TikTok banido: por que os Estados Unidos estão com medo da rede social! [2024]

TikTok banido: por que os Estados Unidos estão com medo da rede social! [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 10 de abril de 2024

TikTok banido? Neste conteúdo, vamos explorar a possibilidade desse acontecimento nos Estados Unidos. Vamos simplificar esse debate complexo, mas é fundamental que você leia até o final.

TikTok banido: Por que os Estados Unidos querem banir a rede social?

Recentemente, a Financial Times publicou uma matéria sobre a possibilidade da plataforma ser excluída do país para sempre ou precisar ser vendida.

Ao longo deste conteúdo, vamos focar nos fatos e nas informações concretas para você. Neste primeiro tópico, vamos explorar quais são as razões por trás dessa decisão dos Estados Unidos.

As autoridades americanas querem banir a plataforma por medo de que a segurança nacional e a privacidade do usuário estejam em risco. Segundo as preocupações dos legisladores, a plataforma poderia estar compartilhando dados coletados com o governo chinês. 

O argumento das autoridades é que a ByteDance, um grupo tecnológico chinês, é dona do TikTok. Como se trata de uma legislação estrangeira, os legisladores americanos não estão confortáveis com essa situação. 

Afinal, uma possível interferência assim poderia gerar manipulação de conteúdo com propaganda ou até mesmo desinformação. Além disso, se for comprovado, estaríamos falando de vantagens estratégicas poderosas.

Se observarmos na história, Alan Turing, o pai da computação, foi fundamental com sua criação da bomba eletromecânica que extraiu informações privilegiadas para os aliados na Segunda Guerra Mundial. 

Hoje, com múltiplos dados gerados a cada minuto, essas informações ganham muito mais poder quando pensamos em influência. Um caso mais recente foi quando Edward Snowden mostrou ao mundo a espionagem americana em vários países. 

Portanto, as autoridades americanas não estão apenas lidando com uma fantasia, mas com uma possibilidade muito importante para os Estados Unidos.

TikTok banido: A plataforma está vendendo sua informação para o governo chinês?

Infelizmente, não há uma resposta definitiva no momento. Afinal, o processo ainda precisa passar pelo senado, apesar de o projeto ter recebido 352 votos a favor e 65 votos contra.

Neste segundo tópico, vamos expandir um pouco mais a nossa discussão e apresentar os dois lados com base nas informações que temos até o momento.

Não existe até o momento uma informação concreta que o Tiktok venda seus dados.

Até a publicação deste conteúdo, não há uma prova concreta de que o TikTok venda seus dados ou as informações de qualquer pessoa para o governo chinês. Existem várias razões para isso:

  • O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, é um empresário singapurense e não chinês.
  • A base de dados da plataforma fica em servidores nos Estados Unidos, Malásia e Singapura.
  • O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, afirma que há conteúdo dentro da plataforma criticando todo governo do mundo, incluindo o governo chinês.

Em todas as falas na câmara americana, Shou Zi Chew foi bem consistente em suas respostas. Além disso, nenhum político americano até o momento conseguiu provar o contrário.

TikTok Banido

Não existe prova a favor ou contra o Tiktok

Até o momento, não existe uma prova concreta sobre essa desconfiança. Entretanto, como diria o cientista Carl Sagan, “ausência de evidência não é evidência de ausência”. Ou seja, não há provas a favor ou contra a plataforma. 

Dessa forma, não podemos afirmar com certeza se algo ocorre ou não ocorre. Além disso, a ByteDance não revela suas informações para as autoridades americanas, o que deixa a situação ainda mais nebulosa.

Também precisamos considerar que, apesar de Shou Zi Chew afirmar que a rede social é independente, a ByteDance detém a plataforma. Portanto, a discussão sobre o compartilhamento de informações é válida. Até o momento, não existe uma resposta definitiva para isso.

Não é apenas os Estados Unidos que está preocupado

Apesar de muitos sites e jornais focarem nos Estados Unidos, o país da águia careca não é o único a estar preocupado com a plataforma. Segundo o site EuroNews, os países que estão preocupados são:

  • Austrália
  • Estônia
  • Inglaterra
  • França
  • Países Baixos (Holanda)
  • Noruega
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Canadá
  • Nova Zelândia
  • Índia
  • Taiwan
  • Paquistão
  • Afeganistão

Como você pode ver, todos esses países estão extremamente preocupados com a plataforma. Nos países acima o Tiktok já foi banido em alguma medida. A Austrália, por exemplo, não permite o aplicativo em celulares de pessoas ligadas ao seu governo.

TikTok banido: Quais são as chances da plataforma ser banida?

Como mencionado anteriormente, a plataforma já foi banida em alguns países, mas qual será a situação nos Estados Unidos e qual o nível do banimento ainda estão em discussão. Tudo isso será abordado neste tópico final do nosso conteúdo.

Tiktok provavelmente será banido, mas não completamente

Não podemos ter certeza, mas observando o que a maioria dos países fez, eles baniram a plataforma de celulares e de pessoas ligadas ao governo. 

Dessa forma, é muito provável que os Estados Unidos também sigam esse caminho. Ou seja, o público geral ainda poderá usar a plataforma como sempre fez, mas as pessoas ligadas ao governo americano não poderão ter o aplicativo.

O projeto de lei ainda vai para o senado

Para quem não sabe, o Senado americano tende a demorar para ouvir todos e elaborar a melhor lei possível. 

Dessa forma, considerando que o projeto de lei ainda precisa passar pelo Senado, não é possível ter uma resposta exata sobre se a plataforma será banida e como será o banimento.

Com isso em mente, ainda serão coletadas provas e há espaço para a ByteDance se pronunciar. De qualquer forma, ainda levará algum tempo para que essa decisão seja tomada.

Impacto político e econômico

Um dos fatores que está criando mais fricção é o impacto político e econômico. Por um lado, democratas e republicanos estão se unindo contra esse problema válido, como discutimos anteriormente.

Entretanto, muitas marcas, empresas e pessoas estão ganhando muito dinheiro com a plataforma, e esse conflito de interesses vai pesar na decisão de uma maneira ou de outra. 

Portanto, na nossa avaliação, o que vai acontecer é que a plataforma será banida em meios políticos. A sociedade como um todo ainda continuará a usar a plataforma normalmente.

Quer saber das últimas notícias com avaliações precisas e escutando todos os lados? Continue acompanhando outras publicações do nosso blog clicando aqui!

Ganhe 30 dias grátis de teste com o cupom POSTBLOG!