12 dicas para vender no Instagram em 2022 [Guia completo]

12 dicas para vender no Instagram em 2022 [Guia completo]

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 24 de maio de 2021

O Instagram é uma excelente plataforma para qualquer negócio que deseja expandir suas vendas online. Seja para um serviço autônomo, uma loja local ou um e-commerce que atende todo o país, estar presente por lá, hoje em dia, já não é um diferencial, mas sim uma necessidade. 

A rede social é uma poderosa ferramenta de vendas na qual você pode conquistar novos clientes, melhorar sua comunicação e impulsionar os seus resultados. Então continue lendo para conferir um guia completo de tudo o que você precisa saber para vender no Instagram!

Por que vender no Instagram?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a relevância das redes sociais para gerar  vendas ou se vale a pena concentrar seus esforços no Instagram, dá só uma olhada nesses números:

Segundo pesquisa de 2021 da Opinion Box:

  • 84% dos entrevistados entram no Instagram ao menos uma vez por dia;
  • 52% disseram já ter comprado algo que descobriram no Instagram.

Quanto ao interesse em acompanhar empresas na rede social, o mesmo estudo apontou que:

  • 82% seguem alguma empresa no Instagram;
  • 47% afirmaram gostar de acompanhar ativamente conteúdos de marca por lá;
  • 79% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
  • 79% acham que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas.

Portanto, se você quer melhorar suas vendas e ampliar o alcance da sua marca, estar presente lá é muito interessante.

Como vender pelo Instagram em 12 passos

Com um bom planejamento, é possível começar do zero no Instagram e conseguir bons resultados ou simplesmente melhorar o trabalho que você já faz por lá com algumas otimizações. Confira abaixo!

1. Monte seu perfil corretamente

Se você ainda não usa uma conta comercial é importante ter  uma conta profissional  para ter acesso a mais recursos do Instagram para negócios, como estatística das publicações, insights, Instagram Ads e o Instagram Shopping, por exemplo.

Se precisar de ajuda, siga o passo a passo desse post para transformar sua conta pessoal em profissional.

Pensando nas informações presentes no seu perfil, cada campo deve ser preenchido de maneira estratégica. Utilize cada um desses espaços a seu favor para que os usuários te encontrem facilmente e, logo de cara, entendam do que se trata o seu negócio. 

Aí vai um checklist de como otimizar seu perfil:

  • use uma foto de perfil que representa bem a sua marca, mesmo que seja uma marca pessoal;
  • escolha nome de usuário (@) simples de escrever e memorável, pra que as pessoas se lembrem com facilidade;
  • no nome de exibição, coloque o nome da marca/produto e, se couber, seu segmento de atuação;
  • descreva na bio quem é você (ou a empresa), o que faz e o seu diferencial de mercado;
  • coloque um link na bio com links importantes do negócio + uma chamada textual para acessar esses conteúdos.

Como vender pelo Instagram

 

Como vender pelo Instagram

2. Defina sua identidade e conheça seu público

Antes de começar a postar no Instagram, você precisa ter uma identidade de marca bem definida pra saber como será o tom de voz da sua comunicação, como deve ser guiada a identidade visual, sua abordagem de vendas e seu conteúdo. Para isso, um bom caminho é começar criando personas

Para montar uma persona, você deve pensar na sua marca como se fosse realmente uma pessoa real. Essa pessoa tem características de tudo que a marca quer passar pro público em termos de personalidade, valores, visão e propósito. Para criar a brand persona ideal, visualize como sua marca seria se ela fosse uma pessoa de verdade. Pense em características como:

  • gênero, idade e classe social;
  • jeito de falar, se vestir, gostos pessoais;
  • atividades feitas nas horas vagas, lugares frequentados, hobbies;
  • valores pessoais e características de sua personalidade.

3. Tenha um bom planejamento

Planejar ações com antecedência vai te ajudar a manter o controle de qualidade do seu conteúdo e equilibrar melhor suas postagens, de forma que elas abordem tudo que você precisa comunicar. Isso é o que mais te ajuda a evitar aqueles momentos de “não faço ideia do que postar hoje no Instagram”.

Antes de pensar nos conteúdos dos posts, defina:

  • a frequência de publicação: quantos posts terão por semana ou dia. Não tem regra, mas sim teste do que funciona melhor para cada negócio e equipe disponível para gerar conteúdo. Manter uma boa frequência de conteúdos úteis atrai mais visibilidade e interesse das pessoas em acompanhá-lo. 
  • os objetivos das publicações: aumentar alcance, reconhecimento, conversão, engajamento, tráfego para o site — são boas opções. Divida o conteúdo de acordo com essa definição. 

 

Banner convidando para baixar um banco de ideias de conteúdo para Instagram

4. Crie conteúdo de qualidade

Quando dizemos que o Instagram é uma ótima vitrine para qualquer negócio, não significa que é pra você postar só a imagem e preço do que você está vendendo. Pense em como apresentar seus produtos ou serviços de maneiras que agreguem valor ao que está sendo oferecido. 

Não venda apenas o produto em si, com conteúdos varejistas demais, mas também a utilidade, os benefícios e diferenciais da sua marca. Pense no dia a dia do seu público, nas dores que a sua marca pode sanar e de que formas o seu conteúdo pode comunicar isso. Aproveite para: 

  • explorar a criatividade em todos os formatos disponíveis —  feed, Story, Reels, lives, destaques da bio e guias;
  • investir em vídeos (no Reels, Story ou feed), pois é um formato que tem dado bom retorno.

5. Agende seu conteúdo pros melhores horários

Uma dica pra conseguir manter a frequência e a qualidade dos posts é agendá-los, assim você não corre o risco de fugir do planejamento e nem postar em um horário no qual seus seguidores não estão ativos. 

Usando uma plataforma de agendamento, como o Postgrain, você consegue gerar relatórios completos para analisar os melhores horários e dias da semana para postar e já deixa seus posts agendados antecipadamente.

6. Invista em Copywriting e legendas persuasivas

Construa textos claros e persuasivos nas suas legendas e até nas imagens, se for o caso. Use as palavras a seu favor pra destacar seu produto ou os diferenciais da sua marca. 

Aposte em gatilhos mentais para convencer o usuário do valor da sua marca ou levá-lo a realizar alguma ação específica, como baixar um material, acessar um site, seguir um perfil ou realizar uma compra. Esse tipo de argumentação é a chave de um bom Copywriting, a técnica que utiliza métodos capazes de tornar o seu texto mais persuasivo.

Utilize hashtags que ajudem a espalhar o conteúdo e Call-To-Actions (CTA — ou chamadas para ação) guiarão seus seguidores a tomarem determinadas ações com aquele conteúdo.

Dica: comece a frase com um verbo no imperativo, como em “Compartilhe esse post”.

7. Saiba analisar suas métricas e aprenda com elas

Antes de olhar todas as métricas do Instagram Insights e surtar por não ter conseguido bons resultados em algumas, é importante que você tenha definido quais eram os objetivos dos posts. O ideal é entender quais são os dados mais importantes para os seus objetivos e pro seu negócio, ou seja, os seus Indicadores Chave de Performance (KPI). 

KPIs (Key Performance Indicator) são as métricas utilizadas para analisar se os objetivos estão sendo atingidos. Por exemplo, se seu objetivo principal é melhorar o relacionamento com o público, seus KPIs devem ser métricas de engajamento, como comentários, posts salvos, compartilhamentos, curtidas e respostas aos stories.

Pra facilitar a leitura das métricas do Instagram, gere relatórios periódicos pra acompanhar os resultados e avaliar o que tem funcionado e o que pode melhorar. Com o Postgrain, você pode visualizar todos esses dados pelo computador e fazer o download dos relatórios.

8. Interaja com o seu público

Manter um bom relacionamento com os seguidores é essencial pra manter o público mais próximo da sua marca, influenciar vendas e fidelizar os clientes.

Por isso, fique de olho nos comentários e tente responder o máximo possível, principalmente se ainda não tem um volume muito alto de interações. Faça com que os seus seguidores se sintam ouvidos e mostre que sua marca está prestando atenção neles.

Cheque também as DM (mensagens diretas), pois é por lá que você pode encontrar suas principais oportunidades de venda! Tire dúvidas, responda educadamente até mesmo os comentários negativos e se mostre sempre solícito. Você pode usar uma ferramenta como o Postgrain pra fazer tudo isso e pelo computador.

9. Ative o Instagram Shopping

O recurso é uma grande oportunidade de ampliar as vendas no Instagram. A maior vantagem do Instagram Shopping é a diminuição da barreira entre os usuários e a conversão em compras, que agora pode ocorrer direto da própria plataforma. 

Outro benefício é que a funcionalidade ganhou um espaço especial na aba Explorar, aumentando o alcance dos produtos “etiquetados”. Além disso, ao configurar uma Loja, os perfis podem ativar links para os produtos mostrados dentro das próprias publicações, como uma espécie de etiqueta, sendo mais uma opção de link clicável no Instagram! 

Se você ainda não configurou o Shopping na sua conta, mostramos aqui o passo a passo completo pra fazer isso.

10. Invista em campanhas pagas com o Instagram Ads

É possível ter bons resultados com uma estratégia orgânica, mas as alternativas pagas do Instagram, como os anúncios ou posts patrocinados, são excelentes aliados pra ampliar o alcance de uma marca para mais muito mais pessoas.

Com a ajuda do Instagram Ads, dá pra impulsionar posts ou veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories, explorando o formato de vídeos mais curtos, carrosséis ou fotos únicas. A funcionalidade pode ser configurada direto do Instagram, pros casos mais simples, ou através do Gerenciador de Anúncios do Facebook, que oferece configurações mais detalhadas de segmentação e público. As principais vantagens são:

  • aumentar o alcance, tráfego e reconhecimento de marca;
  • gerar mais cliques, conversões ou instalações de aplicativos;
  • filtrar o público-alvo por características demográficas e comportamentais.

Se você quer entender melhor como configurar uma campanha no Instagram Ads, quanto investir e que tipo de conteúdo trabalhar nos anúncios, o Postgrain tem um guia completo e gratuito pra te ajudar a conseguir os melhores resultados com as campanhas digitais.

Tabela comparativa com as diferenças entre anunciar ou impulsionar no Instagram

11. Ofereça benefícios exclusivos (ofertas, cupons descontos)

Crie um sentimento de reciprocidade entre o público que te acompanha pelo Instagram. Aproveite a rede social para divulgar suas ofertas e promoções e lançar cupons exclusivos pra quem te segue. Você pode, por exemplo, oferecer uma oferta relâmpago para os 50 primeiros que visualizarem seus Stories ou liberar um desconto especial pra quem estava assistindo sua transmissão ao vivo. 

Isso vai deixar os usuários cada vez mais atentos ao seu conteúdo e ansiosos para o que sua marca pode lançar a qualquer momento. 

12. Faça parcerias

Faça parcerias com quem o seu público já conhece! Mapeie os principais nomes que o seu público acompanha no Instagram, quais deles podem ter relevância para atrair novos consumidores e proponha parcerias com eles.

Podem ser influenciadores contratados pra divulgar seus produtos ou, por exemplo, convites para profissionais respeitados do seu nicho participarem de uma transmissão ao vivo (Live).

Use a criatividade e pense em conteúdos que explorem o melhor da sua marca no melhor espaço que esses criadores de conteúdo têm a oferecer no perfil deles também. Ah, e seja justo na hora de propor os benefícios pra ambos os lados nessa parceria, ok? 

E agora, já se sente pronto para vender no Instagram? Comenta aqui embaixo se você ficou com alguma dúvida ou se tem uma dica extra pra dar também!