Como ter um feed organizado com o Adobe Lightroom

Como ter um feed organizado com o Adobe Lightroom

por Postgrain

Publicado em 10 de outubro de 2018

Manter um feed organizado e coeso no Instagram tem sido uma prioridade de usuários e marcas que estão presentes na rede social.

Aqui no blog até já fizemos um artigo bem legal explicando o passo a passo de como você pode dar um upgrade no seu feed e dando dicas de alguns aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

Mas hoje vamos falar de um aplicativo em especial, o Adobe Lightroom para dispositivos móveis. Com ele você vai poder montar uma identidade visual própria de um modo bem prático e direto no seu celular.

Nota: Você ainda vai ganhar três filtros gratuitos de presente do Postgrain.

Vamos começar?

Por que usar o Adobe Lightroom

Quando se trabalha em cima de uma estratégia de Instagram Marketing é primordial que o seu perfil no Instagram tenha a cara da sua marca.

A identidade visual é a primeira impressão do seu perfil. Por isso, manter um fluxo constante de publicações e características personalizadas nas edições das fotos é o que torna seu feed único.

perfil-instragram-influencer-negin-mirsalehi

Perfil do Instagram da Influencer @negin_mirsalehi.

Mas imagina editar foto por foto, com configurações e filtros diferentes em cada uma delas? Além de perder muito tempo na edição, o feed jamais seria uniforme, correto?

Por isso o aplicativo do Adobe Lightroom veio para quebrar um galho e tanto. Com ele é possível criar e usar configurações prontas, chamadas de presets, e transformar suas fotos em um clique.

adobe-lightroom

Com esse tipo de filtro predefinido, basta buscar a foto na galeria do seu celular, colar as configurações e prontinho! Você usará o mesmo preset em todas as fotos e assim terá uma estética uniforme no seu feed.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e é gratuito*.

*Exceto recursos premium dentro do aplicativo.

Quem usa

Os presets ficaram tão famosos que viraram meio de negócios de muitos criadores e Instagrammers. Influenciadoras brasileiras como @jadeseba, @flaviapavanelli, @biancaandradeoficial e @marinasaad utilizam presets nas fotos do Instagram.

Inclusive a Jade Seba possui um perfil exclusivo para venda de seus filtros do Lightroom, que fazem o maior sucesso.

Essa prática também é bastante utilizada por fotógrafos como Phil Chester e Claire Huntsberger, que vendem as configurações predefinidas para desktop e mobile.

Criando o seu preset

Agora vamos te mostrar como a mágica acontece! Isso mesmo, vamos te mostrar o passo a passo de como criar o seu próprio preset pelo celular.

Mas antes vou te explicar algumas funções que vamos usar no aplicativo e que podem fazer grande diferença na hora de criar o seu preset:

Temperatura – Alterando essa função você pode deixar as cores da foto mais frias ou mais quentes.

Matiz – Aqui você mexe para em cores verdes e roxas nas imagens. Se a foto estiver com a tonalidade muito esverdeada, aumente a intensidade e vice-versa.

Exposição – Sabe quando a foto está muito clara, com superexposição? Aqui você pode controlar isso. Diminua a exposição para tirar o efeito “estourado” da foto ou aumente se você tiver tirando uma foto em um lugar muito escuro.

Contraste – Nesse controle você define o contraste entre cores claras e escuras na imagem. Se quiser destacar os elementos da foto, aumente o contraste. Por outro lado, se os elementos já estiverem muito destacados e você quiser dar uma suavizada na foto, diminua o efeito.

Saturação – Aqui você consegue aumentar ou diminuir o destaque das cores da foto igualmente. A saturação é ótima pra gente dar uma “força” maior numas fotos que saíram mais escuras e com as cores diferentes do real. Essa configuração também é ótima pra quando a gente precisa tirar mais o foco das cores da foto e deixar a imagem com uma cara mais séria e “apagada”. Nesse caso, diminua a saturação!

Vibração – É bem parecido com a saturação, a diferença é que nela você consegue mexer em tons de cores específicas sem alterar as outras. Você pode mexer na cor de um blusa roxa, sem alterar o tom da pele, por exemplo. Da mesma forma, você pode escolher a cor que mais se aproxima do tom da sua pele e mexer só nela, sem alterar a cor da blusa.

Passo a passo

  1. Importe uma foto da galeria do seu celular.
  2. No botão Claro, ajuste as configurações de Exposição, Contraste e Realce, como mostramos no print.
  3. Na guia de Cor, ajuste a Temperatura e Matiz.
  4. Ainda dentro da aba de Cor, na parte superior direita, clique no botão MIST. (ao lado temos essa bolinha colorida). Nele teremos os controles das cores primárias da foto.

adobe-lightroom-feed-instagram-postgrain

No nosso caso, alteramos as cores amarelo e azul, que são as cores base da nossa marca.

É nessa parte que mora o grande truque dos presets. Quando alteramos cada cor específica da foto, temos efeito único, algo que traz autenticidade ao filtro.

  1.  Após criar suas configurações, é hora de salvar o seu preset para usar em outras fotos sem precisar configurar tudo novamente.

adobe-lightroom-feed-instagram-postgrain

  • Basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto superior direito e depois clicar em Criar Predefinição.
  • Em seguida nomeie seu preset e clique no botão de Ok no canto superior direito e depois confirme em Predefinições de Usuário.

Pronto, agora você já tem um preset para chamar de seu!

Nota: Lembrando que as configurações que escolhemos aqui foram com base no Postgrain. Fique a vontade para usar a imaginação e criar presets como quiser e da forma que mais se alinhar à mensagem que você quer passar.

Como copiar presets para sua foto

Depois de criar as suas predefinições, agora não precisa mais editar foto por foto, basta aplicar o filtro que você personalizou (ou qualquer outro que você queira usar).

adobe-lightroom-feed-instagram-postgrain

  • Primeiro importe uma foto da galeria.
  • Abra o preset que você salvou, clique nos três pontinhos no canto superior direito e copie as configurações.
  • Abra a foto que você importou da galeria, clique novamente nos três pontinhos e cole as configurações.

adobe-lightroom-feed-instagram-postgrain

Seu preset já está pronto para ser exportado e compartilhado.

Presets do Postgrain

Como somos muuuuito legais com os nossos leitores, fizemos três super presets para você usar nas suas fotos. Basta clicar nesse link e fazer o download do arquivo DNG no seu celular.

adobe-lightroom-feed-instagram-postgrain

Não estranhe se o arquivo DNG aparecer todo preto ou todo branco na galeria: quando você abrir esse tipo de arquivo no Adobe Lightroom, o aplicativo automaticamente copia as configurações, que vão aparecer todas certinhas, ok?

Depois conta pra gente se você usou os nossos presets e o que achou do nosso tutorial!