Produção de conteúdo 2024: referências para posts autênticos

Produção de conteúdo 2024: referências para posts autênticos

por Larissa Ferreira

Publicado em 16 de fevereiro de 2024

Produção de conteúdo: a importância das referências para uma criação autêntica

A Produção de conteúdo no universo digital pode englobar uma variedade de formatos, como texto, imagem, áudio, vídeo, infográfico; e estarem inseridos em plataformas como o Instagram, TikTok, LinkedIn, YouTube, blogs e sites. 

Para cada tipo de conteúdo, e rede social utilizada, uma estratégia deve ser aplicada, que considera, calendário editorial, métricas, CTAs e análise das formas de otimização, como já abordamos por aqui. 

Por isso, o trabalho de produção de conteúdo exige uma base de conhecimento teórico, técnico e habilidades específicas. Mas, será que isso é o suficiente?  Será que a principal chave para a criação de um conteúdo de qualidade e atrativo é “apenas” teoria e técnica? 

Você pode ter feito todos os cursos de marketing digital possível, mas ainda assim sentir que algo está faltando, sofrer com bloqueio criativo, não passar da primeira linha de um texto ou de um esboço de um projeto. 

Não sabe do que estamos falando? Nós te contamos!

O seu conteúdo é o que você consome!

Sabe aquele ditado que diz que você é o que você come? Trazendo-o para o mundo digital, podemos dizer que o seu conteúdo é o que você consome. 

Os perfis que você segue, livros que lê, filmes que assiste, pessoas com quem conversa, são suas fontes primárias de inspiração. Assim como tudo que você já viu, ouviu e experienciou ao longo de sua vida. Ou seja, seu repertório!

Mas, o que é repertório?

Atenção, aqui não estamos falando de repertório musical. Nesse caso, trata-se de todo o conhecimento acumulado por meio das suas experiências, ou seja, tudo aquilo que você viu, ouviu, aprendeu, conheceu e conhece dentro do seu entorno, contexto de vida, da sua cultura e para além dela. É o que também chamamos de background

Esse repertório funciona como um grande arquivo, um arsenal de ideias que pode ser acionado a qualquer momento, tanto em circunstâncias pessoais, como profissionais, te fazer pensar fora da caixa e contribuir para o seu trabalho criativo.  

Por exemplo: Sabe aquela citação de um escritor famoso que você faz no seu copy, ou o link que sua mente faz entre sua ideia inicial e a cena de um filme, ou um trecho de uma música que você utiliza para embasar uma publicação no Instagram e torná-la mais atrativa e dinâmica? 

São o resultado de um repertório prévio e em construção permanente.

Se você ainda não tá confiante do que estamos falando, confere esses dados…

Uma pesquisa da Warc 2023 aponta que compreender tendências culturais e comportamentos (para 68% dos entrevistados) e capacidade de fornecer insights para o planejamento (para 54% dos entrevistados) são as habilidades primordiais no trabalho de produção de conteúdo e estratégia de marketing em 2024. 

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com o que estamos abordando neste artigo. A resposta é: tudo! 

Um insight não vem do nada. Além de bagagem teórica, como já mencionamos, é preciso ter referências. 

A busca por boas referências deve fazer parte da sua rotina e é fundamental para a construção de um vasto repertório. 

Torna você uma pessoa mais plural, criativa e com mais ideias inovadoras.

Faz você sair do famoso “feijão com arroz” e produzir um conteúdo mais autêntico que gere conexão com o público que pretende atingir. 

É uma arma para fugir de um conteúdo robotizado, feito no automático. 

Se liga nesse case de sucesso!

A Adênia Choe – (Jovem e triste) é uma influencer criada pela marca de papelaria Aff the Hype, que estourou no mundo das redes sociais com vídeos engraçados, explorando um discurso nostálgico.  

Em um de seus vídeos virais ela brinca com o conceito de juventude e a necessidade de se sentir eternamente jovem, fazendo diversas referências a músicas, produtos televisivos e moda, em alta, na infância e adolescência da geração Y (millenials). 

Tudo o que ela usou para o conteúdo é baseado no repertório de vida de uma geração e por isso causa impacto, atrai essa parcela da população. Esse público se identificou, “sofreu” e riu com ela. 

A frase final “Eu parto o cabelinho no meio, igual aos jovens. Eu sou jovem, ninguém vai tirar isso de mim” reverberou por um bom tempo.

Objetivo atingido! As referências foram a base fundadora de um conteúdo envolvente e que engajou. 

Produção de conteúdo

Produção de conteúdo: dicas de como ampliar seu repertório

  • Mantenha uma rotina de leitura, seja por meio de livros, revistas ou jornais, com temáticas dentro do seu nicho de atuação e outras. Diversificar é importante;
  • Acesse blogs e sites para obter outras referências;
  • Assista a filmes, séries e outras produções audiovisuais;
  • Ouça podcasts – Eles são uma forma rápida e prática de se obter informações dos mais variados temas, já que podem ser ouvidos em qualquer horário e lugar. 
  • Converse com diferentes pessoas e se interesse por suas histórias;
  • Frequente exposições, peças de teatro e shows. 
  • Esteja sempre atento ao seu redor. Esteja atento ao seu redor e busque inspiração fora da sua bolha

Essas são algumas sugestões, mas não são as únicas. Você também pode encontrar por si só algo mais que te motive. Esse será o seu diferencial em relação aos outros produtores de conteúdo. 

Toda essa busca por referências e construção de repertório não significa que as competências técnicas e hard skills devem ser postas de lado. Um bom produtor de conteúdo deve beber das melhores fontes, independente de que tipo for. Diversificar é a palavra de ordem. 

O resultado é uma produção de conteúdo…

  • De autoridade – que reforça o conhecimento contido nele;
  • Plural;
  • Que desperta desejo e curiosidade;
  • Que conecta;
  • Que engaja;

Para finalizar este artigo, uma recomendação de leitura: o livro “Roube como um artista”, do escritor Austin Kleon, para despertar sua curiosidade e criatividade. 

Aliás, que tal uma indicação bônus? Para te transportar a uma nova realidade: “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. 

Te convidamos também a encontrar outras formas de ampliar seu horizonte. Não se prenda a formatos, temas, lugares, pessoas. Aproveite a infinidade de possibilidades sem medo. 

Para conferir muito mais, continue acompanhando o nosso blog!