A Evolução das Redes Sociais: Do Orkut ao Metaverso | [2024]

A Evolução das Redes Sociais: Do Orkut ao Metaverso | [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 12 de março de 2024

A Evolução das Redes Sociais: A História das Maiores do Mundo!

A evolução das redes sociais é algo muito interessante para a história moderna da sociedade. Neste conteúdo, vamos fazer um panorama dessa incrível história, aprendendo com o passado e pensando no futuro com o METAVERSO.

A Evolução das Redes Sociais: Qual foi a Primeira?

Não podemos falar da história dessas plataformas sem considerar a primeira delas, não é verdade? Por incrível que pareça, tudo começou no distante ano de 1997. 

Nesse ano, foi lançado o SixDegrees, um site que permitia criar perfis e se conectar com outras pessoas. Apesar de ter sido a primeira, ela não é nossa primeira referência devido à falta de sucesso, infelizmente

Afinal, apesar da inovação que trouxe, suas atividades foram encerradas em 2001. Talvez fosse uma ideia muito revolucionária para sua época ou ainda muito simples. 

Entretanto, precisamos mencionar o SixDegrees para começarmos nossa história da forma correta. Ao mesmo tempo, no Brasil, houve outra rede social que para nós é considerada a primeira.

Leia também: Tendências Tecnológicas que vão mudar pra sempre as redes sociais

Orkut – A primeira rede social que chamou atenção no Brasil

O Orkut, para muitos, é considerado a primeira rede social, mas a verdade é que foi a primeira rede social que chamou atenção aqui no nosso país. 

Seu criador, Orkut Büyükkökten – sim, a rede social tem literalmente o seu nome – pensou no projeto visando atrair os americanos, mas, no fim, a rede social ficou famosa aqui e na Índia principalmente. 

É impossível esquecer das famosas comunidades, principalmente a famosa ‘Eu Odeio Acordar Cedo’, que foi a mais famosa da rede social inteira. Além disso, havia diversos jogos e ‘aplicativos’ para se usar livremente na rede social. 

Era extremamente divertido e todo mundo que viveu essa época lembra com muito carinho. O Orkut foi finalizado em 2014 quando todos já tinham migrado para o Facebook e o Instagram ainda era uma novidade. 

Podemos dizer que o auge da popularidade foi entre 2007 e 2010. É inegável que o Orkut sempre será lembrado com carinho, mas se queremos mergulhar nessa história, precisamos entender que foi um evento local. 

O mesmo acontece com o Snapchat nos Estados Unidos, é uma grande rede social, mas apenas em solo americano. Dessa forma, não vamos focar tanto nessas redes sociais mais locais.

A Evolução das Redes Sociais: Quais as Principais ao Longo dos Anos?

No tópico anterior, falamos sobre o sucesso local do Orkut, considerado a primeira rede social de todos os tempos. Neste tópico, vamos nos aprofundar mais, falando sobre as grandes plataformas e a evolução das redes sociais com o passar dos anos.

Evolução das Redes Sociais

MySpace

O MySpace foi lançado em 2003 e podemos dizer que foi a primeira grande rede social. Absolutamente todos os adolescentes daquela época e de anos posteriores tinham uma conta no site. 

Era possível personalizar seu perfil, compartilhar música e se conectar com uma quantidade de pessoas nunca antes vista, com fóruns próprios. Por isso, conseguiu espaço amplo na Europa e em seu país de origem, os Estados Unidos. 

Por incrível que pareça, o MySpace ainda existe e hoje é geralmente usado por artistas para divulgarem seu trabalho. Hoje, é uma rede social indie onde as pessoas que estão gostam dessa sensação de exclusividade.

Facebook

O Facebook, criado por Mark Zuckerberg junto de alguns colegas, incluindo o brasileiro Eduardo Saverin, conseguiu enorme adesão dos estudantes universitários de Harvard. Com o tempo, a rede social foi expandida entre as universidades até chegar ao ponto de atingir o público em geral. 

O começo do auge foi por volta de 2009, onde as pessoas se encantaram pelos recursos modernos do site, como o lendário Feed de Notícias, o botão “Curtir”, o status civil e o messenger

Recursos inovadores ou melhorias de recursos já existentes fizeram o Facebook se tornar uma das maiores redes sociais do mundo. Entretanto, apesar de estar ativo e ser relevante, podemos dizer que o seu auge foi entre 2009 e 2016.

Twitter ou X

O Twitter, atualmente conhecido como “X”, foi lançado em 2006, quando os blogs pessoais estavam em alta. Era basicamente uma central de blogs e isso continua até os dias de hoje, mas em um estilo mais moderno. 

Em resumo, você basicamente escreve na plataforma com um limite determinado de caracteres. Claro que é possível postar imagens, vídeos, mas o principal é o texto em si.

Geralmente, as pessoas compartilham seus pensamentos, o que estão fazendo ou suas opiniões. Há quem diga que o X não é uma rede social comum porque essa característica pessoal sempre foi intrínseca à rede social. 

Dessa forma, polêmicas parecem reinar na plataforma e todos parecem estar dando sua opinião o tempo inteiro. Entretanto, uma das vantagens inegáveis do X é a velocidade da informação. Ou seja, sempre que você quiser saber o assunto do momento, lá estará.

Instagram

Não podemos esquecer do Instagram, que atualmente é a rede social mais famosa de todas. Seu início foi em 2010, onde a ideia era apenas a comunicação com fotos, onde as pessoas poderiam experimentar eventos de toda magnitude como as pessoas que tiraram as fotos. 

Naturalmente, muitos recursos entraram na plataforma e foi no ano de 2016 que a plataforma começou a superar o Facebook em popularidade, então as pessoas começaram a migrar de uma para a outra.

Leia também: Regulação das redes sociais: Guia Completo [2024]

A Evolução das Redes Sociais: Como o Metaverso será a Revolução das Plataformas?

O metaverso é uma verdadeira revolução, pois vai criar um espaço virtual para que as pessoas consigam interagir entre si, incluindo objetos digitais em tempo real e criando uma experiência tridimensional imersiva. 

Em resumo, o metaverso é um ambiente virtual ou de realidade aumentada onde as pessoas podem interagir com ambientes virtuais, podendo ir a um café virtual, jogar jogos e conversar com pessoas de todas as partes do mundo. 

Empresas como a Meta estão enxergando sabiamente que esse será o próximo passo das redes sociais. Apesar de tudo, provavelmente haverá mais de um tipo de metaverso. 

Nossa aposta é que a realidade aumentada vai superar a realidade virtual pelas suas múltiplas funcionalidades e principalmente por criar uma verdadeira extensão da realidade, melhorando a experiência do trabalho, encontros e muitas outras formas de interação humana.

Leia também: Tendências 2024: O Que Esperar nas Redes Sociais? 

Clique aqui e veja mais matérias do nosso blog. Aqui, você encontrará as notícias mais atualizadas e os guias mais completos sobre estratégias para as redes sociais, discussões sobre tecnologia e marketing digital.