Tecnologia Wearable: integrando a tecnologia ao corpo humano

Tecnologia Wearable: integrando a tecnologia ao corpo humano

por Stella Caroline

Publicado em 27 de fevereiro de 2024

A tecnologia wearable tem crescido cada vez mais e neste conteúdo você saberá o que é essa tecnologia e qual é o impacto dela na sociedade.

Tecnologia Wearable: O que é?

Dispositivos assim são aqueles que podem ser usados diretamente no corpo. Um dos exemplos mais comuns hoje em dia são os famosos smartwatches, os relógios inteligentes com diversas funções. 

É importante dizer que esses dispositivos não são novos, afinal, monitores cardíacos são bastante antigos e pertencem a esse grupo da tecnologia.

Por que esses dispositivos são tão interessantes hoje em dia?

Como discutimos anteriormente, trata-se de uma tecnologia já antiga, mas o que está se destacando é a evolução desses dispositivos para atender às necessidades atuais. Vamos tomar como base os relógios inteligentes, por exemplo. 

Esses dispositivos não apenas mostram as horas, mas também monitoram sua atividade física, conectam-se ao seu celular para mostrar notificações e até mesmo possuem funcionalidades de pagamento. 

Podemos considerar os smartwatches como praticamente assistentes pessoais para o nosso dia a dia que ficam no nosso pulso, uma verdadeira extensão dos nossos celulares. 

Todo esse avanço nos faz naturalmente pensar sobre como essa tecnologia estará daqui a alguns anos, já que seu impacto no trabalho e na saúde hoje em dia já está sendo considerado revolucionário.

Tecnologia Wearable: Como está a tecnologia hoje?

Recentemente, vimos a Apple anunciar seu novo produto bastante experimental, o Vision Pro, que, apesar de ser um experimento, pode se tornar uma grande tendência do mercado. 

O Vision Pro é uma tecnologia de realidade aumentada onde o usuário pode interagir com objetos 3D por gestos com a mão, olhar e comandos de voz. 

Esse dispositivo utiliza um sistema operacional próprio que se parece muito com um sistema de um smartphone, onde é possível ver fotos, vídeos, assistir filmes e fazer FaceTime até o momento. 

Trata-se de um dispositivo voltado para o trabalho, ou seja, podemos esperar recursos para serem usados no meio empresarial e depois serem estendidos para outras questões, além do uso pessoal, é claro.

Clique aqui e confira o vídeo de apresentação.

Por que o Apple Vision Pro é importante?

Tecnologia Wearable

Primeiramente, o dispositivo é surpreendente por sua tecnologia e responsividade. Já desperta interesse na comunidade empresarial e entre os fãs da empresa, então é possível que a empresa esteja criando um novo mercado em potencial, assim como fez tantas vezes. 

Dessa forma, esse dispositivo pode levar mais pessoas a se interessarem por esse segmento da tecnologia e, assim, atrair desenvolvedores e empresas. 

Precisamos fazer essa análise mercadológica para imaginar o que vai seguir, mas apenas o fato de a Apple dar o primeiro passo já mostra o potencial desse mercado. 

Além disso, precisamos lembrar que se trata apenas da primeira versão e, se conhecemos bem a empresa, com certeza terá outras versões com melhorias no produto. 

Apesar de ser voltado para o mundo empresarial, como falamos, talvez essas futuras versões consigam melhorar o atendimento à distância de médicos do mundo todo. 

Dessa forma, qualquer pessoa pode ser atendida pelos especialistas da área de maneira muito mais barata. Apenas isso já é um forte impacto na saúde.

Tecnologia Wearable e seu Impacto na Saúde

A Apple pode nos mostrar o futuro, mas de nada adianta sem saber do presente, não é verdade? Esses dispositivos hoje em dia estão sendo utilizados em grande parte para a saúde, tanto para o fitness quanto para o monitoramento do seu corpo. 

Por exemplo, muitos dispositivos conseguem medir a qualidade do seu sono, sua frequência cardíaca e muitos outros aspectos fundamentais para o seu corpo. 

Essas informações são fundamentais para gerenciar condições que as pessoas podem ter, como diabetes, hipertensão e até mesmo para evitar várias doenças. 

Talvez no futuro essas ferramentas continuem melhorando ao ponto de se tornarem fontes de diagnósticos precisos, aumentando assim as chances de cura em muitos casos. 

Afinal, quanto mais esse mercado se desenvolve, mais baratos os produtos ficam e mais pessoas têm acesso a essa tecnologia. Esses dispositivos podem literalmente salvar vidas.

Por que esses dispositivos podem salvar vidas no futuro?

Esses dispositivos com essa tecnologia já estão causando um grande impacto na saúde, mas no futuro, com certeza, poderão salvar milhares de vidas com o monitoramento da saúde. 

Anteriormente, falamos que dispositivos assim conseguem monitorar diversas questões em nosso corpo, e um dos principais é o sono. Segundo o livro “Why We Sleep” (Por que nós dormimos), do PhD Matthew Walker, o sono tem um grande impacto no desenvolvimento de qualquer câncer. 

Em outras palavras, não dormir bem e em uma boa quantidade aumenta suas chances de desenvolver câncer. Dessa forma, uma das maneiras mais precisas de verificar seu sono é com o uso desses dispositivos. 

Inclusive, com alguns aplicativos, o seu smartwatch pode se tornar um dispositivo como esse, que oferece informações preciosas sobre o seu sono. 

Dessa forma, você poderá tomar novas atitudes a partir dessas informações e do constante monitoramento do seu próprio sono. 

Além disso, outros dispositivos verificam pressão, batimento cardíaco e outras questões fundamentais de nosso corpo para ter um monitoramento interessante de sua saúde. 

Se isso já está acontecendo hoje, imagine as possibilidades que o futuro guarda com várias empresas investindo nesse mercado?

Tecnologia Wearable: Conclusão

A tecnologia é impressionante e tem dado alguns passos largos em uma única direção: aumentar a qualidade de vida da humanidade. Esperamos que esse mercado se desenvolva e vamos trazer as mais novas atualizações para você.

Entretanto, precisamos segurar nossa emoção e ter calma nesse momento. Afinal, apesar de muito interessante, não podemos desconsiderar os fracassos da tecnologia.

Por exemplo, os óculos inteligentes da Google desaparecem. Você lembra deles? É claro que não queremos tirar sua animação, mas é importante ser realista nesses momentos de mudança de paradigma.

E para mais conteúdos sobre tecnologia como esse aqui, visite o nosso blog. Você encontrará aqui as últimas tendências e novidades de todas as tecnologias para se manter atualizado.

Além disso, não se esqueça de conhecer a nossa plataforma Postgrain onde você pode testar de graça clicando aqui.