Storytelling nas Redes Sociais: Criando Histórias que Conectam com o Público

Storytelling nas Redes Sociais: Criando Histórias que Conectam com o Público

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Storytelling nas redes sociais é uma das técnicas mais avançadas e fundamentais para tornar a mensagem da sua marca ainda mais impactante para seu público. Vamos abordar as principais técnicas e o passo a passo de como fazer, desde o básico até o avançado.

Storytelling nas Redes Sociais: O que é?

Resumidamente, o Storytelling nas redes sociais consiste em contar histórias de forma envolvente, facilitando o ensino para sua audiência e criando uma conexão mais forte entre marca, seguidores e clientes.

Por exemplo, você provavelmente já viu anúncios onde a pessoa que está representando a marca usa clichês como “Eu já fui como você” ou “Eu entendo exatamente pelo que você está passando“. Embora isso seja uma forma de storytelling, é pouco eficaz.

Um bom storytelling é aquele que prende a sua atenção e faz você querer consumir mais daquele conteúdo. Com certeza você já se deparou com um vídeo de uma pessoa que nunca viu antes e, do nada, não consegue parar de assistir a essa pessoa. 

Esse é o bom storytelling, e experimentamos isso de muitas formas ao longo da vida, seja com nosso filme favorito, onde sabemos cada cena, mas nunca nos cansamos de assistir, ou quando um amigo conta uma situação que já vivemos anteriormente, entre muitas outras formas.

Mas, por que é importante?

Histórias são a forma mais poderosa de transmitir uma mensagem. Se sua marca sabe contar uma boa história, seus clientes serão impactados por ela. 

A grande questão é que todo conteúdo é uma história, então é essencial transmitir essa mensagem de forma convincente para que seu público se interesse pela sua marca e, eventualmente, se torne um cliente.

Portanto, aprender as técnicas de storytelling que vamos abordar aqui é fundamental para criar um discurso, conteúdos e histórias melhores para a sua empresa.

Leia também: Storytelling: saiba por que usar essa técnica no seu negócio

Storytelling nas Redes Sociais: Principais Técnicas

Agora que você compreendeu a importância do storytelling nas redes sociais, vamos discutir sobre as principais técnicas que você pode utilizar ainda hoje em suas redes sociais.

Assista também:

Show, Don’t tell (Mostre, não conte)

Há um conceito fundamental em roteiro chamado ‘Mostre, não conte’, que certamente você já encontrou, mesmo que não tenha percebido. 

Provavelmente, você já assistiu a um filme, leu um livro ou acompanhou uma série onde o autor afirma que certos personagens são próximos, mas não há nenhuma cena mostrando essa proximidade. 

Também é provável que você já tenha visto propagandas de grandes empresas tentando alcançar um público mais jovem e usando gírias de forma forçada. Exatamente, nesses dois casos estão contando, mas não estão mostrando.

Portanto, procure sempre mostrar e não apenas contar nas redes sociais da sua marca. Por exemplo, em vez de contar que sua marca tem 200 clientes satisfeitos, mostre depoimentos de alguns clientes. Em vez de contar que seu produto possui determinado benefício, mostre esse benefício em ação.

Jornada do Herói 

A jornada do herói é um conceito criado pelo antropólogo Joseph Campbell, no qual todo protagonista de qualquer história precisa superar desafios internos e externos para se tornar o herói. 

Esse modelo de storytelling está presente na grande maioria dos filmes, séries, livros, lendas e em muitas outras formas de história. Os elementos dessa técnica que nos interessam são:

  1. Chamado para solucionar o problema
  2. Encontro com o mentor
  3. Conhecendo os aliados e inimigos
  4. Recompensa

A ideia aqui é tratar cada conteúdo como uma jornada em que seu lead é o herói, passando por quatro fases distintas. A chamada para solucionar o problema representa seu conteúdo, o encontro com o mentor é onde ele descobre sua empresa e começa a consumir mais conteúdos. 

Os aliados são seus produtos e serviços, enquanto os inimigos são os problemas decorrentes da não resolução do problema em questão. Por fim, a recompensa final é quando o cliente consegue solucionar o problema que estava enfrentando e seu produto oferece a solução.

É muito interessante incluir depoimentos de seus clientes ou falar em seu conteúdo, destacando esses quatro pontos. No entanto, lembre-se de que o cliente é sempre o protagonista e deve estar em destaque.

Comece no conflito

Percebeu que toda história que prende sua atenção, seja no formato de vídeo, filme, série, conteúdo no Instagram e outros formatos, começa com um pequeno conflito

Seja uma perseguição nos filmes, uma promessa em um vídeo, um título que gera diferentes opiniões sobre um tema relevante, e assim por diante. O importante é que haja algum tipo de conflito.

Quando falamos de conflito, não nos referimos a uma polêmica gratuita, mas sim a algo que provoque uma reação do seguidor, geralmente um sentimento que o mantenha interessado em ver o conteúdo até o final. 

Por exemplo, um título que pode gerar diferentes opiniões naturalmente desperta curiosidade sobre o tema. Uma promessa em um vídeo gera a esperança de solucionar um problema que o usuário também enfrenta.

O mais importante é fazer o espectador sentir algo que o leve a clicar no conteúdo, e para isso, título, legenda e o conteúdo em si são fundamentais. Uma dica muito interessante é mensurar os resultados que você obteve no conteúdo com base no conflito apresentado.

Storytelling nas Redes Sociais: O que não fazer?

Já abordamos as principais técnicas e ainda há muitas outras para discutir, porém, é igualmente fundamental que você saiba o que evitar. Afinal, é possível cometer erros tanto nas técnicas que já mencionamos quanto em outras áreas do seu storytelling.

Evite ser genérico ao máximo 

Todas as técnicas que mencionamos funcionam muito bem, mas é fundamental evitar ao máximo ser genérico. Em outras palavras, evite recorrer a clichês, usar frases que todos já ouviram milhares de vezes, ter receio de evocar emoções ou expressar a opinião da sua marca. 

As pessoas se conectam com marcas autênticas, então busque desenvolver gradualmente sua própria linguagem, utilizando os principais fundamentos.

Sempre use as mesmas técnicas

Os pilares do storytelling sempre foram os mesmos, mas as técnicas vão mudando para se adaptar às novas ferramentas e aos novos formatos. Dessa forma, continue se atualizando para testar novas técnicas e verificar os resultados de cada uma delas para sua marca.

Evite ser muito promocional

Por fim, evite ser excessivamente promocional e direcionar todo o storytelling para sua marca e seus produtos. Afinal, os líderes e clientes são os protagonistas dessa história que estamos contando, então, na maior parte do tempo, é interessante focar em ajudar o cliente. 

Uma proporção interessante é que, para cada 8 conteúdos focados em ajudar o cliente sem vendas, tenham 2 conteúdos focados nos produtos, na sua marca e em como ela pode ajudar seu cliente.

Para mais conteúdos com técnicas e dicas espetaculares como essas continue acompanhando nosso blog.