10 dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram

10 dicas infalíveis para ter sucesso no Instagram

por Postgrain

Publicado em 07 de novembro de 2016

Uma das mais populares redes sociais do mundo não cresceu à toa: a exposição na internet tem se tornado aliada das pessoas que, compartilhando fotos e vídeos, transformaram sua rotina em verdadeiros cases de sucesso no Instagram.

Por isso, é claro que você não pode ficar de fora de uma rede social com mais de 500 milhões de usuários e 4,2 bilhões de curtidas por dia! Que tal conquistar sua fatia desse mercado e torná-lo uma verdadeira ferramenta de marketing digital? Ou ainda fidelizar seus clientes com o compartilhamento de conteúdos relevantes para eles?

Para te ajudar com isso, selecionamos 10 dicas para que você tenha sucesso no Instagram. Confira!

1. Estude seu público-alvo e saiba com quem você quer falar

O primeiro passo é estudar seu público-alvo. Ao criar o perfil no Instagram de sua empresa – ou até mesmo pessoal – foque nas formas de compartilhamento que incluam a visualização dos resultados.

Com as informações sobre o público-alvo em mãos, você consegue avaliar quais publicações estão sendo mais eficazes. Isso ajuda a avaliar as próximas postagens e a traçar um planejamento estratégico mais eficiente.

2. Planeje os posts e crie vínculo com seus seguidores

Aproveite os primeiros posts para criar vínculo com seu público. Uma das formas de se fazer isso é seguindo perfis que compartilham assuntos convenientes ao seu segmento.

Com cada post, você tem a oportunidade de criar vínculo com seus seguidores; por isso, seja coerente com a mensagem que quer passar. Aproveite para alavancar as publicações com as hashtags em alta e construir uma imagem de maneira a ser assertivo junto aos seus seguidores.

3. Entenda como o conteúdo pode ser relevante

Conteúdo relevante não é necessariamente o mais popular – ou a última fofoca da semana. Ser relevante para o seu público-alvo é compreender o tipo de conteúdo que ele quer visualizar, comentar, compartilhar e “curtir”.

Essa métrica orgânica torna a relevância de seu conteúdo um dos principais atrativos para que sua imagem esteja sempre no imaginário do consumidor. E isso só poderá ser feito com estudo constante do que o seu público tem interesse no Instagram.

4. Planeje seu conteúdo para os anúncios

Diferentemente dos conteúdos orgânicos que você utilizará para conhecer seu público e medir a aceitação orgânica de cada post que você cria, o conteúdo para anúncios deverá ser assertivo.

Isso significa planejá-lo com cautela, tendo em mente a demografia e o foco para o qual pretende colher resultados. Com isso em mente, você conseguirá encontrar o jeito perfeito de programar o post patrocinado.

5. Programe seus posts

Sabia que você pode programar seus posts no Instagram e ficar mais tranquilo em relação ao conteúdo que coloca em sua timeline?

O Postgrain realiza esse tipo de agendamento. Utilize a ferramenta como base para programar seus posts. Isso ajuda no planejamento e acompanhamento do perfil de forma mais eficiente e prática.

6. Confira métricas, balanços e resultados

Utilize a versão profissional do Instagram e obtenha acesso às métricas que te ajudarão a definir onde seus posts estão sendo eficazes e qual público está acompanhando seu perfil.

Esses balanços indicarão o melhor método para não cometer os mesmos erros e se os resultados são perfeitos para você dar continuidade em uma campanha, que poderá ser ampliada (ou cortada) em sua estratégia.

Crie seu perfil empresarial em Configurações e siga o passo a passo. Com ele, você pode avaliar o retorno com o Instagram Ads.

7. Crie conteúdos de alta qualidade

O Instagram é uma rede social que permite que você construa um vínculo com seus seguidores sem precisar utilizar grandes artifícios para colher resultados.

Isso significa que a transparência e uma boa estrutura em fotos e vídeos transformarão seus posts mais atraentes de forma espontânea – e o significado você dará por conta do conteúdo. Por isso, não ultrapasse limites e mantenha o foco de sua linha de conteúdo apresentado e já planejado para seu público-alvo.

8. Mantenha uma regularidade

Um dos princípios para se obter sucesso nesta rede social é a regularidade de suas postagens e outras atividades (compartilhamentos, likes, etc.). Transforme sua rotina de posts no Instagram em parte de sua rotina de estratégias de sucesso no marketing digital.

Dessa forma, você se acostuma a utilizar o Instagram constantemente e, além disso, torna seu público habituado com o conteúdo. Aliás, uma forma de manter aceso o interesse do público é a promoção constante de algo que eles possam ganhar em troca da utilização de hashtags. Certamente é uma estratégia que deve ser estudada, mas é comum e pode ser bastante eficiente nas redes sociais se feita com o planejamento adequado.

9. Dedique-se ao uso do Instagram

Após adotar as práticas acima, saiba que o seu sucesso agora depende de sua dedicação nessa rede social. A popularidade dela é reconhecida e isso todo mundo já sabe; a diferença é tornar-se pioneiro nas estratégias.

O resultado, portanto, é utilizar todas as ferramentas que o Instagram profissional proporciona: as métricas, os resultados, o acesso ao público, a interação com ele e a forma como ele enxerga sua empresa. Tudo dependerá de como você monta seu perfil.

10. Mantenha o foco na fidelização

Este é talvez o maior resultado que você colherá em sua estratégia de utilização do Instagram como parte de suas ações de marketing na internet: a fidelização dos consumidores.

Consumidores fidelizados são consumidores recorrentes; o público convencido de que seu conteúdo é relevante é a conversão necessária para torná-lo consumidor. O aumento de vendas se dará pelo reconhecimento e, é claro, por conta do foco com o qual você trabalha.

Com as dicas acima, portanto, chegou a hora de você concretizar seu uso do Instagram e torná-lo importante para si mesmo – ou para a sua empresa. O sucesso no Instagram dependerá da forma com a qual você se dedicará a transformá-lo em algo tão relevante quanto o seu conteúdo.

Para continuar recebendo conteúdos relacionados ao marketing digital, assine nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades e estratégias dessa área!