3 Tendências Tecnológicas que vão mudar para sempre as redes sociais

3 Tendências Tecnológicas que vão mudar para sempre as redes sociais

por Larissa Ferreira

Publicado em 01 de março de 2024

As tendências tecnológicas mudam o mundo inteiro e neste conteúdo vamos discutir como essas tecnologias podem mudar para sempre as redes sociais e a experiência do usuário.

Tendências Tecnológicas: Por que você precisa acompanhar?

Muitas marcas e profissionais de social media ainda acreditam que as tendências das redes sociais são as únicas que devem ser acompanhadas, como novos recursos, novos memes, novas tendências de conteúdo, etc.

Entretanto, as tendências tecnológicas têm um impacto direto nas redes sociais porque elas estão muito próximas. Se você acompanhar essas tendências, é mais provável que consiga antecipar tendências nas próprias redes sociais.

Por exemplo, o anúncio da Meta sobre realidade aumentada não foi surpresa para quem estava acompanhando o mercado de tecnologia. Naturalmente, essas pessoas foram as primeiras a discutir e a pesquisar sobre o assunto, tornando-se autoridades mais tarde.

Felizmente, nós sempre buscamos trazer novas tendências da tecnologia e discussões sobre o assunto para você sempre se manter atualizado. Dessa forma, acompanhe nosso blog para saber o que está acontecendo também no mundo da tecnologia.

Tendências Tecnológicas: Quais delas que vão mudar as redes sociais para sempre?

Tendências Tecnológicas

Agora que você entendeu a importância de acompanhar essas tendências, vamos falar das tendências em si. Existem várias, mas decidimos falar sobre as três principais para que você entenda sobre o assunto. Queremos que esse tópico seja uma ótima introdução.

Realidade Virtual (RV) e Aumentada (RA)

A realidade virtual e a realidade aumentada foram uma surpresa para a maioria das pessoas quando a Meta começou a discutir sobre esses espaços virtuais imersivos e a interação com o mundo real. 

Para quem não sabe, a realidade virtual é a experiência de um sandbox virtual onde você pode interagir com praticamente tudo naquele mundo virtual com o seu avatar. 

A realidade aumentada reconhece o ambiente em que você está e coloca elementos virtuais para sua interação e das pessoas em volta, é claro, com um equipamento específico. 

Por exemplo, no futuro será possível que um amigo em uma viagem distante consiga interagir com o seu grupo de amigos em conversas e alguns jogos da realidade aumentada. 

Essa tecnologia está dando os primeiros passos no mundo corporativo, com o Apple Vision PRO e com as redes sociais. 

Nossa aposta é que a realidade aumentada consiga impulsionar as conversas de uma forma nunca antes vista, com pessoas de várias partes do mundo em diferentes lugares interagindo com os mesmos espaços físicos, por exemplo, um jogo de ping pong virtual. 

A realidade virtual provavelmente terá um grande impacto na criação de experiências imersivas, não se limitando ao espaço físico e com maior engajamento dos usuários, como uma escalada na montanha virtual com seus seguidores.

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial tem sido alvo de grande discussão porque já estamos vendo o seu impacto nas redes sociais. O principal é que o algoritmo bem treinado consegue oferecer o melhor conteúdo possível para o usuário de forma personalizada. 

Entretanto, a IA pode ficar ainda mais sofisticada e passar a reconhecer estados emocionais através da análise de linguagem natural e, com isso, mostrar conteúdo com base nesse filtro também. 

Por fim, a inteligência artificial pode ser uma forte aliada no combate à detecção de conteúdo com discurso de ódio ou até mesmo desinformação de vários níveis, como terra plana, por exemplo. 

A inteligência artificial pode ter várias implicações, principalmente na criação de novos recursos para marcas e usuários, como a criação de emojis personalizados, novos filtros, etc. 

Entretanto, ao mesmo tempo, muito de sua contribuição será voltada para o famoso algoritmo e na otimização dos recursos que já existem nas redes sociais, como a troca de mensagens, por exemplo. 

Dessa forma, nossa aposta é que mesmo com a criação de novos recursos, a IA só ficará mais refinada, o que já é incrível.

Veja também nosso conteúdo sobre tecnologia Wearable: integrando a tecnologia ao corpo humano

Blockchain

A tecnologia de blockchain é amplamente conhecida por entusiastas de criptomoedas e profissionais de sistemas de segurança. Portanto, precisamos explicar seu conceito.

Em resumo, essa tecnologia é um sistema de segurança criptografia e transparente no qual a validação de uma nova informação depende da verificação de todas as outras. Dessa forma, torna-se descentralizado e mais seguro, pois testar essa nova informação várias vezes.

Com isso, podemos ter mais segurança nos dados do que a tecnologia Peer-to-Peer, que ainda é muito boa. Teoricamente, ninguém pode enviar uma foto para outra pessoa sem sua permissão, pois a rede reconhecerá o arquivo, por exemplo.

Além disso, a tecnologia permite mais originalidade nas redes sociais, pois consegue identificar o conteúdo original e suas cópias. Sem falar que as informações lidas em cada publicação também podem remediar o conteúdo considerado falso.

Tendências Tecnológicas: Todas elas podem ser integradas no futuro

O mais interessante dessas tendências é que todas elas podem ser integradas no futuro. Afinal, o blockchain permite mais segurança e transparência, a IA vai otimizar ainda mais os algoritmos, e a realidade aumentada e virtual vão criar uma nova experiência de usuário.

Perceba que cada uma otimiza um aspecto chave das redes sociais ao mesmo tempo que todas elas juntas podem melhorar uma a outra. Além disso, precisamos considerar que as redes sociais têm uma experiência diferente e isso vai se manter.

Muitas pessoas utilizam o X (Antigo Twitter) como sua principal fonte de notícias, seu Instagram é para manter contato com eventos mais íntimos e do seu círculo social, e o WhatsApp é o mensageiro favorito para conversar.

Dessa forma, nossa aposta é que cada rede social pode integrar cada tecnologia, mas cada tecnologia será usada de forma diferente e criando experiências diferentes.

Imagine um sistema de segurança no WhatsApp tão transformador quanto o Blockchain, imagine a realidade aumentada do Instagram com inúmeras atividades e imagine o algoritmo revolucionário no X?

Incrível, não é? Assim que essas tecnologias aparecerem nas redes sociais, vamos apresentar as principais funcionalidades e deixar você atualizado em tudo.

Para não perder mais conteúdos sobre tecnologia como esse aqui, clique aqui e veja nosso blog