Instagram para negócios físicos: Como aumentar as vendas? [2024]

Instagram para negócios físicos: Como aumentar as vendas? [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 02 de maio de 2024

Instagram para negócios físicos não só impulsiona as visitas do seu estabelecimento, mas também garante que novas pessoas conheçam a sua loja por meio das redes sociais e, nesse caso, o Instagram. 

Neste conteúdo, vamos falar quais os primeiros passos que você precisa dar para aumentar suas vendas. 

Como aumentar o número de visitas no ponto físico e como melhorar o atendimento ao cliente. Em outras palavras, vamos oferecer um verdadeiro guia para você, empreendedor, por isso leia nosso conteúdo até o final.

Instagram para negócios físicos: Primeiros Passos

Antes de falarmos sobre quais são as melhores estratégias para seu negócio se posicionar bem nas redes sociais, vamos abordar dois elementos fundamentais para começar.

Google Meu Negócio

Comece criando um perfil no Google Meu Negócio, a plataforma da Google para conectar pessoas na internet com o seu estabelecimento. Basicamente, com uma conta nessa plataforma você consegue fornecer informações relevantes, tais como:

  • Endereço
  • Horário de funcionamento
  • Avaliações de clientes
  • Pequena descrição do que faz a sua empresa
  • Formas de contato

Dessa forma, qualquer pessoa na sua região que procurar sua empresa no Google pode ter essas informações e, com isso, aumentar as chances de converter visitantes em clientes.

Perfil modelo

Antes de usar o Instagram propriamente dito, precisamos ter certeza de que seu perfil tem as mesmas características de um perfil modelo, ou seja, um perfil que consegue atrair clientes.

  • Foto do logo da empresa em alta resolução
  • Biografia que gera autoridade
  • Destaques com informações sobre a empresa, prova social, principais produtos e perguntas frequentes
  • Link na bio para o seu linklist

Aqui é apenas um resumo dos elementos que você precisa ter antes de usar uma das estratégias, mas fizemos um conteúdo completo com esse tema. Clique aqui e confira.

Instagram para negócios físicos: Como aumentar o número de visitas no ponto físico

Instagram para negócios físicos

Agora que você já deu os primeiros dois passos, podemos falar exatamente sobre como aumentar o número de visitas no seu estabelecimento.

Ofertas exclusivas para a loja física

Ofertas exclusivas para a loja física são uma das melhores formas de aumentar o número de visitas para o ponto físico. Além de aumentar as chances das pessoas encontrarem outras ofertas que se interessem, garante uma diferença clara entre o digital e o físico. 

Em outras palavras, quem deseja comprar online terá a vantagem da conveniência, mas quem compra na loja física terá a vantagem do desconto. 

É claro que a ideia não é punir quem compra apenas no formato digital, sendo importante fazer promoções e descontos para apenas alguns itens e separar também alguns itens para ter promoção no site também. 

Você pode ver muito essas ações em estabelecimentos de bairro, onde quando se leva mais produtos, o desconto é maior, por exemplo. Essa também é uma ótima opção.

Crie um cartão de fidelidade

O cartão de fidelidade é uma das estratégias mais interessantes se você deseja atrair mais pessoas para o seu estabelecimento. Geralmente, o cartão de fidelidade oferece ao cliente certas vantagens em relação aos clientes que não o possuem.

  • Descontos exclusivos
  • Produtos gratuitos
  • Brindes exclusivos
  • Cashback
  • Sorteios exclusivos

Setores como o varejo, por exemplo, usam muito o cartão de fidelidade para aumentar o ticket médio das compras dos clientes e mostrar que a loja é mais vantajosa do que a concorrência.

Crie um sistema de pontuação para descontos

Grande parte dos cartões de fidelidade funcionam como um grande sistema de pontos, mas a ideia aqui é criar esse mesmo sistema de pontos de forma independente. 

O sistema de pontos basicamente funciona da seguinte maneira: conforme o valor da compra de um cliente, esse cliente ganha pontos, e esses pontos podem ser trocados por prêmios ou por descontos progressivos na loja. 

Quanto maior o valor da compra, mais pontos se ganham, e quanto mais pontos se tem, maior é o desconto e melhor é o produto que pode ser trocado. 

Recomendamos que se tenha esse sistema independente porque muitas vezes, alguns clientes não querem fazer o cartão. 

Dessa forma, ao avisar que o cliente tem pontos e pode já ter desconto na próxima compra, já se aproxima a loja do cliente. A loja de joias Nácar Pratas usa esse sistema.

Utilize o Linklist integrado com Google Maps

Lembra que falamos para que você configurasse o seu Google Meu Negócio como um dos primeiros passos? Então, com a plataforma Linklist, você consegue integrar o Google Maps para fazer com que o seu potencial cliente encontre seu estabelecimento mais rapidamente. 

O Linklist, para quem não sabe, é uma plataforma que cria uma central de links para você colocar na sua bio. Dessa forma, você tem vários links para seu cliente clicar ao invés de apenas um, como é o padrão do Instagram. 

A plataforma também é integrada com o Uber, Google Maps e Waze e, com apenas um clique, o cliente já sabe onde está o endereço e o Google também vai fornecer os dados do Google Meu Negócio.

  1. Entre na sua conta do Linklist clicando aqui
  2. Clique na opção “Adicionar link” e busque na lista a opção “Adicionar link de localização”, em seguida clique sobre a opção “Google Maps”.
  3. Insira um título chamativo no botão e adicionar o endereço do seu estabelecimento que também está conectado com o Google Meu Negócio
  4. Por fim, clique no botão “Salvar”.

Instagram para negócios físicos: Como melhorar o atendimento online?

Todos nós sabemos o quanto o atendimento é fundamental para aumentar as vendas do nosso negócio físico. Entretanto, hoje em dia não basta ter um bom atendimento apenas no estabelecimento; é necessário levar a mesma experiência para o modelo online. 

Não só para garantir as vendas online, mas porque o atendimento online serve como um suporte muito mais conveniente caso algum problema ocorra após a compra física.

  • Faça o treinamento dos atendentes digitais simulando situações e problemas frequentes que acontecem
  • Ofereça treinamento teórico de comunicação e outras soft-skills para melhorar o atendimento
  • Crie formas para compensar experiências negativas, como um desconto na próxima compra, por exemplo

Se deseja ler mais artigos com insights estratégicos como esse, continue acompanhando nosso blog clicando aqui!