Vídeos nas Redes Sociais: Por que é tão popular?

Vídeos nas Redes Sociais: Por que é tão popular?

por Larissa Ferreira

Publicado em 25 de fevereiro de 2024

Vídeos nas redes sociais têm sido a prioridade de praticamente todas as grandes plataformas. Neste conteúdo, vamos discutir e investigar por que esse formato está se tornando tão popular.

Vídeos nas Redes Sociais será a única forma de conteúdo?

Primeiramente, precisamos abordar a pergunta mais comum dos últimos tempos: Os vídeos serão a única forma de conteúdo? A resposta mais direta é não, não serão.

Toda nova tecnologia ou tendência geralmente faz as pessoas questionarem se ela vai substituir todas as outras formas de conteúdo. É uma reação natural, pois isso ocorre em algumas situações, mas não em todas.

Por exemplo, o rádio ainda está presente e, de acordo com os padrões atuais, ainda é muito popular, especialmente entre o público mais velho. Além disso, em países como o Japão, o rádio é uma das principais formas de consumir conteúdo.

Com isso em mente, uma nova tendência ou tecnologia não significa necessariamente a substituição de outra. É importante entender isso tanto como consumidores quanto como criadores de conteúdo. 

Afinal, produzir conteúdo de diferentes tipos resultará em diferentes resultados e ajudará a alcançar públicos diversos. 

Por exemplo, se você produz notícias sobre o nicho da sua marca, publicar notícias em formato de texto pode garantir que você seja um dos primeiros a reportar um acontecimento no mundo, enquanto transformar o tema dessa notícia em um vídeo mais longo e detalhado mais tarde também é uma opção.

É importante perceber que os diferentes tipos de conteúdo têm objetivos diferentes e atraem públicos diferentes. Portanto, o formato de vídeo veio para ampliar as opções, não para substituir outras formas de conteúdo, caso contrário já o teria feito.

Vídeos nas Redes Sociais: Por que é tão popular?

Agora que respondemos à pergunta mais comum, vamos investigar os motivos por trás da popularidade dos vídeos nas principais plataformas. Você ficará surpreso com algumas das razões que encontramos em nossa investigação.

Maior acessibilidade, mais visualizações 

As redes sociais são o que são hoje em dia porque a tecnologia se tornou muito mais acessível, o que mudou os paradigmas da sociedade por completo. 

Uma pequena mudança na acessibilidade com os smartphones transformou as redes sociais para sempre em popularidade, e os vídeos são mais acessíveis do que qualquer outro formato. 

Afinal, é importante lembrar que existe um nível alto de analfabetismo funcional no mundo inteiro, e o formato de vídeo consegue simplificar bastante temas considerados complexos.

Além disso, os conteúdos em vídeo tendem a manter as pessoas mais engajadas no conteúdo porque são simples. Você basicamente precisa ouvir sem precisar prestar tanta atenção ao vídeo em si. 

Por esses e vários outros fatores, os vídeos aumentam a acessibilidade, o que consequentemente aumenta o número de visualizações.

Dessa forma, os criadores de conteúdo em todo o mundo perceberam que podem alcançar mais pessoas com seus conteúdos apenas mudando o formato, e quando se tem essa quantidade de tráfego, é possível direcionar esse público para vários lugares. 

Por exemplo, para as marcas, isso significa a possibilidade de conquistar mais clientes porque mais pessoas vão ver seus produtos, enquanto para os criadores de conteúdo significa alcançar um público maior e garantir mais anúncios, entre outros benefícios.

Conteúdo mais emocional

O conteúdo em formato de vídeo é muito mais emocional em comparação com qualquer outro formato de conteúdo. Quando falamos em emoção, estamos nos referindo a qualquer tipo de sentimento. 

Em termos gerais, uma piada feita em formato de vídeo tende a ser mais engraçada em comparação com uma piada feita em texto. Da mesma forma, um conteúdo mais triste e emocionante tende a ser mais interessante em formato de vídeo do que no formato de imagem. 

Isso ocorre porque nos vídeos existem vários recursos adicionais, como trilha sonora, efeitos sonoros, atuação, linguagem corporal e várias outras inserções que podem ser feitas.

Este é um dos motivos pelos quais um filme adaptado de uma obra já existente, como um livro, é muitas vezes mais conhecido e lembrado do que a obra original. Afinal, conteúdos que nos emocionam têm um espaço mais forte em nossa memória e, como mencionamos anteriormente, são mais acessíveis.

Na prática, o conteúdo em vídeo tende a ser não só mais acessível, mas também mais eficaz na transmissão da mensagem que você deseja para o seu público. 

É verdade que a eficácia depende de quem está produzindo, da experiência e do conhecimento técnico, mas, de forma geral, o vídeo tende a ser mais emocionante do que qualquer outro formato no momento.

Algoritmo otimizado para vídeos

Hoje é um fato que o algoritmo da grande maioria das redes sociais prioriza os vídeos, devido a todas as vantagens que discutimos anteriormente neste tópico e muitas outras. Essa percepção começou a mudar quando o Instagram passou a priorizar mais vídeos, principalmente com o lançamento do Reels. 

Dessa forma, ao produzir mais vídeos em seus conteúdos, você está “agradando” ao algoritmo. Naturalmente, a rede social tende a divulgar ainda mais o seu conteúdo. 

No Instagram, em particular, todo vídeo que você posta se transforma em Reels automaticamente, mostrando o compromisso da plataforma com o formato de vídeos.

Facilmente replicável

Por todas as vantagens que mencionamos anteriormente, os criadores de conteúdo começaram a produzir mais conteúdos em formato de vídeo e perceberam que era também facilmente replicável. 

Ou seja, um conteúdo postado no TikTok era facilmente postado nos Reels do Instagram, que é possível postar no Facebook, YouTube Shorts e Twitter (Atual X). Dessa forma, tornou-se um processo que se retroalimentou por ter diversas vantagens para criadores, plataformas e público.

Vídeos nas Redes Sociais: O que o futuro aguarda?

A era dos vídeos possivelmente está no seu ponto mais alto neste momento, então já pensamos: O que o futuro aguarda? Provavelmente o vídeo se manterá relevante por muito tempo, permanecendo como um dos principais formatos das redes sociais e não sendo substituído ou substituindo outro formato. 

Com isso em mente, é interessante produzir conteúdo em vídeo, mas não esquecer que há outras formas de conteúdo, pois cada uma tem seus benefícios também. As outras principais são:

  • Infográficos: Ideais para informar de forma simples e resumir uma ideia em uma única imagem.
  • E-book: Ideal para produzir conteúdo mais profundo e educar sua audiência no topo do funil.
  • Artigos: Ideais para temas mais profundos com oferta ou para educar sua audiência no meio do funil.
  • Stories: Ideais para gerar autoridade de forma rápida ou para dar uma informação exclusiva ou recente.

Para ler muito mais contéudos informativos e com discussões relevantes para você, continue acompanhando o nosso blog!