10 sites gratuitos pra criar um portfólio online de destaque

10 sites gratuitos pra criar um portfólio online de destaque

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 03 de setembro de 2020

Seja pra se destacar no processo seletivo daquela vaga concorrida ou passar mais credibilidade como freelancer, um portfólio online bem feito é mais do que importante pra qualquer profissional: ele é essencial! E ousamos dizer que hoje já vale tanto quanto um bom currículo (ou até mais!).

Enquanto um currículo vai servir pra mostrar os lugares que já trabalhou, sua formação, habilidades e cursos que fez, é no portfólio que você vai poder mostrar toda essa experiência aplicada na prática. E isso é indispensável principalmente pra quem trabalha com produções voltadas pro digital e, sobretudo pras redes sociais, como é o caso de redatores, designers, fotógrafos, videomakers ou social medias, por exemplo.

Se você já sabe dessa importância e está pensando em criar um portfólio online de destaque ou atualizar o seu, saiba que veio ao lugar certo! Por aqui, separamos algumas dicas básicas pra começar e uma lista com os melhores sites gratuitos pra divulgar seu trabalho de maneira atrativa e organizada. Tem pra todos gostos: alguns mais voltados pra textos, outros mais visuais, alguns simples, outros mais customizáveis, mas todos eles ideais pra se destacar e garantir ótimos contratos e parcerias.

Bora lá?

Como criar um bom portfólio online

Antes de seguir pra nossa lista de sites, queremos te dar 3 dicas simples que valem ouro! Elas vão fazer toda diferença na hora de criar um portfólio online de sucesso, independente da plataforma que você escolher.

  • Filtre bem! 

Não precisa encher seu portfólio com todos os seus trabalhos pra mostrar serviço. Faça uma seleção criteriosa dos melhores projetos e opte por aqueles que mais te dão orgulho e/ou transparecem as habilidades que deseja mostrar.

  • Dê atenção especial à organização

Pense em como você quer apresentar seus trabalhos e em como facilitar a navegação de quem está acessando seu portfólio online. Você pode, por exemplo, dividir por categorias (texto, foto, vídeos), áreas de atuação (como: marketing, fotografia, produção), clientes, data, nível de qualidade, etc. Organize de uma forma fácil de compreender e acessar seus projetos, e que cause um bom impacto em quem está conferindo.

  • Se disponibilize para contato

Normalmente é você quem envia seu portfólio diretamente pra recrutadores ou potenciais clientes checarem, mas também acontece de alguém chegar lá por indicação de um amigo ou porque te encontrou online por acaso. De qualquer modo, garanta que seus canais de contato estarão todos disponíveis lá (e bem visíveis!), caso quem esteja olhando não saiba seu número de telefone ou e-mail ainda. A depender da plataforma que você escolha, algumas delas têm ainda a opção de um chat próprio interno, então é importante ficar atento às mensagens que podem chegar por lá também pra não perder nenhuma oportunidade.

Anotou? Agora vamos à lista de plataformas!

11 sites gratuitos pra criar um portfólio online de destaque

Essa é a nossa lista completa! Pra conhecer mais sobre cada um, basta clicar no link ou continuar rolando a página pra ler o artigo completo 🙂

  1. Wix
  2. SquareSpace
  3. Behance
  4. Carbonmade
  5. Adobe Portfolio
  6. Cargo Collective
  7. Medium
  8. Clipping.me
  9. Instagram
  10. Pinterest

Conheça as especialidades de cada site pra você criar um portfólio online

O Wix é um site que permite que você crie um site do zero e bem personalizado sem precisar entender de programação ou design. Funcionando a partir do modelo conhecido como “drag and drop” (arraste e solte), é possível moldar o site pras suas necessidades, incluindo espaços pra galerias, blog, e-commerce e canais de vídeo, além de poder integrá-lo ao YouTube, Facebook ou Instagram, por exemplo. Além disso, permite uma edição bem completa das versões pra mobile e desktop. 

Pra facilitar, Wix oferece uma lista de templates prontos totalmente gratuitos e personalizáveis pra diversos propósitos, incluindo uma seção específica pra portfólios.

Sites gratuitos pra criar um portfólio online

 

O Squarespace oferece modelos de sites pré-construídos pra facilitar a criação de sites para portfólio (e outros propósitos), também no esquema drag and drop, como o Wix. Ele tem opções variadas, tanto pra quem trabalha mais com criações visuais, quanto pra quem precisa de espaço para textos – dos mais curtinhos aos mais longos, como aqueles feitos pra blogs.

Sites gratuitos pra criar um portfólio online

 

O Behance é uma plataforma pertencente ao Adobe e, por isso, termina sendo mais voltado para trabalhos visuais, atraindo profissionais da área de publicidade, artes, comunicação, fotografia e audiovisual. Por lá, é possível dividir os trabalhos em projetos e integrar com vídeos do YouTube, Vimeo e faixas de áudio do SoundCloud. 

Vale destacar que o fato do site ser mais pra criações visuais de modo geral não significa que quem trabalha mais com textos também não pode exibir seus trabalhos por lá. A plataforma oferece uma opção excelente de criar projetos colaborativos, que podem contar com mais de um “autor” e são exibidos igualmente no perfil de todos que fizeram parte daquele trabalho, indicando suas respectivas contribuições no processo (seja a arte gráfica, a edição, a parte textual, o planejamento, entre outros).

 

Também pertencente a Adobe (como o nome já entrega), o Adobe Portfólio é um aplicativo que vem com templates prontos pra criar portfólios completos das criações feitas através das ferramentas da empresa (como Photoshop, Illustrator, Premiere), além de disponibilizar um espaço para um mini resumo seu enquanto profissional. Ele pode ser facilmente integrado ao Behance e também oferece a opção de você divulgar suas redes sociais por lá com ícones específicos. 

 

O Carbonmade também é bastante popular pra criação de sites para portfólios online, oferecendo templates prontos e facilidade na edição das páginas. A desvantagem da versão gratuita do site é que ela limita os uploads que o usuário pode fazer (áudio e vídeo, por exemplo, só na versão paga). Mas, ainda sim, tem como tirar ótimo proveito da plataforma. Dá pra fazer upload de textos e imagens e separar os projetos em diferentes álbuns, como no Behance. Na barra lateral, você pode especificar suas informações de contato, experiências, formação, área de atuação e o que mais achar relevante destacar. O site ainda tem uma seção que facilita encontrar outros perfis de profissionais da mesma área de atuação que a sua, pra você se inspirar e acompanhar.

Sites gratuitos pra criar um portfólio online

A Carbon dá a opção de pesquisar por cargo ou especialidade na busca por portfólios na plataforma.

O Cargo Collective também foi pensado mais pra o upload de fotos e ilustrações, mas também dá pra acrescentar texto a partir de prints ou criar apresentações criativas e bem organizadas em slideshow. O site disponibiliza cerca de 30 templates, a maioria com um layout mais minimalista, com poucos elementos, pra dar total destaque às imagens. Pra editá-los, também não é necessário um conhecimento em programação de sites, mas, se você souber mexer no HTML e CSS pode ficar à vontade pra dar uma boa incrementada nos modelos disponíveis. 

Sites gratuitos pra criar um portfólio online

 

O Medium funciona como uma mistura de blog com rede social, e foi criada pelo co-fundador do Twitter. A plataforma é popular principalmente pra quem trabalha com textos mais longos – como artigos, blogposts e reportagens – e deseja hospedá-los em um único espaço. Na plataforma, é possível seguir outros autores, acompanhar textos sobre áreas específicas e pesquisar por temas ou palavras-chave. Ele é uma ótima opção pra criar uma rede de contatos e ser encontrado com mais facilidade no Google. 

E mesmo que você não trabalhe diretamente com textos, é possível tirar bom proveito do Medium pra publicar seu trabalho! Você pode, por exemplo, aproveitar o espaço pra detalhar as etapas de algum projeto que você fez, acrescentando prints e descrevendo como foi o processo criativo e técnicas que usou pra chegar ao resultado final.

Embora tenha sido criado pra hospedar trabalhos de jornalistas freelancers, o Clippings.me também pode ser uma opção pra redatores que busquem algo mais simples de ser criado e atualizado. Como o nome já indica, seu principal atributo é a possibilidade de gerar uma galeria de clippings de você mesmo, com links que levam diretamente pras publicações originais dos seus projetos. O site permite ainda publicar os textos diretamente na plataforma, como um blog, embedar vídeos do YouTube, do Vimeo e áudios do SoundCloud, além de ter a opção de envio de PDFs.

 

Sim, o Instagram pode ser muito mais que uma rede social de fotos: ele pode ser seu portfólio online! Justamente por ser uma das redes sociais mais populares do mundo, ele pode ser uma ótima vitrine pros seus projetos e te ligar as pessoas certas. Ainda mais se seu trabalho já é ligado à plataforma (como no caso de quem é social media, redator ou fotógrafo, por exemplo).

Aqui no blog, já demos dicas bem detalhadas pra você montar um portfólio imbatível no Instagram e se destacar por lá. Clica aqui pra conferir!

Assim como o Instagram, o Pinterest também pode ser muito mais do que uma rede social. Por ser uma plataforma onde as pessoas costumam buscar referências visuais, é um ótimo espaço pra você expor seu trabalho e ser encontrado por essas pessoas em busca de inspirações. O mais legal é que o Pinterest permite que você acrescente um link a cada imagem que postar por lá, então ele também termina sendo uma verdadeira vitrine pro seu trabalho, quase como numa loja mesmo. Os usuários vão ver aquela “amostra” do que você faz e, se gostarem, vão poder clicar pra ver mais do que você tem a oferecer!