Algoritmos de Recomendação: Por que o Instagram Sugere Conteúdos pra Você?

Algoritmos de Recomendação: Por que o Instagram Sugere Conteúdos pra Você?

por Larissa Ferreira

Publicado em 02 de abril de 2024

Os algoritmos de recomendação são fundamentais para qualquer perfil de sucesso. Nesse conteúdo, vamos explicar como eles funcionam e como utilizar a recomendação ao seu favor, especialmente se você é social media.

Algoritmos de Recomendação: O que são?

Toda rede social tem o objetivo de manter o usuário por mais tempo, não é verdade? Com o Instagram funciona da mesma forma e por isso os algoritmos de recomendação foram criados. 

Eles são códigos que “observam” o comportamento do usuário na plataforma e com isso fornecem sugestões personalizadas de conteúdo, filtrando os conteúdos que potencialmente são do seu interesse para você consumir ainda mais. 

Imagine que você está em uma pizzaria e gosta muito de pizza de queijo. Com isso, os colaboradores do estabelecimento oferecem opções semelhantes à pizza de queijo que você gosta, como a pizza marinara, margherita e a de frango com queijo. 

O Instagram e outras plataformas funcionam da mesma forma. O Instagram, em especial, tem o recurso ‘Explorar’ no canto inferior do aplicativo para essas sugestões.

Algoritmos de Recomendação: Como Eles Funcionam?

Algoritmos de Recomendação

A recomendação do Instagram funciona como um ciclo de coleta de dados, processamento e recomendação. Ou seja, o algoritmo de recomendação “observa” o que você gosta, entende qual a melhor recomendação no momento e recomenda.

Coleta de dados

A coleta de dados é o primeiro passo nesse ciclo. O algoritmo “observa” suas interações com outros perfis e publicações. Ou seja, o que você curte, comenta, salva, pessoas que você segue e os conteúdos que você mais visualiza por dia. 

Além disso, outros dados fundamentais são o tempo que você passa na rede social, seu histórico de navegação e até mesmo as publicações que você ignora. 

Sim, ignorar também é um dado valioso para o algoritmo determinar o que você deseja ver e o que você não deseja ver. Basicamente, tudo que o usuário faz no Instagram conta como uma informação.

Processamento de dados

Após coletar todas essas informações do usuário, o algoritmo processa esses dados buscando padrões e correlações entre os dados com base em machine learning. Por exemplo, de 10 perfis que um usuário segue, o algoritmo percebe que 8 usam as mesmas hashtags.

Isso significa que o usuário está muito interessado naquele determinado tema no momento. Lembra do exemplo da pizza que falamos anteriormente?

É como se o algoritmo observasse suas reações ao saborear o pedaço de pizza no momento ou pedisse uma nota para cada sabor de pizza.

Esse processo vai ajudar o algoritmo a entender os interesses momentâneos do usuário e suas preferências de conteúdo.

Fornecimento de recomendações

Após processar os dados, o algoritmo vai escolher as melhores opções de conteúdo recentes para o usuário. É como se existisse um estoque de recomendações e com base nesse estoque e nas informações coletadas, ocorresse o fornecimento de recomendações.

O mais interessante é que até mesmo a posição das recomendações na aba ‘Explorar’ do app precisam ficar em um lugar específico. As recomendações mais assertivas tendem a ficar no canto superior da grade de recomendações, sempre com um Reels rodando.

Naturalmente, o usuário vai clicar em alguns desses conteúdos recomendados e então o algoritmo volta a coletar dados do usuário para novamente repetir o ciclo.

Algoritmos de Recomendação: Como Utilizar essa Recomendação ao seu Favor como Social Media?

Agora que você entendeu bem o funcionamento dos algoritmos, vamos falar sobre como usar esse conhecimento ao seu favor, principalmente se você é um social media.

Fique de olhos nas tendências do seu nicho e em temas recentes

Primeiramente, fique de olho nas tendências do seu nicho e em temas recentes. Afinal, o algoritmo sempre vai preferir recomendar conteúdos mais recentes, e naturalmente, conteúdos mais recentes estão seguindo as tendências. 

Dessa forma, recomendamos que você estude ativamente o seu nicho para saber quais são as novidades, as melhores estratégias e as tendências de mercado para produzir esses conteúdos para você e seus clientes. 

A dica é utilizar o Google Trends para saber a quantidade de pesquisas que alguns temas possuem, inclusive isso é fundamental para criar seu calendário de conteúdo. 

Entretanto, como temas mais recentes são fundamentais, muitas vezes produzir conteúdo focado apenas no seu nicho não é suficiente. Portanto, é necessário expandir seus horizontes e focar também nas tendências mais fortes.

  • Utilize memes recentes que estão em alta e que consigam se encaixar no contexto do seu nicho. 
  • Comente sobre notícias importantes e como elas podem impactar seu nicho, como a aprovação de uma lei, por exemplo. 
  • Utilize músicas recentes em alta, especialmente nos seus reels, mas fique atento à reação do seu público com determinado gênero de música.

Veja as hashtags da concorrência

Como falamos anteriormente, uma das informações mais importantes para a recomendação é o uso de hashtags iguais, como #receita ou #acessorios. Uma boa hashtag nunca é muito específica, mas também não é tão ampla a ponto de não ser possível identificar o nicho ao qual ela pertence. 

Dessa forma, recomendamos que você utilize hashtags que a sua concorrência direta está utilizando e as maiores empresas do nicho com as quais você está trabalhando. 

Utilizar essas hashtags aumenta as chances do seu perfil e seus conteúdos serem recomendados por pessoas que seguem ou têm interesse no seu nicho. 

A dica aqui é fazer um script das hashtags que mais aparecem no seu nicho e salvar o documento para usar em cada publicação.

Colabore com outras contas

Outra forma de ser recomendado é colaborando com outras contas, ou seja, fazendo parcerias ou criando conteúdo sobre outros perfis mais famosos de um nicho. Existem várias formas de parceria com outros perfis, e os principais são:

  • Criação de conteúdo em conjunto para ser compartilhado em ambos os perfis. 
  • Debater um tema dentro de um nicho, onde ambas as partes tentam defender uma visão ou explicar por que uma opção é melhor do que a outra.
  • Interagir com esses perfis parceiros comentando, curtindo e compartilhando em seus stories o conteúdo postado pelo perfil parceiro.

O mais importante é enviar uma mensagem falando sobre a parceria e encontrar um perfil que seja semelhante ao seu. No caso de uma marca, é interessante fazer parceria com perfis que falam sobre o nicho da marca, especialmente se você é um social media.

Para conhecer as melhores estratégias para o Instagram, marketing de conteúdo, novas tecnologias, continue acessando o nosso blog clicando aqui. 

Algoritmos de Recomendação

Experimente agora mesmo e potencialize sua presença online!