Universidade Instagram: confira todas as novidades do app!

Universidade Instagram: confira todas as novidades do app!

por Larissa Ferreira

Publicado em 26 de fevereiro de 2024

A Universidade Instagram trouxe diversas novidades que ainda vão chegar no aplicativo. Dessa forma, o evento é fundamental para você que utiliza a rede social como negócio. Neste conteúdo, vamos explicar o que é o evento, as novidades que foram trazidas de lá e muito mais.

Universidade Instagram: O que é o evento?

O evento foi realizado em São Paulo e ocorreu no dia 30 de janeiro de 2024. Muitas pessoas foram convidadas, especialmente jornalistas e influenciadores, para já se prepararem para as novidades. 

Entretanto, graças ao nosso conteúdo, você também saberá dessas novidades, e vamos dar nossa opinião sobre cada mudança trazida no evento. 

Se você não conhecia o evento, não se preocupe, porque é bastante recente, mas já anote na agenda porque é muito possível que ele retorne no próximo ano. No próximo tópico, falaremos sobre as principais novidades da rede social, e elas incluem:

  • Lembretes para aniversários
  • Controle sobre a leitura de mensagens
  • Modificações nos stories
  • Canais de transmissão no Threads

Universidade Instagram: Novidades do Instagram

Nesse tópico, vamos falar sobre as principais novidades do evento, como mencionado anteriormente. É fundamental que você leia este tópico com atenção para entender tudo que sabemos até agora.

Lembretes para aniversários

Quem nunca esqueceu o aniversário de um amigo, não é verdade? Com a quantidade de informações que precisamos lembrar dia após dia, é quase impossível não deixar passar até mesmo uma data importante. 

Entretanto, o Instagram vem para acabar com nossas desculpas e notificar sempre que seus amigos mais queridos fazem aniversário. 

Além disso, a novidade não para no lembrete, mas também será possível usar recursos especiais para compartilhar a data especial do seu conhecido, amigo ou familiar. 

É um recurso muito interessante que também poderá ser utilizado pelas marcas ou pelos influenciadores interessados em criar conteúdos interessantes e ter destaque nesse sentido. Vamos aguardar quais serão as tendências lançadas quando esse recurso começar a ser utilizado.

Controle sobre a leitura de mensagens

O controle sobre a leitura de mensagens é um recurso antigo do WhatsApp, que há muito tempo a grande maioria das pessoas usa para controlar se as pessoas podem ver se você viu a mensagem delas ou não.

Esse recurso chegará ao Instagram, o que pode ser muito interessante para evitar situações constrangedoras ao recusar uma oferta, por exemplo. 

É claro que não é um recurso tão chamativo para as marcas, influenciadores e social media, mas mostra o compromisso da empresa com a privacidade na rede social. 

Isso é positivo porque aumenta a base de pessoas no aplicativo, mas é inegável que será mais interessante para o usuário comum. Talvez seja uma ótima oportunidade para criar um conteúdo viral sobre esse assunto.

Modificações nos stories

Os stories também terão algumas modificações com o recurso “Sua Vez”, que basicamente é a permissão de mudar e usar modelos prontos para stories, assim como é feito em Reels, por exemplo. 

Essa modificação em particular pode ser muito interessante quando falamos de criação de conteúdo e viralização. Afinal, quanto maior for o número de pessoas usando o mesmo modelo, maiores serão as chances de viralizar.

A ferramenta “Recortes” também está sendo lapidada e, em partes, lançada, seguindo muito do que o Reels foi em sua criação e lançamento gradual de recursos. 

No momento, é possível criar figurinhas a partir de fotos das suas próprias publicações, o que se torna muito interessante para você, criador de conteúdo. 

Afinal, os canais de transmissão do Instagram e grupos conseguirão mais personalidade com esse recurso, além de ser uma ótima maneira de se aproximar do seu público.

Canais de transmissão no Threads

Por fim, mas não menos importante, existirão canais de transmissão no Threads. Antigamente, o Telegram era a principal fonte de canais de transmissão, mas pouco a pouco o Instagram está ganhando espaço com essa função.

Dessa forma, não é surpresa que o braço do Instagram, o Threads, também ganhe esse recurso. Provavelmente, uma pessoa que está em um canal de transmissão do Instagram também estará no mesmo no Threads, expandindo a conexão entre os dois aplicativos.

Isso é muito interessante porque uma das maiores dificuldades das marcas, criadores de conteúdo e estrategistas digitais é usar diversas ferramentas para seguir sua estratégia.

No momento em que o Instagram implementar esses recursos e deixá-los suficientemente lapidados, teremos uma ferramenta ainda mais forte do que já é.

Universidade Instagram: Quando começar a usar esses recursos?

Nas redes sociais, ninguém deseja ser o primeiro a tentar usar um recurso, nem o último. Quando se é o primeiro, você investe muito tempo em um recurso que pode não ir adiante. 

Entretanto, quando você é o último, é necessário começar a aprender um recurso onde muitas pessoas já dominaram, o que também é ruim.

Dessa forma, nossa recomendação é ficar atento e não deixar de pesquisar sobre esses novos recursos. Entretanto, espere um pouco para a adaptação dos usuários. 

Você lembra quando não existiam os stories no Instagram e passaram a existir? As pessoas levaram um tempo para se acostumar e hoje é como se sempre estivessem lá.

Esperar atentamente é a melhor estratégia que você terá em qualquer rede social. Espere a ferramenta chegar, brinque um pouco e aguarde que ela amadureça e o usuário comum se acostume.

Dessa forma, com as pessoas utilizando aos poucos, você pode começar gradualmente a inserir na sua estratégia.

O Postgrain possui os principais recursos do Instagram para qualquer estratégia e sempre que um recurso está amadurecido colocamos na plataforma ou oferecemos uma aula no Postgrain Academy.

Conclusão

Para finalizar, o evento foi realmente muito interessante e mostra que o Instagram está de olho nas principais tendências e na própria evolução interna. 

Dessa forma, precisamos também acompanhar suas mudanças para crescer nossa marca ou nossos serviços junto à plataforma, não é verdade?

Para se manter atualizado(a) e ver mais conteúdos informativos como esse, acesse nosso blog! Sempre que uma novidade das redes sociais aparece pelo mundo, você pode ter certeza que ela sempre estará aqui também.