7 Passos para Destacar sua Marca Usando os Stories do Instagram

7 Passos para Destacar sua Marca Usando os Stories do Instagram

por Stella Caroline

Publicado em 15 de março de 2024

7 Passos para Destacar sua Marca Usando os Stories: Guia Completo

Como destacar sua marca utilizando os stories do Instagram? Essa é a pergunta que vamos responder neste conteúdo, criando um guia completo sobre o assunto.

7 Passos para Destacar sua Marca: Primeiros Passo

Antes de mostrar todas as estratégias do nosso guia completo, precisamos falar quais são os primeiros passos para você começar com o pé direito. Primeiramente, analisando seu público, expectativas e conteúdo.

7 Passos para Destacar sua Marca

Conheça sua audiência

Conhecer a sua audiência é sempre o primeiro passo de qualquer estratégia.

Afinal, mesmo com a melhor estratégia do mundo, é impossível obter um resultado positivo sem conhecer o seu público. 

Quando falamos em conhecer o seu público, estamos nos referindo a realizar uma rápida pesquisa para entender o que ele deseja ver diariamente nos stories da sua marca. 

É claro que você terá uma resposta mais concreta com a experiência de postar stories com consistência, mas você pode fazer uma pesquisa rápida na sua concorrência para ver o que eles postam diariamente. 

Recomendamos que você acompanhe os perfis dos seus concorrentes diretos e das maiores empresas do seu nicho, indústria ou região.

Observar o conteúdo que eles postam é uma grande fonte de inspiração para começar, porque se eles estão postando é porque funciona.

Mantenha a constância

O segundo passo é manter a constância dos stories.

O seu público precisa se acostumar com tal interação e, apenas com o tempo, seus stories vão ser relevantes para a audiência. 

Dessa forma, o mais importante para garantir constância é não ter altas expectativas sobre os números dos seus stories ou o impacto que ele vai ter na sua estratégia de conteúdo. 

Mantenha o compromisso de postar conteúdo diariamente, e a melhor dica para isso é preparar pelo menos 10 dias de stories antes de começar a postar. Com isso, você terá tempo livre e não vai se atrasar.

Autenticidade é chave

O terceiro passo é manter a autenticidade.

No primeiro passo, falamos sobre usar os seus concorrentes como inspiração, mas não copiá-los.

Afinal, isso não apenas transmite uma imagem ruim para o cliente, mas também não ajuda na sua estratégia a longo prazo. 

Com isso em mente, questione: quais são os pontos fortes da concorrência que você pode usar como inspiração e os pontos fracos nos quais sua marca pode se destacar? 

Considere reunir a equipe de marketing da sua marca para discutir esse assunto e criar a linguagem da sua empresa, ideias para conteúdos e formatação de conteúdo.

Dessa forma, você garante o uso de um modelo já testado pelo mercado e a autenticidade da sua marca.

7 Passos para Destacar sua Marca: Melhores Estratégias

Agora que você já sabe os primeiros passos dos “7 Passos para Destacar sua Marca Usando os Stories”, vamos falar sobre as melhores estratégias para destacar sua marca, fazendo seu seguidor esquecer da concorrência para sempre.

Leia também: Dica de roteiro de stories no Instagram como Bianca Andrade

Utilize recursos interativos 

O grande brilho das redes sociais é a interação, essa troca de ‘energia’ entre pessoas, instituições e marcas como a sua. Dessa forma, utilizar os recursos interativos dos stories é fundamental. Os principais são:

  • Caixinha de perguntas: perfeita para responder dúvidas dos clientes, dar dicas exclusivas, compartilhar histórias, etc.
  • Enquete: para realizar pesquisas rápidas com seus clientes, fazer perguntas simples e verificar quais são os leads mais quentes (aqueles que interagem em todas as enquetes).
  • Responder Stories: perfeito para ofertas relâmpago, concursos e também é uma ótima forma de medir o quão engajado um lead está com sua marca.

Faça um modelo visual

Os stories devem ser feitos rapidamente, já que é necessário postar alguns por dia.

Portanto, não é interessante demorar muito para criar um story. Nossa recomendação para sua produtividade é estabelecer um modelo visual com uma paleta de cores e posicionamento de cada elemento.

Com isso, a equipe de marketing da sua empresa ou o social poderão criar muito mais conteúdo de qualidade em menos tempo.

Nós sabemos que alguns minutos fazem uma grande diferença, não é verdade?

Comente sobre assuntos do momento

Uma das melhores formas de aproveitar o poder dos stories é comentar sobre assuntos do momento, e a melhor forma de fazer isso é relacionar o tema em discussão com sua marca.

Por exemplo: imagine que um determinado filme muito aguardado vai ser lançado. Sua marca pode usar uma cena do trailer, onde parece que o personagem está falando bem do seu produto.

Outro insight interessante é trazer a letra de uma música nostálgica que, com certeza, sua audiência conhece e, mais uma vez, conectá-la com o produto ou serviço da sua marca. 

É necessário “prever” se sua audiência vai entender a referência. Além disso, é importante não comentar sobre polêmicas e assuntos considerados delicados. Foque, apenas, em temas com um alto volume de pesquisas.

Crie um planejamento de conteúdo variado

Esse ponto é fundamental. Assim, você consegue testar diferentes tipos de conteúdo nos stories, agradar sua audiência e se organizar para manter a constância. 

A forma mais simples de criar um planejamento nesse sentido é com uma planilha, segmentando o status da produção do conteúdo: a produzir, produzindo ou postado.

Aqui, vai um exemplo de planejamento de conteúdo variado para um dia:

  • Bastidores do dia de trabalho na empresa sobre um processo específico (Por exemplo, produção de um produto)
  • Abrindo caixinha de perguntas e respondendo duas perguntas
  • Criando uma enquete comparando dois produtos da marca
  • Bastidores do dia de trabalho na empresa sobre um processo específico (Por exemplo, a entrega do produto)
  • Meme (Por exemplo, um personagem de um filme clássico dizendo o quanto gostou de algo e o produto aparece em seguida)
  • Respondendo mais cinco perguntas abertas na caixinha de perguntas anteriormente

Leia também: 7 itens incríveis para fazer stories que vendem

7 Passos para Destacar sua Marca: Analisando Resultado com a Melhor Plataforma

Podemos dizer que uma estratégia, realmente, funcionou quando analisamos os números e os comparamos com a estratégia ou o períodos anteriores à implementação dela. 

Entretanto, até hoje, a análise do Instagram é muito simples, fornecendo poucas métricas que não nos dão uma resposta conclusiva. 

Dessa forma, recomendamos nossa plataforma Postgrain para analisar os resultados desta e de qualquer outra estratégia nas suas redes sociais. Na nossa plataforma você consegue acessar:

  • Relatórios completos sobre sua estratégia atual
  • Gerenciamento de mensagens diretas (DMs) com filtros de palavra-chave, respostas rápidas com um clique, visualização de todas as mensagens em uma única tela
  • Análise por meio do Instagram Insights
  • Agendamento de posts e stories
  • Suporte exclusivo
  • Executa diretamente na nuvem para acesso de qualquer lugar
  • Integração de catálogo para seus produtos e serviços
  • Marcação de produtos e serviços em cada post, facilitando o caminho do lead para se tornar cliente
  • Toda a equipe de marketing ou social media pode entrar na plataforma e trabalhar juntos ao mesmo tempo

Clique aqui e confira todas essas vantagens incríveis por menos de R$21,00 por mês no plano anual. 

Gostou do nosso guia completo: 7 Passos para Destacar sua Marca Usando os Stories?

Leia também: Estratégia de conteúdo para redes sociais: melhores práticas!

Compartilhe com um amigo empreendedor que também vai se interessar. Se deseja ler mais matérias com estratégias completas como essa, continue acompanhando nosso blog clicando aqui!