Customer Centric: Por que colocar o cliente no centro do seu negócio?

Customer Centric: Por que colocar o cliente no centro do seu negócio?

por Larissa Ferreira

Publicado em 26 de fevereiro de 2024

Você já ouviu falar em Customer Centric? Essa estratégia tem revolucionado a forma como as empresas fazem negócios, colocando o cliente no centro de todas as decisões e operações.

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a qualidade do produto muitas vezes não é o único diferencial, a satisfação do cliente se tornou mais importante do que nunca!

Neste blog, vamos explorar o que é Customer Centric, por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio e muito mais! 

Pronto para transformar a maneira como você se relaciona com seus clientes? 

Vamos lá!

Entenda o que é e qual a importância da estratégia Customer Centric?

Customer Centric, ou Cliente no Centro, é muito mais do que uma estratégia de negócios, é uma filosofia que coloca o cliente no centro de todas as decisões e operações de uma empresa.

Imagine poder antecipar as necessidades dos seus clientes e oferecer exatamente o que eles desejam, antes mesmo deles saberem que precisam.

Essa é a essência do Customer Centric: compreender profundamente as necessidades, desejos e expectativas dos clientes para oferecer produtos, serviços e experiências que os satisfaçam plenamente.

Neste cenário altamente competitivo, onde a fidelização do cliente é um dos maiores desafios das empresas, adotar uma abordagem Customer Centric se tornou essencial para o sucesso e a sobrevivência no mercado atual.

Alguns dados relevantes:

  • Empresas focadas no consumidor são 60% mais lucrativas, segundo este estudo da Delloite;
  • Os clientes estão dispostos a pagar 86% mais por melhores experiências, de acordo com o CEI Report;
  • Empresas que investem na satisfação dos consumidores têm um aumento de 10% no índice de retenção de clientes e um crescimento de 30% no valor da marca, de acordo com este levantamento da Bain & Co;
  • O custo estimado de perda de clientes por causa de um serviço ruim pode chegar a US$ 1,6 trilhão, conforme esta pesquisa da Accenture.

Esses dados são realmente impactantes e mostram o quanto uma abordagem Customer Centric pode ser vantajosa para as empresas, destacando a importância de colocar o cliente no centro de todas as estratégias e operações.

Pilares do Customer Centric

Há 3 elementos essenciais que sustentam a estratégia Customer Centric. São eles:

1. Experiência do Cliente (Customer Experience)

A experiência do cliente engloba todos os pontos de contato que ele tem com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda. 

Oferecer uma experiência excepcional é fundamental para conquistar e fidelizar clientes.

Quer aprender mais sobre este tema? Siga uma referência nacional: Gisele Paula, autora do BestSeller “Cliente Feliz dá Lucro”.

2. Sucesso do Cliente (Customer Success): 

O sucesso do cliente está diretamente ligado ao sucesso da empresa. 

Significa garantir que o cliente atinja seus objetivos ao utilizar o produto ou serviço oferecido pela empresa.

3. NPS (Net Promoter Score):

O Net Promoter Score é uma métrica que mede a satisfação e lealdade dos clientes. 

É uma ferramenta importante para avaliar o desempenho da empresa em relação à satisfação do cliente.

Benefícios do Customer Centric

Conhecer os benefícios do Customer Centric é essencial para entender como essa estratégia pode impactar positivamente a sua empresa. 

Agora, vamos explorar agora alguns dos principais benefícios que essa abordagem pode trazer. Confira!

Mais satisfação do cliente

Clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente e a recomendar a empresa para outras pessoas.

Seu cliente como promotor da sua marca

Clientes satisfeitos se tornam defensores da marca, ajudando a promovê-la de forma orgânica. E isso é exatamente o que você quer, não é mesmo?

Relacionamentos duradouros

Ao focar no cliente, a empresa constrói relacionamentos mais sólidos e duradouros.

Fortalecimento da imagem da sua marca 

Uma empresa que coloca o cliente em primeiro lugar constrói uma imagem positiva no mercado.

Vantagem competitiva para o seu negócio

Empresas que adotam uma abordagem Customer Centric se destacam da concorrência, conquistando mais clientes e aumentando sua participação no mercado.

Aumento do ticket médio 

Clientes satisfeitos tendem a gastar mais com a empresa, aumentando o ticket médio e impulsionando o crescimento do negócio.

Como implementar?

Vamos à prática! Saiba como implementar esta estratégia em sua empresa e colher os benefícios de colocar o cliente no centro de suas operações!

1. Conheça a fundo seu cliente 

Entenda quem são seus clientes, quais são suas necessidades e como eles interagem com sua empresa.

2. Mapeie a Jornada do Cliente 

Identifique os pontos de contato do cliente com a empresa e busque melhorá-los para proporcionar uma experiência mais satisfatória.

3. Implemente o omnichannel 

Ofereça diversos canais de comunicação para que o cliente possa interagir com sua empresa da maneira mais conveniente para ele.

Leia também: Omnichannel: como integrar estratégias online e offline da sua marca?

4. Dissemine a cultura Customer Centric 

Envolve toda a empresa na estratégia, desde a alta direção até os colaboradores da linha de frente.

5. Mensure o desempenho da sua estratégia 

Utilize métricas como o NPS e o Customer Satisfaction Score (CSAT) para avaliar o impacto da sua estratégia e fazer ajustes conforme necessário.

Exemplos inspiradores!

A Disney é um exemplo global de uma cultura centrada no cliente, oferecendo experiências únicas e encantadoras em seus parques. 

Todos os colaboradores são constantemente treinados para representar os princípios e a cultura da empresa, valorizando sua contribuição para a experiência dos visitantes. 

A cultura de customer centric da Disney é tão forte que se tornou um treinamento para aqueles que buscam entender como encantar clientes.

Inclusive, a reputação excepcional da marca é destacada no livro “O Jeito Disney de Encantar Clientes“, que explora como a abordagem centrada no cliente leva a resultados excepcionais em termos de serviço ao cliente e experiências memoráveis.

A Netflix é um exemplo de empresa totalmente digital com uma cultura centrada no cliente. 

Seu algoritmo identifica preferências, permitindo que a empresa não seja apenas um serviço de streaming, mas também produza conteúdo próprio que atenda aos desejos dos usuários. 

Além disso, a Netflix mantém uma forte presença nas redes sociais, como Twitter e Facebook, interagindo de forma ativa e divertida com seus usuários.

Veja um exemplo de post interativo “ouvindo o cliente”. Posts como esse sempre fazem o maior sucesso!

Customer Centric

Outras empresas como Amazon, Magalu, Nubank, Starbucks, entre outras, também são exemplos de como o Customer Centric pode ser implementado com sucesso. 

Elas compreendem as necessidades e desejos dos seus clientes e oferecem experiências excepcionais, o que as torna referências em seus segmentos.

Conclusão

Colocar o cliente no centro do seu negócio não é apenas uma estratégia, mas sim uma filosofia que pode transformar a sua empresa. 

Ao adotar uma abordagem Customer Centric, você não só garante a satisfação do cliente, mas também constrói relacionamentos sólidos, fortalece a imagem da sua marca e se destaca da concorrência. 

Portanto, não perca tempo e comece a implementar o Customer Centric hoje mesmo!

Este conteúdo foi útil para você? Você também pode se interessar por esses outros artigos:

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog e compartilhe com quem também se interessa pelo tema.