Redes sociais saturadas são um tema muito atual e de grande relevância para marcas e profissionais de marketing.
Neste conteúdo, vamos abordar melhor esse fenômeno e fornecer uma visão detalhada sobre ele.
O objetivo principal é mostrar os sinais claros de que suas redes sociais estão saturadas, identificando as situações em que esse problema começa a surgir.
Além disso, exploraremos os principais motivos pelos quais essa saturação ocorre, como o excesso de conteúdos similares, a falta de inovação e a sobrecarga de informações que os usuários enfrentam diariamente.
Por fim, discutiremos estratégias eficazes para superar esse desafio e destacar sua marca em meio a um ambiente digital cada vez mais competitivo.
Com isso, você poderá adotar práticas que ajudarão a revitalizar sua presença nas redes sociais, atraindo e engajando seu público de maneira mais assertiva.
Redes sociais saturadas: É um fato?
Redes sociais saturadas podem não ser um fato concreto até o momento, mas representam um fenômeno que vem se desenhando há alguns anos, como indicam pesquisas sérias.
No entanto, antes de entender o caminho que estamos seguindo, é importante explicar o que queremos dizer com saturação.
Saturação, neste contexto, significa estar cheio e repleto de conteúdo.
Mas isso não seria algo positivo? Com efeito, muito conteúdo para todos os temas e empresas? Não necessariamente. Esse excesso de conteúdo compromete diversos setores pelos seguintes motivos:
- Primeiramente, dificuldade em encontrar o melhor conteúdo possível.
- Além disso, conteúdo repetitivo e, muitas vezes, tedioso.
- Também, tendência à apelação em todos os sentidos para aumentar o número de interações.
- Além do mais, algoritmo pouco otimizado para lidar com todo o conteúdo produzido.
- Por fim, posts com menor vida útil.
Esses motivos tornam o estado de saturação em todas as plataformas algo negativo. Mas será que é real? A seguir, vamos apresentar algumas pesquisas para explicar esse ponto.
- Segundo a CNN americana, o tempo médio de atenção nas telas era de 2,5 minutos em 2004, mas em 2023, o tempo médio de atenção passou para 47 segundos.
- Segundo a We Plan Before, publicações nas redes sociais podem ter uma vida útil de até 18 minutos
- De acordo com o Q2 2024 Sprout Pulse Survey, 80% dos usuários acreditam que conteúdo com IA vai tornar as redes sociais mais saturadas ainda.
Com base nesses dados, podemos concluir que as pessoas estão cada vez mais distraídas pelas telas e, portanto, as redes sociais têm um grande impacto nessa porcentagem.
Além disso, isso demonstra uma crescente demanda por conteúdo, que está sendo cada vez mais suprida pela inteligência artificial.
Se essa tendência continuar, e as pesquisas indicam que sim, então a saturação de conteúdo será inevitável em alguns anos.
Redes sociais saturadas: Motivos principais para a saturação
Anteriormente, abordamos brevemente algumas pesquisas que indicam os motivos da saturação.
No entanto, neste tópico, vamos nos aprofundar muito mais em quais são esses motivos.
Facilidade em criar conteúdo
Felizmente, criar conteúdo hoje em dia está cada vez mais fácil, pois ferramentas muito acessíveis estão disponíveis, sejam gratuitas ou oferecidas por meio de assinaturas a preços baixos.
Além disso, o conhecimento está amplamente disponível na internet ou em cursos especializados a valores atrativos.
Se desconsiderarmos a barreira do idioma, todos nós temos acesso aos maiores nomes de cada setor do processo criativo e de marketing com apenas um clique.
De fato, grandes conferências têm migrado para o ambiente online, impulsionadas pela pandemia.
Esse cenário começou a se desenhar por volta de 2016 e, quase uma década depois, tem se tornado cada vez mais acessível, permitindo que novos usuários se tornem especialistas.
Isso é excelente, sem dúvida. Entretanto, é inegável que essa facilidade acabou banalizando certos termos, como “exclusividade” ou “especialista”. Afinal, se todos são especialistas, ninguém é, concorda?
Atualmente, para algumas pessoas, o profissional de social media pode ser tanto a pessoa que acabou de aprender a utilizar um aplicativo como o Canva quanto aquele que estudou por anos e continua se aprimorando para entender todas as engrenagens das redes sociais.
Não entenda mal, é maravilhoso que mais pessoas tenham acesso e que mais conteúdo possa ser produzido.
No entanto, é um fato que, quanto mais abundante algo se torna, mais ele tende a perder valor. E, no caso do conteúdo, isso se reflete na queda da qualidade e do impacto, dia após dia.
Aumento de utilização de IA
Tudo que discutimos anteriormente desconsidera a inteligência artificial, mas, ao incluí-la na equação, a situação se torna ainda mais evidente.
A IA consegue editar vídeos de horas em minutos, criar textos em segundos e identificar tendências com precisão, com base em centenas de bases de dados.
No entanto, a inteligência artificial muitas vezes é utilizada como a principal fonte de criação de conteúdo, em vez de ser uma ferramenta auxiliar. Isso pode resultar em um conteúdo mais raso e, portanto, com menos significado.
Considerando que esse tipo de conteúdo superficial é produzido em grande quantidade, ele tende a intensificar ainda mais a sensação de redes sociais saturadas que observamos em uma das pesquisas mencionadas anteriormente.
É fato que qualquer empresa deve utilizar IA para se manter competitiva, especialmente porque a concorrência também a está utilizando.
Portanto, a inteligência artificial não é, em si, um problema; o problema está em como a utilizamos e a percebemos.
Algoritmos focados na cronologia
Os algoritmos, desde sua origem, têm focado na cronologia do conteúdo, ou seja, o conteúdo mais recente ganha destaque em relação ao conteúdo mais antigo. Dessa forma, podemos afirmar que os algoritmos contribuíram para a saturação do estado atual.
No entanto, eles são funcionais para o propósito das plataformas e para a maioria dos usuários. Apesar de iniciativas como BeReal e Clubhouse existirem, elas não conseguiram atrair e manter muitos usuários.
Com isso em mente, não há como escapar do impacto dos algoritmos. É necessário estudar e se adaptar às suas mudanças. Assim, marcas, criadores de conteúdo e influenciadores acabam postando cada vez mais e utilizando ferramentas para otimizar esse processo de criação.
Redes sociais saturadas: Estratégias para se blindar contra a saturação
É importante destacar que nem tudo está perdido. Estamos apenas apontando sinais e causas, mas isso não significa o fim das redes sociais.
Na verdade, a saturação pode atuar como um grande filtro, separando os melhores dos piores conteúdos. A única forma de superar esse filtro é garantir que seu conteúdo se destaque e seja de alta qualidade.
Invista em conteúdo original
Segundo uma pesquisa do Sprout Social Index do ano passado, 40% dos consumidores afirmam que marcas mais memoráveis são aquelas que produzem conteúdo original em vez de seguir apenas tendências.
Isso significa que, em vez de apenas replicar a música da moda, é importante criar histórias autênticas que se conectem com a sua audiência.
O autor Austin Kleon, do livro Roube Como Um Artista, tem uma filosofia interessante em que combinar ideias é uma ótima forma de criar novas.
Quer um exemplo que com certeza você conhece? O Rei Leão, lançado em 1994 pela Disney, é baseado na peça transcendental Hamlet de 1623. Combinar ideias é uma ótima forma de criar novas.
Sua marca ou você mesmo têm sua própria história, interesses e conhecimento técnico. Unir todos esses elementos faz com que seu perfil consiga criar infinitas ideias para novos conteúdos.
Utilize a IA apenas como ferramenta
A inteligência artificial é incrível para automatizar certos processos na sua criação, como corrigir um texto, gerar ideias ou analisar tendências.
Porém, assim como toda boa ferramenta, ela precisa de bons profissionais para que se obtenha um ótimo trabalho.
Invista em uma excelente equipe de marketing e utilize a inteligência artificial para potencializar o que a equipe já possui.
Diversifique as plataformas e formatos
Uma ótima forma de fugir da saturação e das redes sociais saturadas é diversificar os conteúdos em plataformas diferentes e se adaptar aos novos formatos.
Artigos podem se transformar em vídeos, vídeos podem se tornar Reels, Reels podem se converter em infográficos e infográficos podem se transformar em conteúdos de imagens.
Além disso, os mesmos temas podem e devem ser utilizados para criar novos conteúdos, e plataformas que aceitam formatos semelhantes podem ter conteúdos replicados, como é o caso do TikTok e Reels.
Para ver mais artigos informativos sobre as redes sociais, acesse nosso blog.
Sempre estamos oferecendo o melhor conteúdo sobre marketing digital, tecnologia e copywriting para você!