Lifestyle: sua personalidade pode ser a sua marca

Lifestyle: sua personalidade pode ser a sua marca

por Postgrain

Publicado em 20 de novembro de 2017

Julga-se tudo pelas aparências; o que não se vê não conta. Não fique perdido no meio da multidão, portanto, ou mergulhado no meio do esquecimento. Destaque-se. Fique visível, a qualquer preço. Atraia as atenções parecendo maior, mais colorido, mais misterioso do que as massas tímidas e amenas.

Citar uma das 48 leis do poder como introdução parece uma boa ideia pra dar aquele incentivo na sua futura vibe “Lifestyle do Instagram”. Este post não é um incentivo para que você vire blogger, mas sim para você usar o Instagram a seu favor, mostrando o seu conhecimento, sua personalidade e a sua marca pessoal.

1. Crie uma biografia do seu perfil

Quando acessam o seu perfil, qual a ideia podem ter de você?

Coloque uma biografia pequena, pode ser sua idade, profissão ou emojis que representam o tipo de conteúdo que você compartilha. Aproveite as novas funções que o Instagram liberou! Com elas você pode inserir uma menção a outro perfil e hashtags. Não esqueça de incluir um link na bio com seus outros canais digitais ou quaiser links relevantes da sua preferência.

2. Por onde você anda?

Você pode achar que não, mas os lugares que você frequenta dizem muito sobre você.

Você frequenta muitas palestras, cursos e eventos que agregam ao seu currículo? Compartilhe uma parte da aula, o certificado, poste fotos com a hashtag do evento, mostre que você participou, interagiu e seja notado!

Por outro lado, você também pode indicar restaurantes legais, festas, teatros, shows, lojas,  frequentar lugares mais reservados ou populosos. Todas essas escolhas contarão na formação da imagem que as pessoas terão de você.

3. Qual sua habilidade?

Os vídeos têm ganhado cada vez mais espaço nessa ferramenta, sejam em publicações ou stories. Que tal usar isso ao seu favor?

Inúmeras vezes mencionamos o quanto os usuários do Instagram são curiosos por “bastidores” de marca, sendo assim, seus seguidores também são curiosos pelos “pontos altos” da sua personalidade e seus “dons”.

  • Vai reformar o apto ou re-decorar seu quarto?
  • Você é bom em DIY?
  • Tem dicas para usar aquele produto ou ferramenta?

Produza conteúdo sobre isto, vivencie uma nova experiência e deixe com que as pessoas participem das novidades com você.

    3.1 Ask me anything

Ainda sobre vídeos, uma ideia legal que você pode adotar é o AMA (pergunte-me qualquer coisa). Algumas personalidades fazem esse tipo de “entrevista”, via Reddit, Facebook, Twitter e Instagram. Como exemplo temos Obama e Donald Trump, já no Brasil, temos influenciadores como @marinaferrarig, @duplacarioca

No seu caso, as perguntas podem ser realizadas por direct e respondidas via stories ou live.

Caso ainda não esteja preparado para o inesperado,  pode chamar aquela amigo(a) que realmente te conhece e entreter seus seguidores respondendo questões sobre você. Uma outra idéia é fazer um joguinho de perguntas para medir o conhecimento sobre alguma área. Claro, com perguntas e respostas saudáveis, afinal, a ideia é tornar o conteúdo interessante e não constrangedor.

4. Lifestyle

A palavra “rotina” muitas vezes é encarada com um significado ruim, mas não precisa ser. Se você é do tipo viciada em adrenalina, aposto que tem várias experiências para compartilhar, inclusive poderá levar seus seguidores para assistir ao vivo uma das suas aventuras.

Se você é mais do tipo filmes, séries e documentários, você provavelmente têm repertório variado sobre a Netflix. Aproveita que a rede tem mais de 100 milhões de assinantes e use isto ao seu favor, cative-os com conteúdos direcionados.

Lifestyle é diferente de um blog, é o seu cotidiano, e em tempos de Instagrammers, é um “cotidiano mais produzido”. Você estará conversando com amigos e atraindo novos seguidores que se identifiquem com a sua personalidade.

5. Tenha voz

Você tem uma personalidade com características que são só suas e opiniões que você construiu no decorrer do caminho, use sua voz — esses elementos também fazem parte do seu branding pessoal.

Adote uma causa, defenda algo que você realmente acredita e deixe que as pessoas sintam-se à vontade para opinar e até mesmo juntarem-se a você. É importante lembrar que pessoas tem opiniões diferentes, promova a empatia mesmo quando alguém levantar uma condição divergente.

6. Boas imagens

A questão neste caso, não envolve apenas fotos de qualidade com cores que chamem a atenção.

Essas imagens estão no perfil do Neymar Jr., lembre-se que ele é um craque de futebol e que a maioria dos seus seguidores estão interessados em futebol, correto? Talvez não, as pessoas que lhe seguem estão interessadas na vida pessoal do jogador e como você pode ver, as fotos que geram mais engajamento não são as do treino.

Imagens com a família, com legenda de agradecimento ou em uma situação engraçada são as que mais geram comentários. Esses valores pessoais são muito estimados e humanizam o perfil.

7. Coerência

Invista em estilos gráficos coerentes, hobbies específicos e fotos que tragam credibilidade. Defina uma persona para você de acordo com os seus gostos e cultive-a. Quando você segue alguém ou alguém te segue sem te conhecer, é porque em um primeiro momento, o conteúdo convenceu.

Se o seu feed é muito variável, abrangendo artes, arquitetura, fotos na praia, fotos de comida e do seu cão com a patinha machucada, as pessoas podem não te seguir, pois não sabem o que verdadeiramente esperar do seu perfil, organize-o para entregar exatamente o que você deseja.

8. Cases

Como bônus, vamos deixar aqui alguns perfis que investem nessa onda lifestyle, tanto perfis pessoais como influenciadores digitais e marcas.

@mundololita – A marca de roupas e biquínis vende um estilo de vida saudável, praiano e fofo, o estilo “lolita”. As modelos da marca são escolhidas a dedo, no time encontramos representantes  que realmente vestem a camisa,  como @gabrielalenzi e @tiemurceski 

@nike – A empresa começou a vender um estilo de vida, aventureiro e disposto. Apesar da inspiração ter sido “curiosa”, a frase “Just do It” refere-se a ultrapassar seus limites, “levante-se”, “mexa-se”, “você pode, todos podem”.

Com este slogan, a marca estabeleceu um conexão com seus consumidores e se fez presente nos mais distintos esportes. Seu Instagram está recheado de modalidades e de frases que incentivam a vitória de outras pessoas. Hoje, por mais que o slogan não seja mais tão frequente nas legendas, o conceito “lifestyle”permanece nas publicações atuais.

@marquesnara – Ela é uma publicitária que começou postando fotos do seu dia-a-dia, rolês de patins, passeios com o cachorro na praia e como ela mesmo comentou, “o Instagram engoliu ela”, ela largou o emprego como publicitária e virou a própria publicidade.

Quem é visto, é lembrado. No meio em que trabalhamos suas redes sociais podem ser checadas em processos seletivos,  porque não caprichar e adicioná-la sutilmente no seu currículo? Quem sabe sua personalidade não é persona “daquela” vaga?