Postgrain: ferramentas complementares

Postgrain: ferramentas complementares

por Postgrain

Publicado em 05 de setembro de 2017

Na correria do dia-a-dia, estamos sempre buscando maneiras de driblar as horas e aproveitar ao máximo o nosso tempo. Nesse caminho, encontramos alguns mecanismos para otimizar o trabalho sem comprometer a qualidade.

O Postgrain é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o gerenciamento de múltiplas contas no Instagram e já que pregamos pela “facilidade”, vamos te apresentar outras ferramentas de baixa complexidade para serem utilizadas de maneira complementar ao Postgrain.

1.     Canva

O uso de imagens personalizadas pode aumentar o alcance e a divulgação da sua marca. O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Você pode fazer buscas por templates através de palavras-chaves ou por formatos de layout disponibilizados no próprio site.

Na plataforma você encontra de modelos prontos de convites a cardápios, e pode ir alterando a cor, imagens e símbolos para deixar o resultado final, ainda mais parecido com a sua marca.

Apesar de alguns modelos custarem apenas $1, a maioria está disponível gratuitamente. A interface é bem prática e você não precisa saber mexer no Photoshop ou Illustrator para manusear a ferramenta.

Caso queira editar imagens, dentro da plataforma você encontra filtros de edição pré-definidos para as suas fotos, além da possibilidade de compartilhar imagens com a sua equipe.

2.     Pablo

É uma ferramenta com proposta similar ao Canva, fácil de usar, mas com uma quantidade reduzida de ferramentas.

O Pablo by Buffer é focado em imagens para redes sociais. Você escolhe a imagem e redimensiona a mesma para diferentes formatos, no caso, Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest.

As imagens podem ser pesquisadas através de palavras-chave e seu banco de imagens se estende para outras plataformas, como o Unsplash e Pixabay. Após a escolha, você pode adicionar diferentes tipos de texto e escolher entre filtros disponibilizados pela ferramenta.

3.     Iconosquare

Quem trabalha com o Instagram, sabe o quanto as métricas são importantes para a estratégia do perfil.

O Inconosquare é uma ferramenta cujo o forte são os relatórios, a mesma fornece dados mais detalhados que vão além das métricas dos perfis comerciais e são disponibilizadas gratuitamente para para os usuários por 14 dias.

A ferramenta consegue extrair dados retroativos do seu perfil e expressar através de gráficos e percentuais os resultados do seu trabalho e de cada publicação.

Na aba de engajamento, você tem as informações detalhadas sobre qual dia/horário rendeu melhores resultados, o quanto os seus seguidores interagem com você e as hashtags que você utilizou que obtiveram a melhor performance.

Mais um ponto interessante na ferramenta é a possibilidade de adicionar seus concorrentes diretos como “competidores” e comparar suas métricas. Lembrando que o perfil precisa ser aberto!

4.   Online Video Converter 

Pode parecer de pouca utilidade para uns, mas no Instagram são aceitos apenas os formatos de foto e vídeo, ou seja, o formato gif não pode ser processado na rede social. Pensando numa melhor performance, nós do Postgrain, recomendamos o formato MP4 para vídeo e MPEG para fotos. 

Para facilitar a conversão, recomendamos este conversor online. Utilizando os formatos recomendados, você evita que eles deem erro ao carregar dentro da plataforma ou percam qualidade no processamento.

5.    Unum (IOS) e Planoy (Android)

São dois aplicativos que simulam o feed do Instagram. Já foram recomendados em um outros posts aqui do blog, mas sempre vale lembrar deles, visto que a organização no aplicativo apura a beleza do feed. Usuários e marcas que conseguem contar uma história ou dar continuidade nas cores do feed tornam-se referência e atraem mais seguidores.

Além desses aplicativos, entender como funciona o algoritmo do Instagram te ajudará a pensar em novas estratégias para somar a estes recursos.

Espero ter te ajudado! 🙂