Sucesso do Youtube: Por que ele é mais famoso entre os jovens?

Sucesso do Youtube: Por que ele é mais famoso entre os jovens?

por Stella Caroline

Publicado em 24 de janeiro de 2024

O sucesso do YouTube é simplesmente indiscutível. Estamos falando de quase 20 anos de existência e crescimento de forma cada vez mais sólida, apesar da forte competição. 

Neste conteúdo, vamos tentar explicar melhor em detalhes as razões para o sucesso da plataforma e como você pode se beneficiar disso.

Sucesso do Youtube: Da revolução ao contínuo sucesso

O sucesso do YouTube começou em 2005, afinal, é a sua data de criação que foi revolucionária. No entanto, nem nos maiores sonhos, os criadores pensaram que ele se tornaria o sucesso que é hoje. 

Estamos falando de uma plataforma que ditou as grandes tendências da internet e ainda dita, revolucionando o entretenimento e a forma como consumimos conteúdo.

No Brasil, o YouTube começou a fazer sucesso com as celebridades que surgiram na plataforma em 2009, com vídeos introspectivos sobre pensamentos cotidianos. 

Isso atraiu muito os jovens da época, pois se sentiam mais próximos de seus artistas favoritos e devido à censura ser mais leve do que na TV. 

Dessa forma, certos tópicos eram mais fáceis de serem discutidos, e a cereja do bolo era que os adultos, principalmente os pais desses adolescentes, dessa época não entravam no YouTube. Ou seja, era um lugar só deles, onde todos falavam majoritariamente a mesma linguagem.

O amadurecimento da plataforma

Por volta de 2015 a 2016, o YouTube começou a conquistar um público mais velho, e os artistas que antes eram apenas dez grandes estrelas se tornaram literalmente milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. 

Hoje, perdeu-se o conceito de maior criador de conteúdo no YouTube, justamente devido à alta quantidade. 

Garanto que você vai se surpreender com a quantidade de ‘Youtubers’ que possuem milhões de inscritos e que você não conhece.

Os adolescentes dessa época já viam o YouTube como uma carreira a ser perseguida, justamente pelo sucesso de várias pessoas. 

Dessa forma, o amadurecimento da plataforma veio não apenas pelo consumo ativo dos jovens, mas pela contribuição deles para a criação de conteúdo. 

A possibilidade de construir um verdadeiro negócio lucrativo de casa foi tão interessante que o público do YouTube se tornou mais maduro. Ou seja, antes era apenas o adolescente, mas hoje é o jovem adulto que se interessa pela plataforma.

Por que a ferramenta cativou tanto os usuários?

A ferramenta cativou tanto os usuários, principalmente com sua política de monetização, que fez com que várias pessoas se tornassem criadores de conteúdo exclusivos da plataforma, praticamente. 

Essa possibilidade fez com que todo tipo de conteúdo fosse criado; ou seja, não importa o que você esteja pesquisando no YouTube, vai ter um conteúdo para isso. 

Com isso, nós temos resultados que são a criação de comunidades, ou seja, pessoas que falam do mesmo assunto, querem discutir pontos diferentes e aprender mais uns com os outros. 

Isso aconteceu de formas diferentes. Afinal, como falamos anteriormente, o YouTube vem amadurecendo cada vez mais, e essas razões ficam mais sólidas e se atualizam.

Sucesso do Youtube: Por que os vídeos longos ainda fazem tanto sucesso?

Os vídeos longos continuam fazendo sucesso, mesmo com a presença de plataformas como o TikTok e outras redes sociais, porque proporcionam profundidade no conteúdo. Imagine que você gosta muito de um cantor; você gostaria de ouvir sobre a história dele por 15 segundos ou 1 hora? Exatamente.

Além disso, os podcasts renasceram com Joe Rogan nos Estados Unidos, e os vídeos longos se tornaram muito mais populares. 

Um fato curioso é que o YouTube, no início, tinha um limite para o arquivo do vídeo para manter a minutagem baixa, e hoje muitas pessoas consomem facilmente 7 horas de conteúdo por dia porque existem vídeos com essa minutagem.

Também precisamos considerar que o conteúdo mais longo necessariamente aumenta todos os aspectos positivos no YouTube, principalmente o aspecto de se sentir mais próximo de quem você admira.

Sucesso do Youtube: 93% dos jovens usam Youtube

Segundo o SproutSocial, 93% dos jovens de 25 a 30 anos consomem ativamente a rede social, enquanto 90% dos jovens entre 18 e 24 anos consomem ativamente a rede social. 

A pesquisa é bastante profunda, pois também envolve os dados demográficos de renda e escolaridade. Além disso, segundo a pesquisa, o YouTube é uma plataforma mais consumida por homens, sendo 78% dos homens e 68% das mulheres que utilizam a plataforma.

Sucesso do Youtube: Principais tendências da plataforma para o próximo ano

Recentemente, o YouTube está lutando contra as redes sociais para se manter relevante, pois todas estão fazendo movimentos para se tornarem buscadores com conteúdos mais densos. 

Em outras palavras, as redes sociais desejam que, quando você tiver uma dúvida, queira aprender algo ou consumir algo mais profundo em qualquer nicho, considere primeiro as redes sociais. 

Muitas pessoas já estão fazendo isso ativamente, e os movimentos do YouTube provavelmente serão para defender seu legado.

Tolerância zero com adblock

Nos últimos anos, um dos principais problemas para a receita do YouTube e de seus criadores foi o uso de ferramentas de bloqueio de anúncios, como o adblocker. 

Recentemente, o YouTube adotou uma política de tolerância zero com essa ferramenta para maximizar seus ganhos e os de seus criadores. A tendência é que ele crie novas formas de impedir esse processo para o usuário comum e incentive o uso do YouTube Premium.

Inteligência artificial cada vez mais poderosa

A inteligência artificial, o famoso algoritmo do YouTube, é muito bom, mas tem margem para melhorias. A recomendação dos shorts nos últimos meses tem se tornado cada vez mais forte, mas não acaba por aí. 

O YouTube também pretende filtrar melhor os conteúdos apresentados, não só para banir os conteúdos perigosos ou indesejados na plataforma, mas para maximizar os conteúdos de alta qualidade.

Youtube Premium como prioridade

Sucesso do YouTube

O Youtube Premium é uma versão do Youtube paga que permite algumas funções interessantes como o download de vídeos, uso do aplicativo sem anúncio e acesso aos conteúdos originais do Youtube que nunca mais apareceram.

Entretanto, o Youtube Premium é algo que leva muito tempo para maturar e a empresa já vem demonstrado a colaboração com os criadores para fazer esse processo.

Por exemplo, a criação de conteúdo original para o Youtube premium por meio da plataforma de membros e uma propaganda mais intensa para fazer do Youtube premium um produto destaque da empresa.

Prova disso é a falta de tolerância com o adblock, melhorias da IA e no player de vídeo e principalmente a criação de recursos para serem usados na versão paga da plataforma. 

Para ver mais conteúdos como esse, acesse nosso blog