu dispositivo 
  5. Se divirta!

Redes sociais com Realidade Aumentada: Como Será Usada no Futuro?

Como você pode ver no tópico anterior, a realidade aumentada hoje em dia nas redes sociais se resume ainda a atividades simples. Mas, apesar de comum hoje em dia, isso mostra uma grande evolução da tecnologia. 

Dessa forma, existem algumas formas que a realidade aumentada poderá ser utilizada no futuro, de acordo com o metaverso e outros projetos bastante interessantes voltados à experiência do usuário. 

É importante dizer que nenhuma dessas informações é concreta, afinal são previsões feitas por especialistas, mas ainda sim apenas previsões. 

No futuro, pode haver outras tecnologias que transformem a RA ou adicionem muito mais possibilidades do que vemos no momento com o pensamento de agora. Com isso em mente, o que provavelmente vamos ver na realidade aumentada nas redes sociais é:

  • Jogos e esportes em grupo como ping pong, xadrez, pôquer e muitos outros.
  • Estudar com professores e alunos de todas as partes do mundo e trocar conhecimento.
  • Fazer reuniões utilizando redes sociais específicas com esse foco.
  • Fazer transações de elementos virtuais, como itens exclusivos, obras de arte, etc.
  • Interagir com outras pessoas em salas de bate-papo de todo lugar do mundo.
  • Fazer peças de marketing como banners, cartazes, outdoors e outros exclusivos na RA.
  • Participar de shows de música, palestras e eventos em qualquer lugar do mundo.

Essas são algumas previsões bem sólidas e podemos ver algumas tecnologias semelhantes que estão nesse mesmo caminho.

Para conhecer as novas tecnologias, melhores estratégias de marketing digital e tudo sobre as redes sociais continue acessando o nosso blog clicando aqui.