Social Media: Principais Datas Comemorativas de Março para Aproveitar

Social Media: Principais Datas Comemorativas de Março para Aproveitar

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Para a sua estratégia de marketing como social media do próximo mês, vamos falar sobre as principais datas comemorativas de março que você, como social media, pode utilizar para o seu cliente ou para a marca com a qual está trabalhando.

Datas comemorativas de março

Datas comemorativas de março: Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é em 8 de março e é uma data historicamente concebida como uma oportunidade para celebrar conquistas sociais, culturais e políticas das mulheres. 

Dessa forma, os conteúdos mais sólidos para essa data têm essa vertente. Com isso em mente, vamos recomendar três elementos para você inserir em sua estratégia de marketing.

Descontos para produtos e serviços apenas voltados para as mulheres

Independente dos seus produtos e serviços, faça descontos exclusivos para mulheres nesta data. Além de ser uma forma de homenagem, é interessante cultivar uma base feminina de clientes para o seu negócio.

A dica aqui é manter o desconto por até uma semana, com término no Dia Internacional da Mulher. Dessa forma, você permite que mais mulheres aproveitem esse benefício.

Além disso, também recomendamos oferecer descontos progressivos. Por exemplo, se a cliente indicar uma amiga, ambas recebem uma porcentagem ainda maior de desconto.

Conteúdo inspirador

A sua estratégia de conteúdo também deve estar afiada neste dia, oferecendo um conteúdo exclusivamente de homenagem para grandes mulheres que já marcaram a história. 

É muito interessante conectar o trabalho, luta e história dessas mulheres com a marca. Se não encontrar nenhuma história que se conecte especificamente, faça uma homenagem a todas elas.

Por exemplo, “Sem Rosa Parks, sem Marie Curie, sem Indira Gandhi, nossa empresa não estaria aqui hoje porque…”.

Leia também: Marketing Sazonal – Como vender mais em datas comemorativas

Entrevistas com mulheres da empresa 

Por fim, conduza algumas entrevistas com mulheres da sua empresa, onde elas possam falar sobre suas contribuições e realizações dentro da empresa. 

As entrevistas podem ser em formato de texto, mas é muito interessante fazê-las no formato de vídeo para gerar mais impacto e criar uma homenagem ainda mais interessante.

Datas comemorativas de março: Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma data para celebrar a importância da relação entre marcas e clientes, demonstrando gratidão para com os consumidores. Neste tópico, vamos mostrar como você pode fazer isso na sua estratégia.

Sorteio com prêmios atrativos

Você pode fazer um sorteio nas redes sociais onde cada seguidor recebe uma senha única e no fim do dia os números são sorteados no fim do dia via software, como a plataforma sorteio, por exemplo.

O mais importante é deixar os prêmios claros, preferencialmente produtos da sua marca, e definir as regras para participar do sorteio. 

É possível realizar o sorteio em um único dia, mas se achar interessante, pode durar mais tempo com o anúncio do vencedor no Dia do Consumidor, que é em 15 de março. Lembrando que é importante guardar essa data para que o seu sorteio tenha esse tema.

Depoimentos de clientes

Depoimentos de clientes não são apenas uma forma de homenagear os clientes, mas também são uma forma de marketing. Afinal, o boca a boca sempre será a técnica de marketing mais efetiva. 

O ideal é que os depoimentos sejam no formato de vídeo, não só para gerar mais impacto, mas também para aumentar as chances de os próprios clientes compartilharem o vídeo com parentes e amigos nas redes sociais.

Promoções especiais por tempo limitado

No Dia do Consumidor, é interessante oferecer promoções especiais exclusivamente para esse dia e anunciá-las nas redes sociais. Uma dica muito interessante é tornar as promoções válidas apenas para os seguidores de uma rede social específica da marca.

Assista também:

Datas comemorativas de março: Início do Outono

O início do outono acontece já no fim de março, no dia 20, marcando a transição para a nova estação. Apesar de não ser uma data sazonal específica, as atividades mudam devido ao clima mais frio e intimista.

Conectar produtos e serviços com a época

O outono é uma época mais fria e intimista, então sempre há a possibilidade de conectar os produtos e serviços da sua marca com essa estação do ano. 

Por exemplo, casacos para enfrentar o frio ou comidas quentes para compartilhar momentos especiais, no caso de restaurantes. Use sua criatividade para destacar os produtos e serviços que combinam perfeitamente com essa época.

Conteúdo temático

Uma ótima forma de marcar o início e mudar a formatação dos conteúdos em vídeo e imagens é utilizando cores e um visual mais temático. Dessa forma, os produtos podem ser lembrados muito mais pelo seu apelo à estação.

Datas comemorativas de março: Páscoa

Por fim, temos a Páscoa, comemorada no dia 31 de março para celebrar a ressurreição de Jesus. Apesar de ser um feriado mais voltado para a religião, é possível mesclar com o famoso coelho da Páscoa.

Concursos com prêmios atrativos

Uma boa ideia para a Páscoa é realizar um concurso no Instagram, onde o ganhador leva um dos produtos da marca. Por exemplo, o seguidor que compartilhar a melhor história com a marca ou a melhor história de um seguidor durante a Páscoa.

Embora torne o concurso subjetivo, isso também permite uma conexão maior entre a marca e o cliente. Além disso, é interessante entrevistar o cliente posteriormente para que ele ofereça mais detalhes sobre sua história, seguindo o nosso exemplo.

Caça aos ovos online

Você conhece a caça aos ovos de Páscoa, não é verdade? Agora, imagine-a no Instagram da sua marca. Para isso, comece a produzir conteúdo em uma formatação temática de Páscoa, com certas cores e elementos desse feriado.

Em seguida, esconda alguns elementos para que os seguidores procurem, e o primeiro seguidor que encontrar todos os elementos ganha um ótimo desconto ou até mesmo um produto da marca pelo feito.

Embalagens com mensagens

As embalagens dos seus produtos podem conter um QR Code onde os seguidores podem escanear para gerar um link e receber uma mensagem personalizada desejando uma feliz Páscoa.

Além disso, algumas mensagens podem conter brindes escondidos, como descontos em próximas compras, por exemplo. 

Inclusive, no caso dos descontos, é possível configurar para que haja um número limitado de cupons disponíveis e as pessoas precisem encontrá-los.

Quais outras datas comemorativas de março são importantes para a sua marca e qual estratégia você usa para aproveitá-la? Conta pra gente!

Para se manter atualizado(a) com as melhores dicas para sua estratégia, acesse nosso blog!

Estamos sempre oferecendo dicas, estratégias completas e discussões fundamentais para o seu sucesso nas redes sociais.

Para ficar por dentro de mais datas comemorativas de março e do ano todo, baixe agora: Calendário de Datas Comemorativas de 2024 | Postgrain