Moda no Instagram: como a marca Akomb cresceu em vendas

Moda no Instagram: como a marca Akomb cresceu em vendas

por Postgrain

Publicado em 28 de novembro de 2017

Se você curte o segmento de moda, lifestyle e um feed estrategicamente organizado no Instagram, com certeza já deve ter ouvido falar ou ter visto alguma peça da marca em questão. A Akomb tem um mood vintage e ao mesmo tempo atual, que chama a atenção pela leveza e sensualidade na medida certa. E foi através do Instagram que a Priscila Martins, o nome criativo por trás da marca, conseguiu alavancar as vendas de suas criações.

O segredo do sucesso

A Akomb surgiu no ano de 2013, inicialmente comandada por três sócias. Duas delas seguiram caminhos diferentes e, então, a Priscila Martins ficou responsável por toda parte criativa e gestão da marca. Ela também trabalhou no desdobramento da Akomb nas redes sociais e e-commerce, onde encontrou a solução para vender as peças e atingir um público grande e certeiro, sem precisar necessariamente ter uma loja física para isso.

A marca acabou ficando conhecida nacionalmente e chamou a atenção de personalidades importantes do universo da moda, como é o caso da digital influencer e it girl, Camila Coutinho.

akomb-blog-garotas-estupidas-camila-coutinho

A estética do feed da Akomb é pensado e programado com antecedência. Priscila compreende que o perfil no Instagram é como a porta de entrada para a sua marca, porque ele é tão importante quanto a identidade visual do site da loja.

Sempre trabalhei com moda e gestão, então eu tenho que entender da área e tenho que compreender como funciona o público que consome a minha marca. Também costumamos fazer testes, se hoje eu publico algo que não deu certo, amanhã não repito.

A plataforma está crescendo cada vez mais, não só como rede social, mas também como ferramenta de busca. Por exemplo: se alguém que não conhece a sua marca, quer entender como funciona e faz uma pesquisa sobre ela, tenha certeza que o perfil no Instagram é uma das pesquisas iniciais desse possível cliente. Compreendeu a importância de uma boa apresentação visual na plataforma? O perfil é um dos pontos-chave da estratégia de marketing. É lá que a marca consegue prender a atenção de quem já consome aquele produto e de quem ainda vai descobrir sobre ele. Lembrando: não é necessário ter um feed perfeito, mas é preciso transmitir o objetivo da marca com transparência.

perfil-instagram-akomb

A Akomb faz questão de manter o perfil com tudo que faz parte do lifestyle ligado à marca, com fotos bem elaboradas mesclando peças e modelos em diferentes cenários, sempre mantendo a pegada vintage e cool que tanto faz sucesso entre os seguidores, utilizando até os moodboards das campanhas que estão por vir, o que aguça a curiosidade do público.

akomb-feed-instagram

Não seguimos regras ou modinha. Desde o início a Akomb gosta de estar sempre à frente, sem perder sua essência. Minha principal inspiração é o street style. Me inspiro no comportamento, nas misturas e atitude das mulheres reais. A regra é não seguir regra. Desde que tenha harmonia.

Hoje além da forte presença nas redes sociais, o principal meio de venda é o próprio site e a revenda na loja online da Steal The Look, uma das principais plataformas de moda e beleza em conteúdo comprável no Brasil. Ponto certeiro das it girls e amantes do lifestyle fresh e moderno que a marca transmite.

loja-online-akomb-steal-the-look

“Quem conhece a Akomb fica fã da marca e a maior parte do nosso público é feminino. São mulheres que gostam de peças únicas, antenadas no mundo fashion e não tem medo de misturar tendências. Mulheres fortes e seguras, com muita atitude e personalidade”, afirma Priscila.

Percebeu o segredo? Mesclar a personalidade da marca com elementos que sejam semelhantes ao público-alvo é algo que não tem erro. Não adianta enviar um “mimo” para um(a) digital influencer somente porque essa pessoa possui mais de 10k de seguidores, se o perfil dele(a) não se adequa ao da sua marca/produto. Assim como não existirá engajamento em uma publicação que não tenha conexão significativa com o marca/produto que você vende. É necessário existir coerência, clareza e conhecimento exato do nicho que o seu mercado se encontra.

Você conhece outras marcas de sucesso que começaram no Instagram ou tem vontade de abrir um negócio online e não sabe por onde começar? Deixa seu comentário aqui, podemos trocar umas boas ideias sobre o assunto. 🙂