4 Desafios e Oportunidades da Era Digital: Quais são e como aproveitar?

4 Desafios e Oportunidades da Era Digital: Quais são e como aproveitar?

por Larissa Ferreira

Publicado em 28 de março de 2024

A internet está cheia de desafios e oportunidades da era digital. Neste conteúdo, vamos mostrar como as marcas e os influenciadores podem reduzir as desvantagens e aproveitar as vantagens que estão se formando.

Desafios e Oportunidades da Era Digital: Quais são os Desafios?

Primeiramente, vamos falar sobre os desafios. Afinal, entre escolher um ou outro, é mais importante reduzir os efeitos dos desafios do que aproveitar as vantagens em si, mas neste conteúdo você vai aprender como ter os dois ao mesmo tempo.

Reputação online

Nos últimos três anos, as marcas e influenciadores têm ficado preocupados com sua reputação online por meio da tendência do cancelamento, onde um grupo de pessoas se reúne para falar sobre um comportamento considerado indesejado por elas e boicotar.

Não vamos entrar no mérito se isso é justo, injusto, bom ou ruim. Afinal, algo com o qual todos concordam é que isso é um desafio para influenciadores e marcas do mundo todo.

Por exemplo, a United Airlines se envolveu em uma polêmica em que, segundo testemunhas, teria retirado um passageiro do avião e as pessoas ligaram o fato de ele ser vietnamita.

Saturação de Conteúdo

Com a inteligência artificial, tornou-se muito simples criar conteúdo e essa facilidade tem aumentado cada vez mais. Hoje em dia, não é necessário aparecer nem mesmo usar a sua voz para criar conteúdo.

Naturalmente, mais pessoas começam a criar conteúdo e é praticamente impossível dizer que nosso meio não está saturado, ou seja, com muito conteúdo semelhante sobre os mesmos temas.

Perfis de curiosidade têm usado essas ferramentas para produzir uma quantidade massiva de conteúdo. Basta usar o YouTube Shorts por alguns minutos para ver a quantidade de conteúdos relacionados que parecem muito.

Além disso, uma tendência americana que chegou ao Brasil na pandemia foram os ‘Cortes’, e nos Estados Unidos são os ‘Clips’, que, em resumo, são trechos dos melhores momentos de conteúdos maiores como podcasts ou vídeos.

O desafio aqui é justamente ser notado e crescer nas plataformas com uma concorrência tão vasta quanto a que está se formando na internet.

Renovação e adaptação constante

Como falamos anteriormente, novas ferramentas têm tomado conta da produção de conteúdo e, com isso, não estar alerta para essas renovações já te coloca para trás da concorrência.

Entretanto, o desafio não está apenas em estar ciente das novas tecnologias e métodos, mas sim em aprender rapidamente para usá-las em seus conteúdos.

Por exemplo, existem determinados plugins que só estão disponíveis no Adobe Premiere e se você nunca utilizou um software de edição de vídeo antes, vai levar mais tempo para usar a infinidade de plugins da ferramenta.

Além disso, precisamos considerar necessário o equipamento para usar essas tecnologias, e isso filtra ainda mais os criadores de conteúdo e marcas que conseguem usar essas tecnologias.

Desafios e Oportunidades da Era Digital: Quais são as Oportunidades?

Desafios e Oportunidades da Era Digital

Agora que falamos dos três principais desafios, vamos falar sobre as oportunidades que têm surgido na era digital.

Personalização da experiência do cliente

Com as ferramentas de hoje em dia, a experiência do cliente tem se tornado cada vez mais personalizada e mais conectada entre si.

Por exemplo: uma empresa que utiliza serviços de omnichannel consegue atender vários clientes em diversos lugares, desde telefone até as redes sociais, com grande rapidez e pode levar o cliente para essas outras formas de comunicação.

Leia também:

Atendimento Omnichannel: Esteja onde seu público está!

Omnichannel: como integrar estratégias online e offline da sua marca?

Entretanto, a personalização da experiência do cliente não se limita apenas à venda.

Por exemplo: a Netflix recentemente usou algoritmos para recomendar o melhor conteúdo possível para o seu cliente. Ou seja, ao utilizar o serviço de streaming, você tem uma experiência completamente diferente de outro assinante.

Não importa a indústria em que sua empresa está, sempre é possível personalizar a experiência do cliente e torná-la única.

Acesso global das principais tendências

Há décadas, era praticamente impossível obter informações sobre alguma tendência internacional. Entretanto, a barreira da linguagem é praticamente mínima hoje em dia, e todas as tendências têm um tempo mínimo para chegar até aqui.

Isso aconteceu muito porque a internet quebrou muitas fronteiras, mas as novas tecnologias de tradução simultânea e o aumento do conhecimento das pessoas sobre outros idiomas explicam essa velocidade para as tendências.

Dessa forma, sua marca pode começar a aproveitar uma tendência muito antes da concorrência, simplesmente por conhecer a cultura e o idioma de outro país, especialmente os Estados Unidos.

Tecnologia avançando: Mais qualidade em menos tempo

Com a tecnologia avançando cada vez mais, é possível trazer mais qualidade em menos tempo. Um dos exemplos mais recentes e impactantes foi a chegada do CapCut como editor de vídeo.

Afinal, há 10 anos era muito difícil editar um vídeo de forma profissional conforme feito em um celular hoje em dia. Antigamente, os resultados obtidos com o CapCut seriam feitos, exclusivamente, no computador.

Dessa forma, você, influenciador, e sua marca podem produzir conteúdo e alcançar mais pessoas com muito mais qualidade do que antigamente e em muito menos tempo.

Desafios e Oportunidades da Era Digital: Como Aproveitar as Vantagens e Reduzir as Desvantagens?

Perceba que a grande parte dos desafios se relaciona diretamente com as oportunidades, não é verdade?

Por exemplo: as ferramentas que garantem mais oportunidade também acabam criando tanto conteúdo parecido que fica saturado.

Neste último tópico do nosso conteúdo, vamos mostrar como algumas ações podem reduzir para próximo de zero as desvantagens e aumentar exponencialmente as vantagens dessas oportunidades.

Reputação online

O principal para garantir que sua reputação online permaneça intacta é nunca se envolver em temas que são considerados controversos, como apoiar determinado candidato político, por exemplo.

Além disso, crie soluções para crises de reputação que eventualmente aconteçam. Por exemplo:

  • Faça uma nota oficial explicando o ocorrido e a solução que a empresa encontrou;
  • Escute principalmente seus clientes e seguidores, evitando focar nas opiniões da internet inteira;
  • Se necessário, tome as medidas legais e estratégicas necessárias para eliminar a crise, como a demissão de um colaborador que cometeu um erro grave;

Saturação de Conteúdo e Tecnologia avançando: Mais qualidade em menos tempo

A internet está saturada, mas apenas de conteúdo repetitivo, robótico e sem inspiração. Utilize as últimas e melhores ferramentas com isso em mente:

  • Nunca dependa apenas da inteligência artificial – sempre ofereça um toque humano em tudo o que foi desenvolvido com ajuda de IA; 
  • Otimize tarefas mecânicas, como o color grading de um vídeo, mas nunca tente otimizar a criatividade; 
  • Tenha as melhores fontes de inspiração para seus conteúdos e estratégias, buscando os maiores influenciadores e marcas do seu nicho; 
  • Anote suas melhores ideias utilizando um método, como o PARA ou CODE do Thiago Forte.

Renovação e adaptação constante e Acesso global das principais tendências

A melhor forma de garantir renovação e adaptação com as novas tendências é sempre buscar no mercado americano e entender como essas tendências podem se encaixar no mercado brasileiro.

Afinal, uma vez que você conhece a fonte e tem experiência para entender o que fará sucesso aqui no Brasil ou não, não é necessário se renovar a todo momento e se adaptar constantemente.

Infelizmente, não existe um passo a passo e, sim, a experiência nessa visão de mercado. A dica aqui é melhorar o seu inglês o mais rápido possível.

Personalização da experiência do cliente

A personalização da experiência do cliente pode variar de marca para marca, influenciador para influenciador. Dessa forma, existem duas dicas para garantir assertividade nesse processo.

  • Pesquisa de mercado: quais automações estão sendo feitas por marcas como a sua e que a sua empresa pode implementar também?
  • Feedback contínuo: entender as necessidades dos clientes e suas opiniões sobre as automações implementadas, para saber em que áreas focar posteriormente.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog clicando aqui para conferir muito mais!

Desafios e Oportunidades da Era Digital

Experimente o Postgrain por 30 dias grátis usando o cupom POSTBLOG!