7 itens incríveis para fazer stories que vendem

7 itens incríveis para fazer stories que vendem

por Postgrain

Publicado em 28 de fevereiro de 2023

Que tal aprender a fazer stories que vendem para melhorar o engajamento do seu Instagram e a saúde financeira do seu negócio? Conquistar um bom engajamento faz parte das metas de praticamente todas as pessoas que têm conta nesse aplicativo da Meta. Afinal, essa é uma boa métrica para avaliar o interesse das pessoas que interagem com o um perfil. 

Existem recursos simples e incríveis que ajudam bastante o perfil a criar um relacionamento consistente com o seu público. Usá-los nos stories do Instagram é o jeito mais versátil de gerar interesse do público e fazer boas ofertas de produtos. Confira abaixo algumas ideias!

7 itens essenciais para criar stories que vendem

1. Boas narrativas

Só pelo nome da funcionalidade — Story — já deveria ser percebido que a ferramenta foi idealizada para mostrar pequenas histórias ou acontecimentos do dia a dia de forma autêntica, espontânea e que despertasse o interesse do espectador em acompanhar seus stories.

Rede social não é enciclopédia para postar informações puras, sem contexto ou simulação de conversa. Construir boas narrativas nos stories tem a ver com usar a técnica storytelling para:

  • encantar e engajar seus seguidores;
  • humanizar a marca;
  • explorar as emoções do leitor/ouvinte;
  • criar valor com conteúdos relevantes que agregam conhecimento.

2. Stickers interativos

As figurinhas interativas dos stories é, sem dúvida, a maneira mais prática e lúdica de botar o seu público no meio da conversa, sem requisitar muito esforço dele. Exceto a figurinha de caixinha de perguntas, os demais stickers interativos requerem apenas que o usuário toque ou arraste o dedo em cima dele.

Pedir opinião, realizar pesquisas, criar votações ou usar como indicador de interesse são algumas das formas de incentivar a participação do público enquanto se conta história envolvendo seu produto/serviço.

Um exemplo que dá certo em muitas contas é o dono do perfil prometer e entregar alguma informação, preço ou promoção exclusiva apenas se tal story bater a marca de determinada quantidade de reações a algum emoji. As possibilidades são imensas e quanto mais criativa, melhor para o engajamento do perfil.

3. Fotos e vídeos pessoais

Ter fotos e vídeos pessoais na sua conta do Instagram não significa que você precisa aparecer com seu rosto ou corpo inteiro sempre. Trazer pessoalidade para um perfil ajuda a vender porque as pessoas são naturalmente atraídas por coisas com as quais elas se identificam.

Para ter stories que vendem com fotos e vídeos pessoais, na medida certa, torne o seu celular o seu assistente de marketing e:

  • fotografe objetos ou situações que fazem parte da sua linha e calendário editorial;
  • mostre os bastidores da sua rotina, confecção ou entrega de algum trabalho;
  • grave vídeos só com a sua voz;
  • registre o antes x depois;
  • use fotos suas para ilustrar algum tema que será desenvolvido na legenda.

4. Ofertas atraentes

Quando se tem objetivos claros de marketing e um planejamento de conteúdo consistente para que tais objetivos sejam alcançados, os itens anteriores podem (e devem) ser facilmente associados com o seu produto e ter um bom gancho para concluir a sequência de stories com oferta atraente.

Uma oferta atraente inclui contexto (tema), geração de interesse por meio de técnicas de copywriting e exploração dos benefícios de adquirir a oferta. Antes de mostrar os benefícios da oferta, descreva as dores e desejos do público, pois essa é uma ótima forma de fazer ele perceber que “alguém o entende e sabe como resolver o seu problema”.

5. Frequência constante de stories

O assunto é polêmico quando se fala em quantidade e não há resposta cravada em pedra a respeito de quantos conteúdos são necessários para se fazer uma boa sequência de stories que vendem.

O que é fundamental e básico de ser feito é manter uma frequência de stories a ponto do seu público perceber que em tais horários ou dias da semana vai surgir conteúdo no seu perfil.

Distribua os seus conteúdos dos stories em dias específicos, turnos e por tipo de conteúdo. Você só saberá das preferências do seu público se fizer testes constantemente e mudar de estratégia se for preciso.

6. Aproveitamento das interações do público

Quem não gosta de receber atenção, hein?! No marketing digital isso é uma mina de ouro quando se aproveita corretamente os conteúdos gerados pelo usuário (UGC). Dúvidas, elogios, pedidos, depoimentos e até algumas reclamações que não prejudiquem a imagem da marca podem ser usadas como gancho para fazer stories que vendem sem precisar deixar a mensagem com cara de propaganda.

Muitas vezes a venda é consequência de um bom atendimento e de tirar dúvidas simples que o seu público tem a respeito do problema que o seu produto resolve. Use o sticker de caixinha de perguntas, coloque prints de respostas dadas por Direct ou peça para deixarem dúvidas nos comentários de algum post do feed.

Tudo isso pode ser mostrado nos stories para iniciar uma conversa e finalizar mostrando como você resolve tal situação com o seu trabalho. No final, não esqueça de usar a figurinha de link para facilitar a vida dos interessados.

7. Posicionamento de marca

Como você quer que a sua marca seja lembrada na mente das pessoas? Essa resposta é o que chamamos de posicionamento de marca e é um assunto muito importante e abrangente que faz parte da construção de identidade do perfil. O foco aqui é em como o público te perceberá, portanto você deve ajudá-lo nessa tarefa mostrando:

  • o que você acredita (bandeiras que defende);
  • seus pontos fortes e diferenciais;
  • valores e missão;
  • conhecimentos;
  • preferências;
  • tom de voz e jeito de pensar;
  • elementos ou objetos que te representam.

A lista é ampla, mas com esses exemplos acima já dá pra ter noção de que você deve ser você mesma para atrair pessoas que pensem igual ou semelhante. Ser autêntico é essencial para criar stories que vendem sem precisar forçar um “clique para comprar”.

Como agendar stories que vendem no Postgrain?

Apesar do formato ser simples, publicar stories manualmente pelo aplicativo do Instagram não é nada prático quando se administra vários perfis ou quando se tem uma produção de conteúdos extensa (social medias sabem do que estamos falando). Para agilizar essa tarefa o Postgrain oferece uma plataforma completa para agendar e gerenciar stories do Instagram.

Não tem mistério. Basta inserir o conteúdo que deseja agendar, inserir texto ou sticker, selecionar os horários para publicação automática e clicar no botão para agendar os stories.

Agendar post no Instagram pelo Postgrain usando stickers no Story e Reels

Ah! Temos um artigo listando outros benefícios de agendar post no Instagram através do Postgrain e te convidamos para ler depois de concluir a leitura deste.

Conforme mostramos, criar stories que vendem não tem a ver com falar apenas do produto ou dos benefícios da sua marca. Para vender no Instagram é preciso se envolver com os interesses do público e ajudá-lo de alguma forma a resolver parte dos problemas que ele tem e que o que você vende soluciona. 

Você já conseguiu vender através dos stories? Então conta pra gente qual foi a sua estratégia.

Até mais!