Atendimento Omnichannel: Esteja onde seu público está!

Atendimento Omnichannel: Esteja onde seu público está!

por Stella Caroline

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Você já adotou o atendimento omnichannel em sua estratégia de negócio? 

Essa abordagem permite que sua empresa esteja presente no canal de preferência do seu público, garantindo uma experiência de compra integrada e consistente, tanto em pontos de venda físicos quanto online.

Com consumidores cada vez mais exigentes, é essencial oferecer uma jornada de compra que atenda às suas expectativas em todos os pontos de contato. 

A integração de dados em tempo real e outras tecnologias pode aprimorar ainda mais a experiência do cliente, tornando-a mais personalizada e eficiente.

Neste blog, vamos explorar o que é o atendimento omnichannel, por que é tão importante para o seu negócio, como funciona na prática, como implementar e muito mais! 

Vamos lá?

O que é Atendimento Omnichannel?

O atendimento omnichannel é uma abordagem estratégica que busca proporcionar uma experiência integrada e consistente aos clientes em todos os canais de atendimento utilizados por uma empresa. 

Ou seja, a finalidade é integrar os diferentes canais de atendimento da empresa, oferecendo um suporte integral e consistente em todas. 

Isso significa que, seja qual for o canal escolhido pelo cliente para entrar em contato, ele receberá um atendimento personalizado e eficiente, sem perder a continuidade da sua interação.

Por que adotar o Atendimento Omnichannel é tão importante?

Essa estratégia visa oferecer um serviço de alta qualidade, em que o cliente possa transitar facilmente entre diferentes canais, como telefone, e-mail, chat online e redes sociais, sem perder a continuidade da sua interação. 

No omnichannel, os meios de atendimento são projetados para trabalhar em conjunto, proporcionando uma experiência integrada.

E vai além! O omnichannel não se limita apenas aos canais de atendimento. Ele é uma estratégia de marketing, vendas e atendimento, que alinha os canais online e offline de uma empresa para reduzir os ruídos entre os pontos de comunicação e proporcionar uma experiência integrada ao cliente.

Inclusive, a experiência omnichannel foi um dos temas centrais discutidos na NRF 2024: Retail’s Big Show, a maior feira de varejo e tecnologia do mundo, realizada em janeiro em Nova York. Isso ressalta a importância de oferecer uma jornada de compra consistente e integrada em todos os pontos de venda, seja offline ou online.

Na prática, o que significa?

Por exemplo, imagine que você está navegando no site de uma empresa e decide tirar uma dúvida pelo chat online. Durante o atendimento, você percebe que precisa de mais informações e decide ligar para a central de atendimento. 

Com o omnichannel, o atendente já terá acesso ao seu histórico de interações no chat, facilitando o atendimento e evitando a repetição de informações.

Outro exemplo é quando você pesquisa um produto online e decide comprar através do site, optando por retirá-lo na loja física mais próxima. 

Ao chegar na loja, o atendente já tem todas as informações da sua compra e pode te auxiliar rapidamente, sem a necessidade de você fornecer novamente os detalhes da sua compra. 

Essa integração entre os canais online e offline é um exemplo prático do atendimento omnichannel, onde a experiência de compra é integrada e fluida.

Customer Centric

O atendimento omnichannel é uma ferramenta essencial do customer centric, que coloca o cliente no centro de todas as decisões e operações. 

Implementar essa estratégia pode trazer diversos benefícios para sua empresa, como você verá a seguir.

Saiba mais: Customer Centric: Por que colocar o cliente no centro do seu negócio? 

Vantagens do Atendimento Omnichannel

Implementar uma estratégia de atendimento omnichannel traz uma série de vantagens para a sua empresa. Veja algumas delas:

Experiência do cliente aprimorada 

Com o atendimento omnichannel, sua empresa proporciona uma jornada de compra sem interrupções. 

Isso torna a comunicação mais fluida e eficiente, proporcionando uma experiência de compra mais agradável.

Clientes mais satisfeitos e fiéis

Ao proporcionar uma experiência consistente e conveniente, sua empresa fortalece o relacionamento com os clientes

Clientes satisfeitos tendem a ser mais leais e a recomendar os produtos ou serviços da empresa para outras pessoas, o que pode gerar um impacto positivo nos resultados do negócio.

Aumento da eficiência operacional 

Com o atendimento omnichannel, é possível otimizar seus processos internos e reduzir a necessidade de retrabalho. 

A integração dos canais de atendimento e o compartilhamento de informações em tempo real permitem que a equipe tenha acesso rápido e preciso aos dados do cliente, facilitando a resolução de problemas e agilizando o atendimento.

Gestão de informações do cliente otimizada 

Ao adotar uma abordagem omnichannel, você consegue centralizar e consolidar as informações dos clientes em um único sistema ou plataforma. 

Isso facilita a gestão dos dados, permitindo que a equipe tenha uma visão completa do histórico de interações, preferências e necessidades dos clientes. 

Com essa visão ampla, a sua empresa oferece um atendimento personalizado e mais eficaz, com respostas rápidas e soluções adequadas às demandas do cliente.

Como implementar?

Implementar o atendimento omnichannel requer alguns passos essenciais:

  1. Conheça seu cliente: Entenda as preferências e expectativas do seu público para escolher os canais certos.
  2. Escolha dos canais: Selecione os canais de comunicação mais relevantes para seu negócio e clientes.
  3. Integração dos sistemas: Conecte os sistemas de atendimento para compartilhar informações e oferecer uma experiência integrada.
  4. Estratégia de comunicação: Desenvolva uma estratégia unificada para manter uma linguagem consistente em todos os canais.
  5. Monitoramento e análise: Acompanhe o desempenho do atendimento e faça ajustes conforme necessário.

Esses passos são fundamentais para proporcionar uma experiência de atendimento integrada e eficaz para seus clientes!

Exemplos de sucesso

A Magazine Luiza é reconhecida como um dos principais exemplos de varejo omnichannel, sendo pioneira nessa estratégia no Brasil. 

Em 2015, a empresa deu início à sua transformação digital, lançando o marketplace e o aplicativo.

Além disso, os vendedores passaram a utilizar um app interno para registrar as vendas realizadas na loja física, possibilitando a centralização das informações.

E ainda: A empresa também oferece a opção Click and Collect, permitindo que seus clientes comprem online, mas retirem na loja física. 

Para se ter uma ideia do sucesso dessa abordagem, dados da Forbes demonstram que essa estratégia impulsionou um crescimento de 241% nas vendas digitais e de 51% nas lojas físicas do Magazine Luiza entre 2015 e 2018.

O Boticário é outro exemplo de sucesso! 

A marca integra seus canais digitais e físicos de maneira brilhante, especialmente em suas campanhas de amostras de produtos.

Quando o Boticário lança um novo produto, oferece aos clientes a oportunidade de se cadastrarem online para receber uma amostra. 

Esse cadastro é promovido nas redes sociais, por e-mail e em anúncios da marca. Uma vez cadastrado, o cliente pode retirar a amostra gratuitamente em uma loja física.

Veja  aqui como funciona!

atendimento omnichannel - exemplo do site da Boticário

Essa integração perfeita entre o mundo digital e o físico proporciona uma experiência de compra única e envolvente para os clientes.

Chegou a sua vez de implementar!

Agora que você conhece a importância do atendimento omnichannel, que tal começar a implementar essa estratégia no seu negócio? 

Aproveite as vantagens dessa abordagem para aumentar a satisfação dos clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio!

Já conhece o Postgrain, plataforma que permite gerenciar todas as suas ações no Instagram em um só lugar? Imagine integrar essa facilidade com uma estratégia omnichannel, oferecendo uma experiência completa aos seus seguidores; 

E para facilitar ainda mais, conheça o Linklist, um agregador de links que pode potencializar suas ações online.

Este conteúdo foi útil para você? Você também pode se interessar por esses outros artigos:

Quer ler mais artigos como este? Então, continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma novidade!