Cadastre-se
Por
Postgrain
07/11/2016
às 19:16

10 dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram

Uma das mais populares redes sociais do mundo não cresceu à toa: a exposição na internet tem se tornado aliada das pessoas que, compartilhando fotos e vídeos, transformaram sua rotina em verdadeiros cases de sucesso no Instagram.

Por isso, é claro que você não pode ficar de fora de uma rede social com mais de 500 milhões de usuários e 4,2 bilhões de curtidas por dia! Que tal conquistar sua fatia desse mercado e torná-lo uma verdadeira ferramenta de marketing digital? Ou ainda fidelizar seus clientes com o compartilhamento de conteúdos relevantes para eles?

Para te ajudar com isso, selecionamos 10 dicas para que você tenha sucesso no Instagram. Confira!

1. Estude seu público-alvo e saiba com quem você quer falar

O primeiro passo é estudar seu público-alvo. Ao criar o perfil no Instagram de sua empresa – ou até mesmo pessoal – foque nas formas de compartilhamento que incluam a visualização dos resultados.

Com as informações sobre o público-alvo em mãos, você consegue avaliar quais publicações estão sendo mais eficazes. Isso ajuda a avaliar as próximas postagens e a traçar um planejamento estratégico mais eficiente.

2. Planeje os posts e crie vínculo com seus seguidores

Aproveite os primeiros posts para criar vínculo com seu público. Uma das formas de se fazer isso é seguindo perfis que compartilham assuntos convenientes ao seu segmento.

Com cada post, você tem a oportunidade de criar vínculo com seus seguidores; por isso, seja coerente com a mensagem que quer passar. Aproveite para alavancar as publicações com as hashtags em alta e construir uma imagem de maneira a ser assertivo junto aos seus seguidores.

3. Entenda como o conteúdo pode ser relevante

Conteúdo relevante não é necessariamente o mais popular – ou a última fofoca da semana. Ser relevante para o seu público-alvo é compreender o tipo de conteúdo que ele quer visualizar, comentar, compartilhar e “curtir”.

Essa métrica orgânica torna a relevância de seu conteúdo um dos principais atrativos para que sua imagem esteja sempre no imaginário do consumidor. E isso só poderá ser feito com estudo constante do que o seu público tem interesse no Instagram.

4. Planeje seu conteúdo para os anúncios

Diferentemente dos conteúdos orgânicos que você utilizará para conhecer seu público e medir a aceitação orgânica de cada post que você cria, o conteúdo para anúncios deverá ser assertivo.

Isso significa planejá-lo com cautela, tendo em mente a demografia e o foco para o qual pretende colher resultados. Com isso em mente, você conseguirá encontrar o jeito perfeito de programar o post patrocinado.

5. Programe seus posts

Sabia que você pode programar seus posts no Instagram e ficar mais tranquilo em relação ao conteúdo que coloca em sua timeline?

O Postgrain realiza esse tipo de agendamento. Utilize a ferramenta como base para programar seus posts. Isso ajuda no planejamento e acompanhamento do perfil de forma mais eficiente e prática.

6. Confira métricas, balanços e resultados

Utilize a versão profissional do Instagram e obtenha acesso às métricas que te ajudarão a definir onde seus posts estão sendo eficazes e qual público está acompanhando seu perfil.

Esses balanços indicarão o melhor método para não cometer os mesmos erros e se os resultados são perfeitos para você dar continuidade em uma campanha, que poderá ser ampliada (ou cortada) em sua estratégia.

Crie seu perfil empresarial em Configurações e siga o passo a passo. Com ele, você pode avaliar o retorno com o Instagram Ads.

7. Crie conteúdos de alta qualidade

O Instagram é uma rede social que permite que você construa um vínculo com seus seguidores sem precisar utilizar grandes artifícios para colher resultados.

Isso significa que a transparência e uma boa estrutura em fotos e vídeos transformarão seus posts mais atraentes de forma espontânea – e o significado você dará por conta do conteúdo. Por isso, não ultrapasse limites e mantenha o foco de sua linha de conteúdo apresentado e já planejado para seu público-alvo.

8. Mantenha uma regularidade

Um dos princípios para se obter sucesso nesta rede social é a regularidade de suas postagens e outras atividades (compartilhamentos, likes, etc.). Transforme sua rotina de posts no Instagram em parte de sua rotina de estratégias de sucesso no marketing digital.

Dessa forma, você se acostuma a utilizar o Instagram constantemente e, além disso, torna seu público habituado com o conteúdo. Aliás, uma forma de manter aceso o interesse do público é a promoção constante de algo que eles possam ganhar em troca da utilização de hashtags. Certamente é uma estratégia que deve ser estudada, mas é comum e pode ser bastante eficiente nas redes sociais se feita com o planejamento adequado.

9. Dedique-se ao uso do Instagram

Após adotar as práticas acima, saiba que o seu sucesso agora depende de sua dedicação nessa rede social. A popularidade dela é reconhecida e isso todo mundo já sabe; a diferença é tornar-se pioneiro nas estratégias.

O resultado, portanto, é utilizar todas as ferramentas que o Instagram profissional proporciona: as métricas, os resultados, o acesso ao público, a interação com ele e a forma como ele enxerga sua empresa. Tudo dependerá de como você monta seu perfil.

10. Mantenha o foco na fidelização

Este é talvez o maior resultado que você colherá em sua estratégia de utilização do Instagram como parte de suas ações de marketing na internet: a fidelização dos consumidores.

Consumidores fidelizados são consumidores recorrentes; o público convencido de que seu conteúdo é relevante é a conversão necessária para torná-lo consumidor. O aumento de vendas se dará pelo reconhecimento e, é claro, por conta do foco com o qual você trabalha.

Com as dicas acima, portanto, chegou a hora de você concretizar seu uso do Instagram e torná-lo importante para si mesmo – ou para a sua empresa. O sucesso no Instagram dependerá da forma com a qual você se dedicará a transformá-lo em algo tão relevante quanto o seu conteúdo.

Para continuar recebendo conteúdos relacionados ao marketing digital, assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades e estratégias dessa área!