UX Design: Experiência positiva na jornada do usuário [2024]

UX Design: Experiência positiva na jornada do usuário [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Importância do UX Design para a jornada de consumo e satisfação do cliente

Ux Design (User Experience Design), que significa design de experiência do usuário, conceito que se popularizou no mercado. No coração de um marketing eficiente está a habilidade de entender, de verdade, e satisfazer as necessidades dos clientes. Para isso, muitos fatores estão envolvidos. Entre eles, o 

De acordo com pesquisa da UX Matter, um bom design de experiência do usuário impulsiona os indicadores de performance (KPIs). Para quem não sabe, o KPI é uma importante métrica que mensura o desempenho de uma estratégia e de processos de gestão. 

Os benefícios são inúmeros, como vamos demonstrar ao longo deste artigo.

Mas antes, vamos a definição. O que é User Experience Design?

O UX Design é o processo que visa proporcionar uma experiência positiva em toda a jornada do usuário, projetando produtos, serviços, sistemas e campanhas que sejam funcionais, agradáveis, envolventes, e ressoem as necessidades e desejos do público. 

Para o UX Design o cliente é o centro de tudo! 

Leia também: 5 tendências de design para 2024: fique por dentro do que está em alta!

O termo foi criado em 1993 por Donald Norman, engenheiro da Apple na época, e especialista em ciência cognitiva. Esse conceito surgiu com o intuito de aperfeiçoar o design industrial dos produtos da empresa, permitindo que os usuários configurassem e usassem os computadores com mais facilidade.

ux design

Por que um bom design de experiência do usuário é tão importante para o marketing digital?

Imagine que você esteja precisando comprar uma televisão, o caminho mais prático e usual é procurar na internet.

Mas se ao fazer a busca e tentar entrar no site a página não carregar, a navegação for difícil e as informações difícil de serem encontradas, o que você faz?

Provavelmente você abandona essa primeira alternativa e segue em busca de outra. Nesse caso, a experiência foi ruim, não atendeu as suas necessidades e expectativas. Resultado, cliente e venda perdida!  

O que faltou neste site? Carregamento rápido, escaneabilidade do conteúdo, visual atrativo e responsividade (que possibilitada a visualização seja através do desktop, celular ou tablet). 

Basicamente, estratégias de user experience design são implementadas para evitar que o cenário acima aconteça. A intenção é deixar os clientes sempre satisfeitos e felizes. 

Vamos nos aprofundar mais nisso. Confira os principais benefícios: 

Maior conversão de vendas

Clientes que têm uma boa experiência antes de chegar ao momento de decisão, estão mais propensos a converter e comprar.

Fidelidade 

A satisfação com a experiência, deixa boas lembranças e, na maioria das vezes, faz com que o cliente passe a realizar compras recorrentes. Um cliente satisfeito é um cliente que volta! Por isso, atenção a todo o processo, que envolve escolha, decisão de compra, aquisição e usabilidade do seu produto ou serviço.

Indicação

Um consumidor satisfeito também é um grande defensor, indicando o produto, marca ou serviço para amigos e familiares. Ele se torna um agente espontâneo de prospecção de novos clientes.

Em busca das 5 estrelas 

Sabe as avaliações que vemos ao pesquisar no google, elas são resultado da satisfação ou não do cliente. Dessa forma, a experiência reverbera e influencia outras pessoas. Podemos dizer que uma avaliação positiva nas ferramentas de busca são uma indicação indireta, já a negativa, um repelente instantâneo. 

Economia de tempo e recursos financeiros

Atuar na experiência do usuário, com planejamento resulta na redução de chances de retrabalho, consequentemente gastos financeiros também são reduzidos, além de poupar tempo dos profissionais envolvidos.

Gera Valor

Uma boa experiência gera a sensação de que a compra valeu a pena, aumenta o valor agregado, que é muito mais do que a questão financeira. 

Por tudo isso que falamos até agora que é preciso refletir constantemente sobre as formas de melhorar um produto ou serviço melhor para o consumidor final.

5 lições de como implementar estratégias para um bom Ux Design na sua empresa

  1. Faça um mapeamento das características do seu público-alvo, monte personas que represente pessoas reais, entreviste e faça pesquisas com clientes para entender o seu perfil, saber sua opinião e seus anseios. Afinal, não é possível planejar a experiência do usuário sem conhece-lo. Finalize fazendo um compilado e analisando todas as informações obtidas;
  2. No caso de sites e páginas, dê uma atenção especial para a interface (UI). Ela deve ser deve ser clara, limpa, intuitiva e explicativa para os mais variados usuários. Lembre-se, a primeira impressão faz toda a diferença para a continuidade ou não da jornada de consumo;
  3. Crie calls-to-action estratégicos (CTAs): Elas são importantes para indicar ao usuário a sua próxima ação no site;
  4. Identifique as dores do público. Primeiro é preciso saber qual é o problema para então ser possível pensar na solução;
  5. Faça testes regulares de usabilidade e as alterações que forem necessárias. Esse é um trabalho que não termina nunca. 

Resumidamente, o design de experiência do usuário é resultado, principalmente da aproximação com o usuário. 

Por isso, converse com ele, observe e sempre questione se as melhores estratégias estão sendo postas em prática.