Social Media: o que faz, quanto ganha e como trabalhar com redes sociais

Social Media: o que faz, quanto ganha e como trabalhar com redes sociais

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 28 de julho de 2021

Começar esse texto dizendo que estamos cada vez mais conectados seria um clichê que todos já sabem bem e vivem na própria rotina. Por isso, aqui nesse post, a gente vai focar em como agora estamos também cada vez mais profissionalizando o uso das redes sociais, seja para ganho pessoal, pra impulsionar um negócio, um projeto ou uma ideia. 

Saber lidar com plataformas como o Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e LinkedIn, entre outras, passou a ser uma necessidade pra quem quer expandir seu público e obter mais resultados. E com tanta demanda assim pra todo lado é que nascem as oportunidades pra quem mais entende do assunto: o profissional de social media.

Se você quer aprender como ser um social media capacitado, entender melhor como trabalhar com redes sociais, quanto ganha um profissional desses e quais as perspectivas de mercado, esse texto é pra você. 

Considere esse o seu guia oficial pra entrar no mundo profissional das redes sociais!

Aqui você vai conferir:

O que é um social media 

Social media é o nome que se dá ao profissional que faz a gestão das redes sociais de maneira profissional, tendo os conhecimentos técnicos e práticos que são capazes de impulsionar o crescimento de um perfil.

De modo geral, esse profissional vai ficar responsável pelas estratégias que vão ajudar uma marca ou pessoa a ter algum retorno com as redes sociais, seja começando do zero, otimizando um trabalho amador ou evoluindo o trabalho de outro profissional da área.

Qual a importância do social media para um negócio?

Hoje em dia, qualquer negócio que queira se expandir precisa ter uma presença online pra se aproximar do seu público e vender mais, e as redes sociais são o melhor caminho para conseguir isso.

Mas, por mais que a maioria das pessoas tenha pelo menos noções básicas de redes sociais, não significa que qualquer um está capacitado para gerir uma conta da maneira certa para realmente gerar resultados, principalmente financeiros. E é aí que entra o social media com seus conhecimentos e habilidades. 

Esses profissionais são o caminho para ligar uma marca ao público da melhor forma. Eles são a ponte entre o que a marca quer comunicar, o que ela precisa vender (seja uma ideia, produto ou serviço) e os usuários que são consumidores em potencial. 

O que faz um social media?

Sempre tem aquela pessoa que vai perguntar: “O seu trabalho é só postar no Instagram?”, fazendo parecer super fácil.

Mas quem trabalha na área ou quem já teve dificuldade pra crescer com seu negócio nas redes sociais sabe bem que não é tão simples assim. 

As atividades específicas de um social media podem variar dependendo de quem contrata ou do que o próprio profissional tem a oferecer. Por isso, a pergunta desse tópico pode ser um pouco polêmica de se responder. De um lado, alguns defendem que o profissional tende a sofrer com o acúmulo de funções que são jogadas no seu colo, enquanto outros acreditam que a rotina multitarefas faz parte de ser um social media.

Em resumo, listamos aqui algumas das funções mais atribuídas aos profissionais de redes sociais no mercado de trabalho:

O que faz um social media?

  • Traça estratégias de comunicação nas redes sociais
  • Planeja o conteúdo
  • Cria posts (podendo ser o texto + arte ou só a arte, dependendo das suas habilidades e de com que outros profissionais o social media pode contar)
  • Posta ou agenda os conteúdos
  • Monitora interações
  • Responde DMs e comentários 
  • Analisa os insights do perfil e dos conteúdos
  • Impulsiona posts

Essas funções podem variar de acordo com o cargo ou com a demanda de cada cliente. Em alguns casos, é possível dar conta de tudo isso sem se sobrecarregar. Por outro lado, para empresas com um volume maior de demanda, o ideal é que essas atribuições sejam divididas entre um social media e outros profissionais, como: designers, redatores, gestores de tráfego ou atendimento, deixando para o social media mais o trabalho de planejamento, postagem e análise dos resultados.

Como é a rotina do profissional de mídias sociais

Considerando as funções mais comumente atribuídas ao social media no mercado, separamos 6 pontos principais que são parte da rotina de todo profissional da área pra você entender melhor como funciona o dia a dia:

  • Planejar

O planejamento é a base do trabalho de um social media. 

Essa etapa de planejamento inclui: a definição de objetivos, especificação das estratégias para alcançá-los, organização do trabalho e das demandas, definição da abordagem, ideias de posts e criação de um cronograma de conteúdos que vai te guiar no resto do caminho na hora de colocar a mão na massa!

  • Criar conteúdo

A criação é a hora da “ação”, ou seja, a hora de fazer seu planejamento acontecer. 

Essa é a parte da rotina na qual o social media vai escrever legendas, roteiros, desenvolver peças ou escolher imagens, tirar fotos, gravar e editar vídeos e fazer tudo que for necessário pra dar vida aos conteúdos pensados no planejamento.

Depois que tudo estiver pronto, é hora de aprovar com o cliente. Em seguida, publicar ou agendar os conteúdos conforme o planejado e aguardar pra avaliar o engajamento dos usuários. 

  • Testar

Provavelmente você vai ler por aí que o segredo pra crescer no Instagram é fazer X posts por semana, postar sempre na hora Y ou investir todos os seus recursos no formato Z. E, realmente, algumas dicas podem dar certo pra muita gente, mas você precisa entender o que dá certo pra cada perfil e marca individualmente.

A comunicação não é uma ciência exata. Por mais que tenham muitas pessoas vendendo fórmulas para o sucesso – e por mais que algumas práticas sejam bem efetivas –, a vida do social media é testar

Seja um novo formato de conteúdo, uma campanha mais produzida, uma frequência de posts, um novo horário pra publicar… Só descobrimos o que realmente funciona pra um perfil quando testamos e analisamos os resultados detalhadamente.

Leia também: 10 erros no Instagram pra você não cometer mais

  • Monitorar

Depois de planejar, criar, publicar e testar, é hora de monitorar. É assim que você vai ter uma resposta para os seus testes, entender como o seu público tem engajado com você e, a partir desse monitoramento, já pensar no próximo planejamento. Só monitorando você consegue saber o que tem dado certo, o que pode melhorar e o que é melhor descartar. 

A melhor forma de fazer isso é analisando o seu público-alvo e as métricas do seu perfil à medida que você for cumprindo seu cronograma de postagens.

No Instagram, essas métricas podem ser acessadas na aba de Insights ou através de ferramentas de gerenciamento de redes sociais, como o Postgrain. O ideal é que de tempos em tempos (normalmente, todo mês) você gere relatórios pra avaliar os resultados da sua estratégia de forma mais clara.

  • Se atualizar

As redes sociais, principalmente o Instagram, estão sempre passando por mudanças, lançando atualizações, melhorias ou estabelecendo novas tendências. 

Um bom profissional precisa acompanhar diariamente essa movimentação do mercado e estar sempre atento às principais novidades que vão surgindo. E isso não se resume só a observação, ok? O estudo de um social media também deve ser constante, já que configurações, ferramentas e estratégias também vão sendo atualizadas ao longo do tempo. 

Sempre que possível, procure cursos na área e fique de olho também em opções gratuitas de aprendizado como painéis, workshops, vídeos online e posts educativos que circulam nas próprias redes sociais sendo criados por outros usuários.

Dica do Postgrain! 

Saber onde buscar referências e ter fontes constantes e confiáveis pra te atualizar ajuda muito no dia a dia de um social media. Uma prática que pode te ajudar nisso é criar um perfil à parte no seu Instagram (ou qualquer outra rede social) pra seguir apenas contas relevantes pro seu trabalho. Assim você consegue separar o pessoal do profissional e filtrar melhor o conteúdo que você consome.

Escolha algumas marcas, portais, influenciadores, criadores de conteúdo ou até pessoas comuns que você acha que tem um posicionamento interessante nas redes sociais ou costumam ser bem criativas e siga todas nesse perfil à parte. No caso do Instagram, não deixe de incluir nessa lista alguns perfis interessantes da própria rede social e o perfil do Postgrain, pra conferir novidades e dicas.

Lista de perfis oficiais do Instagram que você pode ficar de olho:

Ah, e você pode usar esse perfil também para ir testando alguns formatos e conteúdos novos que você ainda não queira postar publicamente 😉 

Como ser um social media 

Normalmente, uma das primeiras características que se espera de um social media é que ele seja um heavy user de redes sociais – o máximo delas possível. 

Mas não se assuste. Não há nada de errado em ser uma pessoa mais reservada que não gosta tanto de se expor e sair postando várias coisas de si mesmo, o importante é saber como usar e ter uma rotina de uso pra saber analisar as redes sociais também do ponto de vista pessoal de um usuário, não apenas como profissional.

Além desse uso rotineiro das redes sociais pra que você ganhe mais prática, é preciso se aprofundar também na teoria e se capacitar em princípios e fundamentos básicos que vão ser super importantes pro seu trabalho.

 Alguns cursos que você pode procurar pra começar sua carreira de social media são:

  • Marketing digital
  • Gestão de redes sociais
  • Inbound marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Community management
  • Atendimento via redes sociais
  • Customer success
  • Ads (sobre as ferramentas de anúncios das redes sociais, como o Facebook Ads e o Instagram Ads)

Diferenciais que podem ser bem úteis: 

  • Produção e edição de vídeo e fotografia
  • Cursos de design e ferramentas úteis pra criação de conteúdo

Existem tanto opções pagas como gratuitas por aí pra você aprender, com conhecimentos de níveis básicos aos mais avançados, cursos técnicos, de graduação, pós, etc.

Em muitos casos, as próprias redes sociais oferecem um conteúdo bem rico e até certificados pra quem está começando aprender a lidar de maneira mais profissional com a plataforma. Busque pelos blogs de redes sociais como o Facebook, Instagram, TikTok, Twitter ou outros blogs que costumam ensinar muito sobre o assunto (como o blog do Postgrain 😉) e esteja sempre se atualizando.

Como é o mercado de trabalho para social media 

Com a transformação digital que muitas empresas têm passado nos últimos anos pra continuar fortes em seus mercados, a demanda por profissionais de social media também foi crescendo, já que uma boa estratégia de redes sociais é uma etapa importante desse processo.

Mas não apenas nas grandes empresas você vai encontrar oportunidades de mercado. Os pequenos negócios, marcas locais ou pessoas que estão tentando se firmar como influencers e criadores de conteúdo também precisam desse trabalho de social media pra crescer nas redes sociais. Por isso, esse tipo de profissional costuma ser muito requisitado hoje em dia. 

Dependendo do volume de demanda ou do tamanho do perfil que você gerencie, dá pra trabalhar pra mais de um negócio e montar uma boa carteira de clientes.

Como conseguir clientes ou um emprego de social media

Os cursos não vão ser úteis apenas pra você ganhar mais conhecimento, mas também pra fazer um bom networking e começar a se inserir no mercado. 

Conversando com outros colegas que estejam começando na área, trocando ideias com profissionais mais experientes e buscando os conselhos de professores (que costumam atuar na área também e ter uma boa rede de contatos), muitas portas podem se abrir pra você. É através desses espaços que você pode conseguir uma indicação ou conhecer um parceiro de projeto, por exemplo.

Outra forma muito útil pra criar contatos e encontrar oportunidades é ser ativo no LinkedIn, se conectando com pessoas e empresas que você tenha interesse em colaborar. Sempre tem uma oportunidade de emprego, parceria ou informação útil surgindo por lá, então se torne um heavy user dessa rede social também! 

E se uma das suas preocupações for ainda não ter um portfólio atrativo pra convencer seus clientes, por que não usar seu próprio perfil de portfólio? Você pode criar uma conta nas redes sociais pra mostrar seu trabalho ou até usar seu perfil pessoal mesmo pra falar do assunto e mostrar que entende. 

O fotógrafo @cesinha, por exemplo, utiliza-os bastante para expor seus trabalhos fotográficos. Você pode fazer o mesmo enquanto social media.

Nesse post damos todas as dicas que você precisa pra divulgar seu portfólio no Instagram.

Captura de tela dos destaques no perfil do Cesinha no Instagram.

Leia também: 10 sites gratuitos pra criar um portfólio online de destaque

Quanto ganha um social media?

Segundo o site Glassdoor*, o salário médio de um social media iniciante no Brasil é de R$ 1.930/mês, podendo chegar na faixa dos R$ 5 mil/mês pra profissionais mais experientes com cargos de Coordenador, Especialista ou Gerente.

*O Glassdoor reúne informações sobre salários postados pelos próprios funcionários de diferentes empresas do mundo todo e possui mais de 90 milhões de reviews e salários já publicados.

Vale lembrar que a pergunta “quanto ganha um profissional” sempre vai ter respostas variadas, já que isso depende do cargo, da empresa, da região, se o profissional é autônomo ou contratado, de quantos clientes ele têm, entre outros tantos fatores.

Ferramentas e materiais pra te ajudar a começar como social media

  • Gerenciadores de redes sociais

Contar com um gerenciador de redes sociais vai tornar o seu trabalho bem mais prático e te ajudar a melhorar a produtividade. Uma ferramenta como o Postgrain te ajuda a manter seu cronograma de conteúdo em dia, deixar posts agendados para todos os formatos e melhores horários, monitorar e responder interações, analisar insights e gerar relatórios. 

Além disso, você ainda consegue criar times, caso tenha uma equipe que trabalhe com você, e essa gestão facilita com que você dê conta de trabalhar com mais de um cliente ou gerir mais de um perfil, já que você pode cadastrar quantos quiser na nossa plataforma e cuidar de tudo em um só lugar.

Ferramentas de social media pra te ajudar com seu calendário editorial para Instagram

Faça um teste gratuitamente por 7 dias e veja como isso vai melhorar seu trabalho!

Você não precisa cadastrar um cartão de crédito pra começar. Basta solicitar o período grátis e começar a testar todas as nossas funcionalidades. 

  • Calendário

O calendário vai ser seu melhor amigo enquanto profissional de redes sociais. Tenha sempre um em mãos pra montar seu calendário editorial, cronograma de postagens e ficar de olho nas datas mais importantes do ano, além de, claro, não perder nenhum prazo! 

Existem alguns materiais e ferramentas de calendário que você pode utilizar pra facilitar seu trabalho e não depender do velho calendário de mesa. Aqui, indicamos esses:

Google Calendar: a ferramenta gratuita do Google pode ser instalada como extensão ao seu navegador e vai te enviar alertas com todos os seus compromissos agendados por e-mail, datas que você marcar e ainda dá pra compartilhar com sua equipe pra todos estarem alinhados com o mesmo cronograma.

Calendário de Datas Comemorativas de 2021: esse material gratuito conta com todas as datas – das mais famosas as mais inusitadas – que você vai precisar pra montar seu planejamento. Fique de olho nas mais importantes pra sua marca e naquelas que podem te inspirar a fazer conteúdos ou campanhas criativas.

Clique aqui para baixar gratuitamente

  • Trello

Ferramentas pra te ajudar com seu calendário editorial para Instagram

O Trello é uma ferramenta online de organização de tarefas. Ela te ajuda a manter o acompanhamento de todas as demandas e prazos e ainda pode ser dividida com uma equipe também. A organização do Trello funciona a partir da divisão de colunas e cards que você pode criar por tema, projeto, tarefa específica ou pessoas que vão ficar responsáveis por cada coisa.

A parte principal do Trello é gratuita, apesar da plataforma também oferecer funcionalidades pagas. Dá pra usar a parte mais essencial da plataforma sem pagar nada por isso, e se quiser acrescentar mais coisas e aproveitar tudo que a ferramenta tem a oferecer é só assinar os plugins adicionais que o próprio Trello oferece.

Ferramentas semelhantes que você pode procurar: para organizar tarefas em equipe, teste também o Jira. Se o seu trabalho é individual, tente o Evernote.

  • Canva

Um queridinho de 10 em cada 10 profissionais que precisam se virar mesmo sem ter um conhecimento tão avançado em design. A ferramenta tem planos pagos mas também oferece na versão gratuita uma grande variedade de opções de formatos, templates, fontes, ilustrações, imagens, ferramentas de edição e outras funcionalidades que vão te ajudar a criar conteúdos visualmente bonitos e criativos. 

Ferramentas pra te ajudar como social media

Na nossa seção de materiais gratuitos você encontra alguns templates prontos criados pela equipe de design do Postgrain. Eles estão disponíveis pra serem editados no Canva e podem ser adaptados pra qualquer marca. Assim fica mais fácil manter uma identidade visual coesa com muito mais agilidade.

Clique aqui pra baixar gratuitamente 

  • Banco de imagens gratuitos

Essa vai ser uma necessidade constante no seu trabalho na hora de criar conteúdos. Como nem todo mundo tem a verba necessária pra assinar bancos de imagens pagos (que sem dúvidas são os mais completos), conhecer os melhores bancos gratuitos vai salvar sua produção. E olha, dá pra se virar muito bem com eles! 

Aqui no blog, temos uma lista completa com 20 bancos de imagens e vídeos gratuitos pra você salvar na barra de favoritos e consultar sempre que precisar. 

Clique aqui pra conferir a lista

  • Banco de Ideias

A principal ferramenta que todo social media precisa, na verdade, é a criatividade! Essa vai ser sua maior necessidade no dia a dia e seu maior desafio a cada novo planejamento.

Pra não ficar sofrendo com a procrastinação ou bloqueios criativos, o nosso Banco de Ideias Infinitas para Redes Sociais é um ótimo material pra se ter em mãos – e ele é totalmente gratuito. 

Nesse material você encontra ideias de conteúdo baseadas em pilares do marketing digital, além de exemplos, insights e dicas pra garantir que, além de um bom volume de posts, você consiga também alcançar seus principais objetivos com eles. Ah, e dentro do nosso Banco de Ideias também tem uma planilha e um calendário pra te ajudar a se organizar melhor.

https://conteudo.postgrain.com/banco-de-ideias

Clique aqui ou na imagem pra baixar gratuitamente 

  • Guia de Instagram para Negócios

Se você está começando agora, esse material gratuito vai ser um ótimo pontapé inicial pra te dar o conhecimento necessário de como montar um Instagram comercial do zero. Você pode aplicar todas essas dicas pra gerir perfis de clientes dos mais diferentes segmentos e começar a obter resultados! 

Clique aqui pra baixar gratuitamente

O que achou das dicas?

Conta pra gente nos comentários como tem sido seu caminho e experiência como social media!