WhatsApp Business: Benefícios de usar a automação para sua empresa

WhatsApp Business: Benefícios de usar a automação para sua empresa

por Stella Caroline

Publicado em 25 de janeiro de 2024

O WhatsApp deixou há muito tempo de ser apenas uma plataforma só de interações sociais e se tornou uma oportunidade para empresas que querem ampliar os canais de vendas e melhorar a comunicação com os clientes. 

Com o sucesso da plataforma, em 2018, o Facebook lançou o WhatsApp Business, uma extensão do WhatsApp tradicional voltada inteiramente para atender às necessidades das empresas. 

E de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, o sucesso do WhatsApp Business no Brasil é comprovado, já que 79% das pessoas que participaram do levantamento afirmaram que falam com empresas através do WhatsApp.

Com isso em mente, surge uma pergunta importante: vale a pena investir em automação no WhatsApp Business?

Confira o nosso artigo para descobrir!

Neste artigo, você vai ver:

  • O que é o WhatsApp Business?
  •  WhatsApp Business EPI 
  •  Empresas que usam a automação nas estratégias de comunicação
  • Quais são os benefícios de usar o WhatsApp Business? 
  • Cuidados para se ter na hora de utilizar o WhatsApp Business
  • Integração com Linklist: Maximizando a eficiência

WhatsApp Business

 O que é o WhatsApp Business?

Como falamos acima, o WhatsApp Business é uma versão para empresas da plataforma que você já conhece hoje. 

Com funcionalidades exclusivas, como respostas automáticas, etiquetas para organizar conversas e catálogo de produtos, o WhatsApp Business é uma ferramenta ótima para ajudar empresas pequenas a aumentarem a eficiência dos seus negócios ou otimizar o relacionamento com seus consumidores.

Com clientes cada vez mais exigentes em relação à comunicação com as empresas, o WhatsApp Business oferece recursos ótimos para automatizar respostas e processos, permitindo que as empresas gerenciem um grande volume de mensagens de forma eficiente, garantindo que os clientes recebam respostas mais rápidas.

Segundo a pesquisa da Opinion Box, 77% dos entrevistados usam o WhatsApp para pedir informações ou tirar dúvidas, enquanto 69% usa a plataforma como suporte técnico.

Leia também: WhatsApp: aprenda como verificar se um número está ativo na plataforma.

 WhatsApp Business EPI 

A versão API do WhatsApp Business é uma opção para empresas de médio a grande porte, que oferece funcionalidades parecidas ao aplicativo WhatsApp Business, mas com recursos muito mais avançados.

Essa plataforma permite que as empresas integrem o WhatsApp com sites e software, o que otimiza a organização de dados e facilita o acesso a registros de conversas anteriores. 

As empresas também podem conseguir o selo de verificação oficial através do API, o que ajuda a aumentar a credibilidade da marca e a confiança dos usuários ao se comunicarem com a empresa.

Além disso, a versão API também possibilita a automação do serviço ao cliente através da implementação de chatbots, que podem, por exemplo, esclarecer dúvidas e enviar faturas de maneira eficiente e rápida, melhorando a questão de agilidade para processos mais simples.

Empresas que usam a automação nas estratégias de comunicação

Algumas marcas, desde nacionais a internacionais, usam o WhatsApp Business para estreitar o relacionamento com seus clientes, oferecendo um suporte mais rápido e um atendimento mais personalizado.

A Coca-Cola Brasil, por exemplo, usa sua assistente virtual, a Kora, para atender os clientes que chegam pela plataforma, oferecendo opções que variam de cupons e ofertas, vagas de trabalho na Coca-Cola, informações sobre a empresa ou reclamações.

A Zendesk, que virou case de sucesso do WhatsApp Business, diminuiu a carga de trabalho dos engenheiros, ampliou o uso do WhatsApp entre seus novos clientes e aumentou a quantidade de mensagens enviadas por segundo dentro da plataforma. 

Outra marca que usa bem o WhatsApp Business para agilizar a comunicação com os consumidores é a Claro, que disponibiliza opções como suporte técnico e solicitação de

faturas direto no WhatsApp, além da possibilidade de tratar de outros assuntos com atendimento humano.

Quais são os benefícios de usar o WhatsApp Business? 

1 – Melhoria no atendimento ao cliente

 A automação ajuda a simplificar o atendimento ao cliente, diminuindo o tempo de espera para e tornando o processo mais simples e rápido.

2 – Aumenta a eficiência do time

Ao programar respostas para algumas das dúvidas mais frequentes, seu time pode focar a atenção nos atendimentos mais complexos, que exigem respostas mais específicas para o que o cliente está precisando no momento. 

3 – Ajuda a aumentar a taxa de conversão

Por facilitar a jornada de compra, diminuindo o tempo de espera para o atendimento e com respostas prontas para esclarecer as principais dores do cliente, por exemplo, as chances do consumidor desistir de realizar uma compra é muito menor do que se ele precisasse esperar muito tempo para ser atendido.

Leia também: Geração de leads: saiba como ganhar novos clientes no digital.

Cuidados para se ter na hora de utilizar o WhatsApp Business

1 – Mantenha a personalização

Evite respostas genéricas demais e opte sempre por personalizar as mensagens de acordo com o tom de voz da sua marca.

2 – Atenção à segurança de dados

O WhatsApp pode ser um ótimo canal para se comunicar com os clientes, mas é preciso garantir a proteção das informações e dados sensíveis. 

A LGPD prevê algumas diretrizes a serem seguidas para assegurar mais proteção e consentimento na troca de mensagens entre empresas e consumidores. 

3 – Evite automatizar demais

A automação pode trazer muito benefícios, mas também pode tornar a comunicação da sua empresa muito impessoal. 

As pessoas não gostam de sentir que estão conversando com um robô, então lembre de deixar aberta a opção de falar com um atendimento humano, por exemplo, caso o seu cliente se sinta mais confortável em receber ajuda de um atendente. 

 Integração com Linklist: Maximizando a eficiência

tela do Linklist na versão para celular com o botão flutuante do Whatsapp aberto na lista de links.

E outra grande vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de integração com diversos softwares e ferramentas, como o Linklist. 

Essa integração permite gerenciar conversas de forma eficiente, além de possibilitar que os clientes iniciem conversas com um simples clique, tornando o contato muito mais prático e acessível. 

Você pode testar o Linklist gratuitamente clicando aqui.

As vantagens são incríveis, mas é preciso usar com moderação

A automação no WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa que, quando utilizada corretamente, pode trazer benefícios significativos para as empresas. Ela não só otimiza processos e aumenta a eficiência, mas também melhora a experiência do cliente. 

Com a estratégia certa e um equilíbrio entre automação e interação humana, as empresas podem utilizar o WhatsApp Business para impulsionar o crescimento e fortalecer o relacionamento com os clientes.