UI UX são duas siglas fundamentais para os designers, e neste conteúdo vamos introduzir esse tema tão importante para você.
Primeiramente, vamos começar nosso conteúdo explicando o que são essas duas siglas e quais são esses conceitos.
Em seguida, vamos mostrar por que são importantes por meio de uma analogia muito simples que funciona para qualquer design. Por fim, vamos apresentar os princípios de cada um dos conceitos.
Como pode ver, nosso conteúdo está recheado de informações; portanto, recomendamos que você leia até o final para não perder nenhum detalhe.
UI UX: O que são?
UI e UX são siglas para User Interface e User Experience, respectivamente, e representam dois conceitos fundamentais para desenvolver produtos em geral, conteúdos direcionados e peças de marketing.
O User Interface, ou interface de usuário, é onde as pessoas interagem diretamente; ou seja, são os botões, ícones, menus e muitos elementos que os usuários veem e com os quais interagem.
Esse conceito provavelmente é familiar para você, pois a maioria dos designers se concentra nesse aspecto, não é verdade?
Além disso, é mais simples de avaliar; afinal, mesmo sem um conhecimento profundo de design, qualquer pessoa pode dizer o que é belo e o que não é.
No entanto, queremos que você vá muito além na sua carreira e, para isso, precisamos falar do conceito pouco abordado que é o UX, ou Experiência de Usuário.
Esse conceito se concentra em toda a jornada do usuário e na experiência que ele tem com o produto. Afinal, não é só de beleza que o design existe, não é verdade? Tudo que possui design também tem propósito e funcionalidade.
Em outras palavras, o UX se concentra em criar uma experiência acessível, fácil de utilizar e prática, evitando o desnecessário nessa jornada, entre muitos outros elementos.
Por exemplo, ao rolar a página inicial do Postgrain, perceba que nosso menu continua aparecendo até o final. Isso é um aspecto de UX, permitindo que você acesse rapidamente as opções acima.
Em resumo, o UX pode ser comparado à planta da casa, que define o tamanho de cada cômodo e as funcionalidades visando as necessidades dos moradores.
Enquanto o UI se refere à cor das paredes, aos móveis que serão utilizados, entre outros detalhes.
UI UX: Por que são importantes?
Uma analogia muito boa e simples para explicar a importância de estudar esses dois conceitos de design é a analogia da xícara. Você provavelmente gosta de uma boa bebida quente no inverno, seja chocolate quente, chá ou café.
Você também já deve ter comprado uma xícara que era linda e moderna, mas, ao utilizá-la, percebeu que era difícil beber café nela.
Seja porque a xícara não protegia sua mão do calor e você se queimava, ou porque a alça não era confortável para os dedos.
Esse é um clássico exemplo de um UX com problemas. Nesse caso, os designers provavelmente se concentraram mais no visual, ou seja, no UI.
O que essa analogia nos ensina é que não importa se o que você está criando é lindo e segue todos os princípios de UI; se o usuário não consegue utilizá-lo porque é difícil, o que foi criado perde o sentido.
Um bom design é bonito e funcional
Como falamos anteriormente, design não é apenas sobre o que é bonito, mas sim sobre o que é bonito e funcional.
Dessa forma, ao aprender os princípios desses dois conceitos, você terá mais sucesso em sua jornada profissional e em suas criações.
É claro que sabemos que design é, muitas vezes, algo muito pessoal e que muitas decisões vão variar de profissional para profissional, mas não há como fugir dos princípios.
Em resumo, esses dois conceitos são importantes porque:
- Garante que seu design se destaque mesmo em um mercado competitivo.
- Aumenta as chances de satisfação dos usuários e torna o uso do design mais satisfatório.
- Torna o processo de criação de design mais eficiente e simples.
- Considera o uso por um maior número de pessoas, tornando o design mais acessível.
- Agrega mais valor ao design em si, o que muitas vezes justifica um preço mais alto, uma vez que a experiência do usuário é melhor.
UI UX: Quais são os princípios de cada um?
Para finalizar, neste conteúdo, vamos apresentar os princípios de cada conceito (UI UX). Ou seja, normas e regras que determinam a melhor forma de utilizar esses dois conceitos durante seu planejamento e produção de design.
Princípios de UX:
Como falamos anteriormente, o UX foca na experiência do usuário ao utilizar o que foi criado.
Para isso, os princípios mais importantes são:
- Planejamento centrado no usuário, principalmente em suas expectativas e preferências.
- Agradável, refletindo o que o usuário acha interessante e gerando uma experiência positiva ao utilizar.
- Testes e revisões, com base em feedbacks e testes, para garantir que o design evolua e que ajustes sejam realizados.
- Facilidade de uso, com uma estrutura simples e o passo a passo mais curto possível para que o usuário consiga realizar uma ação desejada.
- Útil, com uma finalidade específica que de fato resolve um problema ou uma dor que o usuário estava enfrentando.
Princípios de UI:
Como mencionamos anteriormente, o UI foca em criar uma interface visual agradável aos olhos e que complementa o esqueleto do UX.
Para esse objetivo, os princípios mais importantes são:
- Eixo, que é representado por uma linha imaginária entre os elementos do design, servindo para definir proporção, peso e disposição de todos os elementos.
- Hierarquia visual, que guia a atenção do usuário para os elementos mais importantes, organizando-os de forma lógica, como tamanho e posição, por exemplo.
- Movimento, que ajuda a criar a sensação de fluidez no design.
- Ritmo, que cria um padrão de elementos repetidos ou muito parecidos ao longo de todo o design.
- Consistência, que garante um padrão entre os elementos, como a mesma paleta de cores, fontes e botões semelhantes.
Se você quer ver mais conteúdos estratégicos e informativos como este sobre UI UX, clique aqui para ver nosso blog.
Aqui sempre compartilhamos conceitos importantes do marketing digital, estratégias completas e dicas únicas e profissionais para você.